sexta-feira, 31 de maio de 2013
A propósito
O não cumprimento dessa lei pode levar o Ministério Público a ingressar com representação no Tribunal de Contas do Estado (TCE) pedindo o bloqueio das contas da prefeitura e a apuração da prática de improbidade administrativa.
Transparência
De acordo com a Lei da Transparência, os municípios com até 50 mil habitantes tinham até a última segunda-feira para publicar, em meio eletrônico e em tempo real, as informações sobre a execução orçamentária e financeira. Quanto às receitas, os gestores devem disponibilizar em tempo real o lançamento e o recebimento de todos os valores, inclusive os recursos extraordinários. Em relação às despesas, devem ser informados os atos praticados desde a execução dos processos licitatórios, com a disponibilização do serviço prestado ou bem fornecido e o nome da pessoa jurídica beneficiária do pagamento. Encerrado o prazo, todos os municípios da região já se adequaram à determinação. A única exceção é Mangaratiba, que só apresenta um link para o portal de transparência do governo federal.
Mais um
Foi sancionada pelo prefeito Evandro Capixaba, a lei nº 852 de 7 de maio de 2013 que cria, em Mangaratiba, o Conselho Municipal da Juventude. Entre os objetivos do Conselho estão: encaminhar as reivindicações e sugestões da juventude do município; atuar na defesa dos direitos de organização e manifestação juvenil; garantir a participação da juventude na vida política da cidade, opinando, debatendo e participando das decisões políticas e administrativas do poder público; promover e incentivar campanhas de conscientização e programas educativos entre outros. A eleição dos membros será feita por voto direto e com mandato de dois anos. Serão seis representantes do Ensino Médio, seis do Ensino Fundamental, dois do Ensino Superior, um representante da Câmara Municipal, três do poder executivo, três do Movimento Religioso Juvenil, um da secretaria de Educação e um do órgão cultural do município, todos com seus respectivos suplentes.
A propósito
O Conselho Municipal de Saúde tem por missão fiscalizar a adequada utilização dos recursos públicos repassados pelo governo federal para a área. É composto por doze membros titulares e igual número de suplentes, com mandato de dois anos, sendo seis da população usuária do sistema de saúde, três dos trabalhadores na saúde e três indicados pela prefeitura. Não há remuneração para esses conselheiros.
Utilidade pública
Neste sábado, no Iate Clube de Muriqui, das nove ao meio dia, haverá a reunião Distrital do Conselho Municipal de Saúde para a escolha dos oito delegados que representarão o distrito de Muriqui na Conferência Municipal de Saúde. Essa conferência escolherá, em julho, os seis representantes da sociedade civil no Conselho para o próximo biênio. Para votar e/ou ser votado, é necessário levar identidade e comprovante de residência em Muriqui.
Fim de maio
Frase do dia
No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim. (Fernando Sabino)
www.itacrio.wordpress.com
quinta-feira, 30 de maio de 2013
Corrupção
Como sempre faz todos os anos, a entidade Transparência Internacional analisou 176 países para classificar onde a corrupção corre mais solta. Em países como a Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia, por exemplo, os índices são baixíssimos. Os mais corruptos são Afeganistão, Coréia do Norte e Somália. O Brasil continua dando vexame, ao ocupar a 69ª posição. A corrupção continua sendo uma endemia nacional. Uma vergonha! Países latino-americanos como o Chile e Uruguai são apontados como muito menos corruptos que o Brasil. Conforme sempre aponta a entidade, a corrupção nos grandes projetos públicos é um dos maiores canais de desvio de dinheiro público e representa um enorme entrave para o desenvolvimento de um País. Os recursos roubados dos cofres públicos diminuem os investimentos em áreas vitais como saúde e educação e nas ações de combate à pobreza.
A propósito
Além do muito apropriado nome dado à operação, vez que continua sendo, para o trabalhador uma verdadeira “via crucis” andar de trem, uma pergunta também se impõe:a quem cabia, antes do Procon assumir a tarefa, fiscalizar os transportes públicos?
Novos justiceiros
Sem deixar de lado a fiscalização das empresas de ônibus no estado, o Procon do Rio de Janeiro iniciou, na última segunda-feira, a “operação via-crucis”, fiscalizando a Supervia. A operação teve a participação de 22 fiscais que vistoriaram 24 estações integrantes do ramal Santa Cruz – Central do Brasil. A equipe fiscalizou a quantidade de passageiros nos vagões, estado de conservação dos trens, ventilação das estações, elevadores para pessoas com deficiência e número de funcionários para atendimento. A concessionária foi autuada em relação a problemas no atendimento aos usuários e no acesso das pessoas com deficiência às plataformas de embarque. Os elevadores de acesso aos cadeirantes não estavam funcionando, apenas uma estação estava com o serviço em pleno funcionamento. Mesmo assim, uma única pessoa é responsável por exercer essa função, e ela demorou 20 minutos para atender.
A mesma Locanty
O prefeito de Valença, Álvaro Cabral, ainda não enviou à Câmara de Vereadores a documentação solicitada para que o contrato de prestação do serviço de coleta de lixo seja investigado. De acordo com o autor do pedido de investigação, os gastos com o serviço mais que dobrou, em relação ao valor pago pelo contrato na gestão anterior após a contratação da empresa Própria Comércio e Serviços, anteriormente conhecida como Locanty e que também tem contrato com a prefeitura de Mangaratiba.
Menos dois
O Rio de Janeiro vai eleger, no próximo ano, 45 deputados federais e 69 estaduais. É o que determinou a Resolução nº 23.389 publicada ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral, estabelecendo o número de vagas por unidade da federação. Atualmente, o estado tem 46 deputados federais e 70 estaduais. As vagas de parlamentares estaduais foram recalculadas após uma nova definição nas bancadas federais, depois de o TSE analisar um pedido da Assembleia Legislativa do estado do Amazonas.
Entendendo o feriado
A festa de Corpus Christi é um evento baseado em tradições católicas que se realiza na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes, sendo esse cinquenta dias depois da páscoa. A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico, que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia.
Via crucis
Frase do dia
Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelhos. (Victor Hugo)
www.itacrio.wordpress.com
quarta-feira, 29 de maio de 2013
Direitos da Terceira Idade
Encontro foi realizado com o objetivo de facilitar a vida dos idosos do município
Os núcleos da Terceira Idade do município receberam a visita do comissário de Justiça da Criança, Adolescente e Idoso de Mangaratiba, Edson Carneiro, que realizou uma palestra falando sobre os direitos e como fazer valer esses direitos. A ideia partiu da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ana Paula Azevedo, que viu a oportunidade de esclarecer dúvidas frequentes. “Acho muito importante podermos realizar questões para facilitar a vida dos Idosos. E também vamos realizar, no segundo semestre deste ano, o Fórum Municipal do Idoso, e queremos prepará-los, deixando-os mais próximos das Leis, pois neste dia pretendemos reativar o Conselho Municipal do Idoso”.
Para o comissário Edson Carneiro os núcleos da Terceira Idade da cidade estão de parabéns. “Municípios vizinhos muitas vezes não possuem nenhum núcleo, enquanto Mangaratiba já tem cinco. E esse trabalho mostra a preocupação de querer orientá-los da melhor maneira possível”.
Segundo Tânia Bondim, superintendente da Terceira Idade, os integrantes amaram a oportunidade. “Eles esclareceram suas dúvidas quanto aos planos de saúde e transporte público. Ficaram muito satisfeitos com a ideia da secretária, que buscou essa parceria com o comissário”.
FMP apresenta Orquestra
Evento tem como objetivo promover o conhecimento das artes
A Fundação Mario Peixoto, órgão cultural da Prefeitura de Mangaratiba, vai realizar nesta sexta-feira, dia 31, apresentação da Orquestra Municipal de Mangaratiba, na Praça João Bondim, em Muriqui. O evento contará com um repertório variado, passando por músicas eruditas, MPB, Bossa Nova e o próprio Hino do município.
Segundo Emil de Castro, presidente da Fundação Mario Peixoto, o objetivo do evento é divulgar manifestações musicais e culturais, como forma de incentivo ao conhecimento das mais diversas artes. O show é gratuito e terá início às 21h.
Parceria com o Governo do Estado
As parcerias entre Prefeitura de Mangaratiba e Governo do Estado continuam trazendo melhorias para os moradores da cidade. Após encontro com o governador Sérgio Cabral no início do mês e uma reunião com diretores, o prefeito Evandro Capixaba esteve nesta terça-feira, dia 28, com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, e com o subsecretário da pasta, Tande Vieira, para firmar a parceria para a implantação da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) no município.
Na próxima semana, os técnicos do estado virão ao município para analisarem a área onde será construída a Faetec. Um dos possíveis locais para a implantação do polo é na antiga rodoviária, na Praia do Saco. Segundo o secretário estadual, a obra deverá ser entregue no ano que vem e a inauguração em julho de 2014.
Os cursos que serão oferecidos ainda não foram informados. No entanto, o prefeito Evandro Capixaba sugeriu que os cursos sejam focados nas áreas de turismo, profissões do mar, gestão ambiental e logística, atendendo aos pedidos dos moradores. “A vinda da Faetec será um marco para a cidade. O cenário de oportunidade é grande, mas, infelizmente poucos são qualificados. Outros têm que sair da cidade para buscar sua formação. Assim, acaba a prefeitura empregando boa parte, mas a cidade está cheia de oportunidades e a Faetec vem pra suprir essa falta de qualificação. O governador continua mostrando que é um grande parceiro e que tem carinho com a cidade”, destacou Evandro Capixaba.
Evento: Combate a Exploração
Evento realizado pela secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos mostra engajamento do município
A secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Mangaratiba realizou nesta terça-feira, 28, o primeiro evento idealizado pelo CREAS, em homenagem ao dia de Combate a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes e Trabalho Infantil, comemorado no último dia 18. O evento contou com a abertura da secretária da pasta, Ana Paula Azevedo, que mostrou engajamento pela causa. “Esperamos que com esse evento nós estejamos contribuindo, fazendo com que as pessoas reflitam sobre essa triste realidade. Mas, sobretudo que sejamos protetores das nossas crianças, não as deixando vulneráveis nas mãos de adultos ou quem quer que possa tirar delas o encantamento da vida e a oportunidade de crescerem saudáveis e felizes”.
Logo após, a coordenadora do CREAS, Flávia Procópio, realizou uma dinâmica com as crianças presentes, mobilizando todos sobre a importância da denuncia dessas explorações contra as crianças e adolescentes. “Devemos garantir os direitos das nossas crianças, e isso é um dever da sociedade civil e poder público. Denuncie através do disque 100, ou pelos órgãos responsáveis, como o CREAS e Conselho Tutelar. É importante frisar que nós garantimos o sigilo destas denuncias”.
Para a paciente do Caps (outro parceiro do evento) Luzia Caldas, todos deveriam participar mais efetivamente desta causa. “Mesmo com todos os meus transtornos eu não deixo de apoiar casos que se referem à violência, seja ela qual for”. O evento também contou com a apresentação do Grupamento de Ronda Escolar de Mangaratiba, o GRE, que pertence à secretaria de segurança, com a peça teatral “O Leilão”, que fala sobre o combate às drogas nas escolas do município. A peça expõe de maneira bem clara os caminhos e escolhas que levam os jovens a se envolver com os o cigarro, a bebida, as drogas e a criminalidade.
Diversas autoridades foram prestigiar o evento, entre elas o comissário de Justiça da Criança e Adolescente de Mangaratiba, Edson Carneiro, e os secretários de Tecnologia e Esporte, respectivamente, Ricardo Brito e Hugo Satyro, entre outros.
Itacuruçá antiga
Foto tirada do último andar do antigo Kede Hotel. A casa da esquina é onde se situa, hoje, a Itapesca. Os casarões ao lado esquerdo são a colônia de pescadores e o entreposto de pesca. Pela posição das canoas, nota-se até onde o mar chegava. Os modelos de automóveis indicam que a foto é dos anos quarenta. Clique na imagem para ampliar.
Enquanto isso
Os proprietários de veículos agregados a serviço da prefeitura estão completando quatro meses sem receber. Há uma promessa de que esse pagamento será feito na próxima semana.
Transparência
A Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou ontem, dia 28, Audiência Pública para Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 1º Quadrimestre de 2013 do Executivo Municipal. A audiência foi coordenada pela Comissão de Finanças da Casa, presidida pelo vereador Carlinhos Santo Antônio, e teve transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 14 da Net Angra). Que tal copiar?
A propósito
O Vereador José Luiz do Posto apresentou sugestão de criar, independente da Expresso Mangaratiba, uma nova empresa municipal de transportes dentro do município, aderindo ao que Angra dos Reis já fez, com passagem a R$ 1,00 para usuários que ganhem até dois salários mínimos, devidamente cadastrados. Os veículos circulariam de Conceição de Jacareí até Itacuruçá.
Expresso
A deterioração do transporte público no nosso município está se acelerando. Ao que parece, estamos deixando a fase das preocupações para ingressar na do terror, como se pode ver na manifestação de uma moradora numa rede social: “Ontem dia 27/05/2013, mais um constrangimento, em Itacuruçá: 1º – O motorista não viu o trem, e quase ia passando na frente. 2º-Teve que parar o ônibus lotado, com várias pessoas viajando de pé, inclusive eu, para esperar o bendito trem passar. O trem passou e o ônibus não conseguia sair do lugar, ficamos mais de 10 minutos, tentando sair. O motorista por fim consegui fazer o ônibus andar. GRITAMOS DE ALÍVIO, afinal não estávamos dentro do ônibus por diversão. 3º-O motorista parou o ônibus antes do DPO de Itacuruçá, saiu de dentro do mesmo, pois estava com um cheiro de queimado, e saindo fumaça preta do ônibus. 4º Voltou para dentro do ônibus e seguimos até em frente ao cemitério de Itacuruçá, quando o motorista desistiu de continuar por motivos óbvios e ficamos esperando o próximo ônibus. 5º O motorista do ônibus que estava vindo passou letreiro para GARAGEM, e tivemos que esperar o outro que felizmente parou. 6º O Mangaratiba Axixá – quebrou ontem as 9 e pouca da noite em frente ao DPO de Muriqui. Está bom ou querem mais?”
Opções
Frase do dia
Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca. (Darcy Ribeiro)
www.itacrio.wordpress.com
terça-feira, 28 de maio de 2013
Serviço para troca de lâmpadas
Empresa funcionará 24h por dia e servirá ainda para denunciar ações de vândalos
Os contribuintes de Mangaratiba contam a partir da próxima semana com um serviço exclusivo para troca de lâmpadas queimadas e quebradas na cidade. A partir de segunda-feira, dia 2, começa a funcionar o sistema de 0800 para solicitação dos reparos. A empresa que prestará o serviço é a Homega Elétrica, que atende ainda em seu escritório na Praia do Saco.
Antes, os moradores tinham que solicitar os consertos diretamente nas administrações distritais ou de conservação, até às 16h. Agora, basta ligar para o Disk Luz: 0800 880 1117. O pedido também pode ser feito por email, através do reparohe@hotmail.com. A empresa disponibiliza ainda o telefone convencional 2780-4934. A empresa Homega fica na Rua Doutor Gilson de Sá, 232.
O secretário de Serviços Públicos, Marco Antônio da Silva Santos, comemora a implantação do serviço. “É algo inédito e a empresa é qualificada. O 0800 apontará mais rápido a irregularidade. Nós recebemos os pedidos, mas o setor público funciona até às 16h. Agora, a qualquer hora, o morador poderá informar. Este serviço será 24h e a resposta será rápida”, destacou o secretário.
Responsável pela empresa, Miguel dos Santos Coelho informa que o serviço pretende atender o contribuinte com mais qualidade. “Este serviço é 24h e disponível para todos. Atualmente o tempo para a troca é de 15 dias, mas, com esse serviço, esperamos diminuir. Pedimos paciência aos moradores, pois a demanda é grande”, disse Miguel.
A empresa atenderá com três profissionais de Call Center. Outros três veículos também estão à disposição para atender a demanda da população, cobrindo de Itacuruçá a Conceição de Jacareí, Serra do Piloto, Ingaíba (Batatal) e ilhas.
Assinar:
Postagens (Atom)