terça-feira, 27 de março de 2012

Em debate

Nesta terça-feira, dia 27, o Iate Clube de Muriqui recebeu mais uma edição do encontro mensal dos integrantes do Conselho Gestor das Unidades de Conservação do Parque Estadual Cunhambebe (PEC) e da Área de Proteção Ambiental de Mangaratiba (Apaman). O evento serviu para leitura e finalização das atas das primeiras reuniões, apresentação do projeto de construção da sede do PEC/APAMAN, criação de reservas particulares do patrimônio natural, formação dos grupos de trabalho, além da divulgação das datas para o lançamento dos planos de manejos das duas unidades de conservação, previstos para julho, agosto e outubro.

Estiveram presentes a secretária de planejamento de Mangaratiba, Márcia Moreira, o chefe gestor do PEC João Emílio Rodrigues, e representantes das secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Saúde de Mangaratiba. As demais prefeituras que compõe o PEC – Itaguaí, Rio Claro e Angra dos Reis – também mandaram representantes, além da participação dos conselheiros, representantes do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), de órgãos públicos e privados da Costa Verde, de associações e moradores de Mangaratiba.

Durante a reunião, moradores da Serra do Piloto comentaram sobre o crescimento populacional do distrito e se mostraram preocupados com a situação da água no local. Para o chefe gestor do PEC, João Emílio Rodrigues, é importantíssima a preservação dos recursos hídricos e de um plano que estruture o crescimento da região. “As nascentes e os mananciais são essenciais para a biodiversidade da região. A fiscalização desses locais assim como todas as ações de desenvolvimento deve ser monitorada para que não haja prejuízo para o meio ambiente”, conclui.


 O Parque Estadual do Cunhambebe é uma Unidade de Conservação de Proteção Ambiental que ajuda a proteger um significativo fragmento da Mata Atlântica no sul do Estado Rio de Janeiro. Criado em 2008, conta com uma área de 38 mil hectares de florestas, rios, nascentes e cachoeiras, sendo o segundo maior do estado. Mangaratiba possui 41% da área do PEC, Rio Claro 30,8%, Angra 26,9% e Itaguaí tem 1,3%.

 O evento contou com a participação do superintendente da Vigilância Sanitária da secretaria de Saúde de Mangaratiba, Fausto Luiz, que falou sobre a qualidade do ar na cidade. “Temos vários empreendimentos se estabelecendo na região, fora os que já existiam. Temos a obrigação de fiscalizar para que a qualidade de vida da população seja a melhor possível”, disse.

Matéria e fotos: Facebook da prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário