quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Hotel Pierre - Itacuruçá


R&B Modas - Itacuruçá


Escondidinho Bar e Restaurante - Itacuruçá


Pousada Marina Porto - Itacuruçá


Pousada Recanto dos Leporage - Itacuruçá


Projet Marine - Itacuruçá


Dona Maria Mercearia - Itacuruçá


Sorvete & Cia - Itacuruçá

Sorvete & Cia
Avenida Santana, 243
Tel.:(21) 2680-7650
Itacuruçá

Cantina Calábria - Itacuruçá


Saúde comemora desempenho


Vice-prefeito e equipe apresentam levantamento de atendimentos no hospital e nos postos de atenção básica
A secretaria de Saúde da Prefeitura de Mangaratiba apresentou nesta quarta-feira, 27, o balanço oficial de atendimento no período de Carnaval. A principal preocupação dos gestores do setor era com o alto número de pessoas que estavam na cidade entre os dias 9 e 12 de fevereiro, quando o município recebeu mais de 150 mil veranistas e turistas. A população de Mangaratiba é de pouco mais de 30 mil habitantes.
No total foram atendidos 5.259 pacientes. Os dados foram apresentados pelo vice-prefeito Dr. Ruy (que é médico), pelo subsecretário de Saúde, Sérgio Garrido, pelo diretor técnico do Hospital Municipal Victor de Souza Breves, Romeu Travezani, e pela diretora da Atenção Básica (postos de saúde), Ana Paula de Almeida, levando em conta as ocorrências do hospital e dos PS de Muriqui, Itacuruçá e Conceição de Jacareí que funcionam 24h. No evento marítimo Carnamar ainda ocorreram quatro atendimentos. A Prefeitura contou ainda com o apoio do Samu.
Dr. Ruy comemorou o resultado. “Eu só tenho a elogiar toda a equipe. O secretário de saúde Sérgio Rabinovici e todos que atuaram garantiram aos usuários da rede pública serviços dignos. Mesmo com a cidade lotada conseguimos atender todos com dignidade e respeito”, destacou o vice-prefeito.
O vice-prefeito destacou ainda que para assegurar o atendimento com qualidade foram investidos R$ 117 mil com a contratação de médicos e profissionais da saúde para o plantão do Carnaval. Ainda houve investimento para aquisição de remédios e insumos.

Instituto Boto Cinza abre vagas para voluntários


O Instituto Boto Cinza (IBC) localizado em Itacuruçá, distrito de Mangaratiba, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, de cunho sócio-ambiental, que tem por missão trabalhar em prol da preservação do boto-cinza, está com inscrições abertas para voluntariado em diversas áreas.
Equipes de pesquisadores ambientais trabalham ao longo do ano na Baía de Sepetiba, com ações que visam a preservação do boto-cinza, tais como atividades educacionais, com práticas em campo e teorias.
O IBC está ofertando seis vagas para quem deseja se aprofundar nas áreas de cetáceos e conservação no Brasil. As vagas são: quatro para área de biologia, gestão ambiental, oceanografia, pedagogia e áreas afins e duas para área de medicina veterinária. Todos os candidatos selecionados irão atuar em três áreas principais: educação ambiental, fotoidentificação e interação com a pesca.
Os interessados deverão enviar as seguintes documentações para o Instituto: curriculum,
carta de apresentação, indicando período de interesse, porque deseja ser um voluntário do IBC e porque o voluntariado será importante para sua carreira/ aprendizado e carta de recomendação de algum profissional ou professor.
Os documentos deverão ser enviados até o dia 1º de abril. As entrevistas dos candidatos pré-selecionados ocorrerá via skype a partir do dia 20 de abril e o resultado final sairá no dia 1º de maio.
Vale ressaltar que a data de chegada dos candidatos selecionados é sempre na primeira semana do mês escolhido para iniciar as atividades.
A documentação deverá ser enviada para ibc@institutobotocinza.org constando no campo do assunto “candidatura para voluntariado”.
Fonte: Jornal Atual

Dengue


Com a volta das chuvas e a permanência do calor, começa agora, efetivamente, o período de maior atividade do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Hora de todos colocarmos em prática os cuidados recomendados para evitar sua proliferação.

Pacto


A Viva-terra está organizando o 1º. Encontro verde da Costa Verde que, além de homenagear seu recém-falecido presidente de honra e ex-vereador Gilmar Abrahão, pretende elaborar uma “Carta Verde”, documento que tem o objetivo de alertar os gestores municipais dos municípios da região, bem como organizações da sociedade civil e dos governos estaduais e federal, quanto à necessidade de ser firmado um PACTO, em defesa da baía de Sepetiba e da mata atlântica da região, no sentido de criar mecanismos capazes de inibir as invasões clandestinas. Já contam com o apoio de diversas empresas e órgãos públicos. (por Heráclito Abraão via facebook)

Nota


- Informa uma leitora do blog que o governo do Estado do Rio de Janeiro tem uma página no Facebook onde é possível postar perguntas ou reclamações e, o melhor eles respondem. A página é http://www.facebook.com/governodorio.

Raio

A primeira chuva, depois do longo período de estiagem, foi típica das tempestades de verão, com direito a raios e trovoadas. Um desses raios, perto das dez da noite da última terça-feira, atingiu a rede de internet do provedor Infosmart,  queimando vários equipamentos e deixando o distrito desde então “fora do ar”. A conexão voltou hoje, dia 28, às 12:30.
www.itacrio.wordpress.com


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Churrascaria & Pizzaria Itacuruçá


Restaurante Palace Plaza - Itacuruçá


Sorvete & Cia - Itacuruçá

Sorvete & Cia
Avenida Santana, 243
Tel.:(21) 2680-7650
Itacuruçá

FiSioItac - Itacuruçá


De Pai Para Filho


Inscrições serão realizadas de 1º de março a 30 de junho, entre 9h e 16h, no Centro Cultural Cary Cavalvanti

A superintendência de Cultura da Fundação Mário Peixoto anunciou nesta quarta-feira, dia 27, o lançamento do projeto ‘De Pai Para Filho’, com o objetivo de socializar experiências artístico-culturais. Os interessados podem se inscrever no Centro Cultural Cary Cavalcanti, a partir desta sexta-feira, dia 1º. O prazo para inscrições é até o dia 30 de junho, no horário das 9h às 16h.
O projeto é destinado aos moradores do município e segundo o presidente da FMP, Emil de Castro, constará na apresentação artística de pais e filhos conforme a modalidade vocacional, seguindo o princípio do processo educativo do respeito, reconhecimento e da valorização, cultural, étnico-racial e religioso.
As modalidades são: execução de instrumentos musicais, por exemplo: voz e violão; cantos; pinturas em óleo sobre tela; declamações poéticas; danças típicas; esculturas; esquetes teatrais, de curta duração e minicontos. A data da apresentação das duplas selecionadas será divulgada posteriormente aos participantes. A previsão é de que seja no mês de outubro, no Centro Cultural Cary Cavalcanti. Cada participante terá um tempo máximo estabelecido para a apresentação de seu trabalho. O Centro Cultural fica na Rua Fagundes Varela, nº 146, Centro de Mangaratiba. Mais informações pelo telefone 2789-1422.

1ª Formação do PNAIC


Evento será no Centro Cultural Cary Cavalcanti, Centro, sábado, dia 2 de março
A cidade de Mangaratiba inicia no próximo sábado, dia 2, a Primeira Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A iniciativa é do Ministério da Educação e tem como maior objetivo a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. O evento será no Centro Cultural Cary Cavalcanti, Centro, às 8h30. O prefeito Evandro Capixaba e o seu vice Dr. Ruy participam da abertura.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Ou seja, todas as crianças devem ser capazes de interagir, ler e produzir textos em diferentes situações.
O município já capacitou os orientadores envolvidos no projeto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que, a partir de março, começarão a formar 120  professores envolvidos diretamente com a alfabetização. Todos serão remunerados pelo MEC e receberão materiais didáticos pedagógicos (livros, jogos, entre outros) apropriados para estimular o aprendizado das crianças até os oito anos.
De acordo com as orientadoras de formação dos professores do PNAIC de Mangaratiba, Aline Nunes e Maria Martins, o município avança para mais uma etapa contra o analfabetismo. “Realizar uma solenidade de abertura demonstra que acreditamos na capacidade e na importância destes profissionais, proporcionando um ambiente confortável durante a formação entre outros. São incentivos para êxito na alfabetização do nosso município”.
Assim como os demais municípios do estado, Mangaratiba aderiu ao PNAIC. “Mangaratiba precisa dessa formação. A disparidade série/ idade é um problema nacional, tanto que todos os municípios fluminenses aderiram”, lembrou a superintendente de Assuntos Pedagógicos, Mona Lisa Fouyer.

Aberta a temporada de Saraus


Moradores e visitantes de Mangaratiba poderão conferir a partir do dia 1º de março a temporada de saraus que a Fundação Mario Peixoto (FMP) preparou para 2013. O evento da próxima sexta-feira será do cantor Adir de Souza, no Centro Cultural Cary Cavalcanti, a partir das 20h30. A noite será de muita declamação poética, recheada ao som de voz e violão da MPB.
Segundo Emil de Castro, presidente do órgão, o Sarau é uma forma de se mostrar que a escrita da poesia é um verdadeiro trabalho de carpintaria. O sarau é gratuito e aberto ao público. O Centro Cultural Cary Cavalcanti fica na Rua Fagundes Varela, nº 146, Centro de Mangaratiba.

UFA


Depois das UPP’s e UPA’s, finalmente o Rio de Janeiro deve ganhar centenas, talvez milhares, de UFA’s (unidades fornecedoras de alívio) como, bem ao espírito carioca, já foi batizado o novo modelo de banheiro público que o prefeito inaugurou, em caráter experimental, nas proximidades da Central do Brasil. O modelo é de uso exclusivamente masculino, o que significa que as mulheres ainda não serão libertadas dos “apertos”.

Barbas de molho


São pelo menos quatro, os vereadores eleitos que estão sendo investigados no processo de apuração de fraudes eleitorais, montado através do esquema de transferência de mais de quatro mil títulos para o município. Pelo que já se apurou até agora, o “esquema”oferecia ao candidato a garantia de um quantitativo de votos capazes de elegê-lo, em troca de algo em torno de cento e cinquenta mil reais. Quem pagou recebeu. Quem for denunciado perde o mandato e periga conhecer um dos presídios de Bangú ( por dentro).

A propósito


Há quem diga que a articulação para fazer o vereador Pedro Vaz presidente da câmara de vereadores foi movimento típico do jogo de xadrez da política. Com essa conquista, o grupo político do prefeito garante a manutenção do espaço conquistado, pois, mesmo diante da realidade de uma cassação, o prefeito interino será o sobrinho que, de imediato, já lhe asseguraria uma plataforma de lançamento como candidato nas possíveis eleições suplementares.

Em Mangaratiba


Já em Mangaratiba, caso a AIJE nº 31509.2012.619.0054 resulte em cassação do mandato, considerando que ele ultrapassou os 50% dos votos válidos, a lei determina a realização de novas eleições. Afastado o prefeito e seu vice (a cassação abrange a chapa completa), assume o executivo municipal o presidente da câmara, no caso o vereador Pedro Vaz, que seguirá no comando do executivo até que se realizem eleições suplementares. Pelas projeções dos tempos e dos movimentos jurídicos, essa eleição suplementar deverá acontecer em fevereiro de 2014.

O que acontece?


 Caso a decisão do juiz eleitoral de Itaguaí seja pela cassação do mandato do prefeito Luciano Mota (e de seu vice), por conta da utilização ilegal de recursos financeiros na campanha, caberá recurso ao TRE-RJ e depois ao TSE. Mantida a decisão nesses dois colegiados, não ocorrerão eleições suplementares no município vizinho, já que o eleito não alcançou mais de 50% dos votos. Assume a prefeitura o segundo colocado no pleito, no caso o candidato Alexandre Valle.

Entendendo o caso


A legislação determina que todo e qualquer recurso da campanha deve, obrigatoriamente, transitar por uma conta corrente especialmente criada após o registro das candidaturas. Ao final do processo, todos os candidatos devem apresentar a prestação de contas do quanto receberam, de onde veio o dinheiro e como o gastaram. O dinheiro que sobrar deve ser transferido, em sua totalidade, para a conta oficial do partido do candidato.

O bicho vai pegar


A AIJE número 54325.2012.619.0105, que tem como investigado o prefeito de Itaguai Luciano Mota, segue seu caminho. Pelo que apuramos, sua situação é gravíssima, com chances concretas de perda do mandato. O que a investigação apura é a utilização ilícita de recursos financeiros na última campanha eleitoral. Um colaborador, pessoa física, doou para a campanha do então candidato a quantia de duzentos mil reais e, para a campanha de um candidato a vereador mais cem mil reais. De acordo com a lei eleitoral, pessoas físicas só podem doar até dez por cento dos ganhos declarados à Receita Federal no ano anterior ao pleito, o que significaria, nesse caso, que esse doador deveria ter declarado rendimentos superiores a três milhões de reais, o que se constatou estar muito longe da realidade.

Enfim, choveu


Frase do dia
“Como diria o juiz de futebol Arnaldo César Coelho: ‘A regra é clara! Primeiro cai a chuva, depois cai a minha internet!’” (Anônimo)
www.itacrio.wordpress.com


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Das Dondokas Acessórios - Itacuruçá

DAS DONDOKAS Acessórios
Avenida Santana, 346 Loja B - Itacuruçá
Tel.:(21) 9626-1973 Eliane // 7822-0444 Luciana // ID 23*17162

Sorvete & Cia - Itacuruçá

Sorvete & Cia
Avenida Santana, 243
Tel.:(21) 2680-7650
Itacuruçá

FiSioItac - Itacuruçá


A privatização


Como publicado ontem aqui no blog, uma extensa área de domínio público do loteamento “Marina Porto Itacuruçá” está sendo transformada em estacionamento particular. Para cada vaga delimitada há uma corrente, com cadeado. Cada cadeado contém o número de um apartamento do edifício que fica do outro lado da rua.

Interessante


Esta é a história de um ex-chefe de Estado, convencido de que o Brasil nasceu com ele e que, antes, nem chegava a ser país. Tratava-se de uma reles colônia. Um governante hábil, cercado de um imenso cordão de puxa-sacos, que beijavam suas mãos e se ajoelhavam diante dele. De certa forma, tolerava a imprensa, mas gostava de imiscuir-se na orientação dos jornais e de brigar com os jornalistas que não aceitavam suas imposições. Ai deles! Os inúmeros (e bem recompensados) adeptos do guia supremo os perseguiam e agrediam nas ruas. Mesmo gostando de aparecer, passou muito, muito tempo sem dar entrevistas. Era chefe de Estado, mas tinha profunda afinidade com os costumes do povo. Viúvo, casou-se de novo; mas sua esposa não tinha o direito de se manifestar em público. Quem mandava mesmo era a amante paulista, que nomeava e demitia, que beneficiava a família e seus protegidos, não tendo a menor preocupação com o escândalo que provocava. Era a namorada do chefe; quem não a apreciasse tinha todo o direito de obedecê-la, favorecê-la e calar-se. A-do-ra-va dar palpite na política de outros países. Trouxe para o Brasil, regiamente pagos, aventureiros internacionais para auxiliá-lo nas tarefas a que se propôs – jamais se incomodou que fossem estrangeiros. Fez seu sucessor, pessoa de boa-vontade, mas pouco eficiente – foi quem, por exemplo, prometeu gastar o que fosse preciso para levar água aos nordestinos. Se você pensou que se tratava de certo ex-presidente, enganou-se. Esta é a história de D. Pedro I, que acaba de ser exumado. (Carlos Brickmann – Jornalista)

Onde será?


O secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro anunciou a construção de marinas públicas flutuantes em vários municípios, entre eles, Mangaratiba. Ele também divulgou a aprovação do 1º Termo de Referência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que libera, inicialmente, US$ 20 milhões para o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). O secretário acrescentou que, aliado à construção das marinas, serão realizados cursos de capacitação e qualificação para os que trabalharão nesses locais e haverá aulas de receptivo e idiomas com o objetivo de incrementar o turismo nas localidades. Atualmente cerca de 90% do trabalho praticado no turismo náutico é informal.

Vem Edital ai


A atitude do prefeito, quando não recebeu a notificação judicial, e a de seus acólitos, que agrediram, verbalmente, os funcionários da Justiça Eleitoral, geraram a inclusão de cinco“juntadas de documentos” ao processo AIJE nº 31509.2012.619.0054. Mesmo sem acesso a esses documentos, é possível imaginar que eles começam assim: “certifico e atesto que, nesta data, em cumprimento à determinação deste juízo, compareci ao…..” o restante de cada um desses registros deve abordar, um a um, os obstáculos encontrados para o cumprimento do “mandamus” judicial. O próximo passo deve ser a citação por Edital. Um dos requisitos para a citação por edital, segundo o Código de Processo Civil, é a afirmação do oficial, quanto às circunstâncias previstas no art. 231º, I e II – CPC, no caso, a inacessibilidade do local onde se acha aquele que deve ser citado.

Notas


- A segunda quinzena de fevereiro termina daqui a três dias e, até agora, não se tem notícia da convocação dos concursados por parte da prefeitura de Mangaratiba.
- A secretaria de Turismo e Eventos da Prefeitura de Mangaratiba tem novo secretário. Trata-se de Roberto Santos, que também exerce a função de secretário de Comunicação Social.
- Tal como em Mangaratiba, em Itaguaí quem mais reclama do novo prefeito são, justamente, os que votaram nele.

Muriqui sitiada


Nessa segunda-feira, o distrito de Muriqui amanheceu com a presença de mais de trinta viaturas da polícia militar, inclusive integrantes do BOPE. A questão a ser resolvida é a invasão, por parte de traficantes do Rio de Janeiro, dos bairros Cachoeira. Os principais problemas que as forças de segurança enfrentam são a topografia da região e a vantagem estratégica dos bandidos que, do alto do morro, dominam todos os acessos.

