quarta-feira, 29 de maio de 2013

Evento: Combate a Exploração

Evento realizado pela secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos mostra engajamento do município

A secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Mangaratiba realizou nesta terça-feira, 28, o primeiro evento idealizado pelo CREAS, em homenagem ao dia de Combate a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes e Trabalho Infantil, comemorado no último dia 18. O evento contou com a abertura da secretária da pasta, Ana Paula Azevedo, que mostrou engajamento pela causa. “Esperamos que com esse evento nós estejamos contribuindo, fazendo com que as pessoas reflitam sobre essa triste realidade. Mas, sobretudo que sejamos protetores das nossas crianças, não as deixando vulneráveis nas mãos de adultos ou quem quer que possa tirar delas o encantamento da vida e a oportunidade de crescerem saudáveis e felizes”.
Logo após, a coordenadora do CREAS, Flávia Procópio, realizou uma dinâmica com as crianças presentes, mobilizando todos sobre a importância da denuncia dessas explorações contra as crianças e adolescentes. “Devemos garantir os direitos das nossas crianças, e isso é um dever da sociedade civil e poder público. Denuncie através do disque 100, ou pelos órgãos responsáveis, como o CREAS e Conselho Tutelar. É importante frisar que nós garantimos o sigilo destas denuncias”.
Para a paciente do Caps (outro parceiro do evento) Luzia Caldas, todos deveriam participar mais efetivamente desta causa. “Mesmo com todos os meus transtornos eu não deixo de apoiar casos que se referem à violência, seja ela qual for”. O evento também contou com a apresentação do Grupamento de Ronda Escolar de Mangaratiba, o GRE, que pertence à secretaria de segurança, com a peça teatral “O Leilão”, que fala sobre o combate às drogas nas escolas do município. A peça expõe de maneira bem clara os caminhos e escolhas que levam os jovens a se envolver com os o cigarro, a bebida, as drogas e a criminalidade.
Diversas autoridades foram prestigiar o evento, entre elas o comissário de Justiça da Criança e Adolescente de Mangaratiba, Edson Carneiro, e os secretários de Tecnologia e Esporte, respectivamente, Ricardo Brito e Hugo Satyro, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário