sexta-feira, 23 de março de 2012

Caminhada revela encantos da ilha de Itacuruçá

Uma nova edição do projeto Caminhadas Ecológicas foi realizada neste domingo (18), com os caminhantes percorrendo a trilha Gamboa – Águas Lindas, num trajeto de aproximadamente dois quilômetros, vencido em cerca de cinco horas. Além dos deslumbrantes cenário combinando o verde da serra e o azul do mar, os participantes puderam observar a fauna e a flora características da região, trocando informações entre eles próprios. O projeto é realizado pela empresa NW Ecoturismo & Eventos com apoio da Prefeitura de Itaguaí.
Num grupo em que havia turismólogo, jornalistas, profissionais de história, geografia e até de biomedicina as reflexões sobre o meio ambiente, o homem e as relações entre eles, incluindo os benefícios que a prática de exercícios físicos exerce sobre o bem estar, foram inevitáveis os comentários sobre a importância da valorização do turismo de aventura na região, destaca pelos belos e variados cenários que oferece.
O passeio remeteu os participantes a ideias como o projeto do Ministério do Turismo, de incentivo ao turismo de Base Comunitária e Economia Solidária, que busca envolver os moradores das próprias regiões identificadas como destinos turísticos em iniciativas que estimulem a geração de renda. Na Ilha de Itacuruçá, por exemplo, os visitantes se mostraram curiosos em conhecer uma casa de farinha, as chamadas cercas caiçaras e a rotina de quem vive o cotidiano em uma ilha. Não faltaram, porém, comentários sobre a necessidade de maior fiscalização com relação ao crescimento do lugar.


Matéria: Jornal atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário