quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

1ª Formação do PNAIC


Evento será no Centro Cultural Cary Cavalcanti, Centro, sábado, dia 2 de março
A cidade de Mangaratiba inicia no próximo sábado, dia 2, a Primeira Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A iniciativa é do Ministério da Educação e tem como maior objetivo a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. O evento será no Centro Cultural Cary Cavalcanti, Centro, às 8h30. O prefeito Evandro Capixaba e o seu vice Dr. Ruy participam da abertura.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Ou seja, todas as crianças devem ser capazes de interagir, ler e produzir textos em diferentes situações.
O município já capacitou os orientadores envolvidos no projeto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que, a partir de março, começarão a formar 120  professores envolvidos diretamente com a alfabetização. Todos serão remunerados pelo MEC e receberão materiais didáticos pedagógicos (livros, jogos, entre outros) apropriados para estimular o aprendizado das crianças até os oito anos.
De acordo com as orientadoras de formação dos professores do PNAIC de Mangaratiba, Aline Nunes e Maria Martins, o município avança para mais uma etapa contra o analfabetismo. “Realizar uma solenidade de abertura demonstra que acreditamos na capacidade e na importância destes profissionais, proporcionando um ambiente confortável durante a formação entre outros. São incentivos para êxito na alfabetização do nosso município”.
Assim como os demais municípios do estado, Mangaratiba aderiu ao PNAIC. “Mangaratiba precisa dessa formação. A disparidade série/ idade é um problema nacional, tanto que todos os municípios fluminenses aderiram”, lembrou a superintendente de Assuntos Pedagógicos, Mona Lisa Fouyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário