Rio - Hoje, a Prefeitura de Mangaratiba, com apoio da iniciativa privada, dá passo importante rumo ao resgate dos patrimônios cultural e histórico do município. A cerimônia de lançamento do projeto ‘Trem dos Mares da Costa Verde’ acontece às 9h, no casarão de pedra do condomínio Reserva Ecológica do Sahy, local da antiga fazenda de engorda de escravos na época do Império.

O projeto, a ser detalhado em 3D, terá viagem temática de trem, que sairá da Estação de Itacuruçá com destino à Praia do Sahy. Os passageiros poderão ver e vivenciar importantes elementos históricos, como as monumentais ruínas do Sahy, que guardam em suas construções a lendária trajetória do tráfico negreiro, além dos pontos turísticos, culturais e históricos presentes nos 180 anos de história da cidade.

O trajeto ainda brinda os participantes com verdadeiras obras de arte à beira-mar, permitindo inclusive a visualização da Ilha Grande e a Ilha da Marambaia, emolduradas pelas muralhas da Serra do Mar.

Evento aberto ao público

Para Vitor Tenório, secretário de Turismo, o Trem Cultural chega para fomentar ainda mais o turismo local. “Nosso objetivo é criar mais uma oferta turística, a exemplo de outros municípios que exploram esse segmento de turismo histórico e cultural. Queremos tirar essa ideia de que cidades litorâneas só têm atrativos voltados para o mar”.

O evento será aberto ao público e terá mostra gastronômica, apresentação de DVD com detalhes do projeto. A cerimônia ainda terá mostra de artesanato, apresentação de Coral do Centro de Cultura Afro-brasileira de Conceição de Jacareí, do grupo Filhos da Marambaia, grupos de capoeira, contação de lendas e depoimentos de moradores e descendentes de famílias tradicionais do município, além de uma visita ao parque das ruínas da Praia do Sahy.

O prefeito Evandro Capixaba entende a importância de mostrar isso e também tem o pensamento de que ‘os governantes têm que pensar mais na economia verde, no turismo sustentável e na defesa dos patrimônios material e imaterial das cidades’, concluiu Capixaba.

Espaço vai se tornar grande área de lazer

Enquanto os moradores do Parque Bela Vista, em Mangaratiba, aproveitam a quadra municipal do local, inaugurada em fevereiro, funcionários da Secretaria de Obras da cidade continuam as melhorias do espaço. O local receberá ainda cobertura da arquibancada, churrasqueiras e quadra de squash, além da ampliação do parque infantil. O objetivo é fazer do espaço uma grande área de lazer completa para as famílias.

O secretário de Obras Humberto Vaz ressaltou o fator social para os moradores. “Nossa preocupação não é apenas em oferecer uma boa obra, mas saber que estamos contribuindo cada vez mais para tirar nossas crianças das ruas e deixá-las longe das drogas”.