Donos da rua


Na última sexta-feira, algumas centenas de fuzileiros navais desembarcaram em Itacuruçá com destino à Marambaia. Em roupas camufladas, armados e equipados, eles desembarcaram dos ônibus que os transportaram em torno das dez horas da manhã. O acontecimento, relativamente comum no distrito, só se tornou motivo de postagem no blog porque os veículos estacionaram lado a lado, na altura do quiosque do “Zé do milho”, interrompendo o trânsito por mais de meia hora.

Tribunal de Contas


Na última quarta-feira, o TCE-RJ realizou um seminário,sob a responsabilidade da Escola de Contas e Gestão do Tribunal, com o objetivo de promover a aproximação  do TCE com os novos gestores municipais. No evento, o secretário-geral de Controle Externo abordou o tema “Importância do Controle Interno para o exercício do Controle Externo pelo TCE-RJ“. A titular da Coordenadoria de Auditoria e Desenvolvimento falou sobre “A Contabilidade aplicada ao Setor Público”. E o inspetor-geral da Inspetoria de Exame das Administrações Financeiras fez uma palestra sobre “Responsabilidade e processo perante o TCE-RJ”. Entre os presentes, 50 prefeitos e 28 presidentes de câmaras municipais de vereadores. Os prefeitos de Mangaratiba, Evandro Capixaba, e de Seropédica, Alcir Martinazzo, não compareceram.

Tudo igual


Ao tempo em que acontece esse confronto em Muriqui, você sabe onde estavam vários dos nossos vereadores? Pois parte deles esteve em uma das cidades paradisíacas do nordeste, participando de um “congresso” que lhes renderá, além da hospedagem, alimentação e passagem de avião, cerca de quatro mil reais a pretexto de “diárias”. Ao que parece, o esquema 2013 é de viagens no início e no fim de cada mês. Como dizia um velho ditado: “só mudaram as moscas”.

Notas


- Pescadores amadores constataram (e fotografaram) navios fundeados na baía lavando os porões, um crime ambiental gravíssimo. No mesmo dia, notaram traineiras pescando camarões com redes chamadas de balões, também proibidas.
- Afinal de contas, a Marina é bairro, loteamento ou condomínio fechado? No início da noite desse domingo recebemos a informação de que um resort em construção naquele local delimitou vagas para automóveis numa área que não está dentro dos limites do terreno a eles pertencente e “privatizou-as”, mediante a colocação de correntes e cadeados, além de marcar cada uma delas com a numeração relativa a cada apartamento.
- Para fazer frente à verdadeira bagunça que foi o carnaval, um grupo de comerciantes e moradores do distrito está se organizando para criar uma associação de moradores e comerciantes de Itacuruçá. O primeiro objetivo da nova entidade será a elaboração de um documento contendo todas carências percebidas no distrito, especialmente na época da temporada de verão: policiamento, carros de som nas ruas, excesso de veículos, falta de fiscalização, etc. Esse documento deverá ser entregue ao legislativo, ao executivo e ao ministério público.
- Na aba superior, incluímos uma guia com dicas interessantes a respeito da alimentação de crianças através de produtos industrializados, vale conferir.

Chegou


O que todos temiam, com o processo de pacificação das favelas cariocas, está acontecendo, a migração dos bandidos para a Costa Verde. Neste último final de semana um grande grupo de criminosos se instalou nos bairros Cachoeira, em Muriqui. Usando os mesmos métodos violentos já conhecidos, expulsaram moradores de suas casas e implantaram o domínio do terror. Assim noticia a Leila Castro em seu blog: “Sexta-feira, sábado e hoje, a Cachoeira II, vive o horror da falta de luz por estouro de transformador para facilitar a entrada de mais bandidos para o alto da mata. Vive também o toque de recolher imposto por criminosos, vive a humilhação de não poder abrir suas barracas de cocadas, vive o horror de ficar na beira da estrada sem poder entrar em suas casas por não termos um efetivo policial que possa garantir a segurança dos moradores, vive o pânico, vive o medo e o silêncio, exatamente como nas comunidades dominadas pelo tráfico.” Leia a postagem completa no blog da Leila, em http://leila-castro.blogspot.com.br

Estado de sítio


Frase do dia
“Está tão quente, que se alguém te tratar friamente, estará te fazendo um favor.” (Anônimo)
www.itacrio.wordpress.com