quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Marina
Considerando comentários de leitores a respeito das ruas bloqueadas da Marina de Itacuruçá, relembramos postagem anterior deste blog onde afirmamos que a Marina NÃO é condomínio, mas sim loteamento. Quando de sua implantação, vários moradores de Itacuruçá, especialmente da Brasilinha, recorreram ao poder público municipal contra o fechamento das ruas. Meu pai, conhecido em Itacuruçá como o major Lauro, foi quem assumiu a liderança da reclamação dos moradores, encaminhando carta (tenho cópia até hoje) ao então prefeito Capixaba (pai do atual prefeito) que decidiu não decidir nada, deixando a situação pela metade. A abertura das vias bloqueadas é assunto para ser discutido com seriedade pela câmara municipal. Afinal, pelo que se nota, o privilégio de uma minoria (que sequer mora aqui) está trazendo grandes prejuízos à maioria.
A porpósito
A expressão “pra inglês ver” tem relação direta com Mangaratiba. Após a abolição da escravidão em seus territórios, a Inglaterra começou uma agressiva campanha pelo fim do escravismo nos demais países, aproveitando-se de sua supremacia marítima. Em 1826 obrigou o Brasil a firmar um tratado de abolição do tráfico em três anos. Assim, o Regente Feijó, que administrava o país no período da menoridade de D. Pedro II, promulgou uma lei que declarava livres os africanos desembarcados em portos brasileiros. Foi a partir desse momento que os navios negreiros deixaram de aportar no cais do Valongo, no Rio de Janeiro, passando a desembarcar os cativos em Mangaratiba. A lei estava em vigor, mas era só “pra inglês ver”. Ficou, assim, a expressão que designa tanto leis que só existem no papel como também qualquer outra coisa feita apenas para preservar as aparências, sem que efetivamente ocorra.
TIG - audiência pública
A Vale realizou, nessa quarta-feira, em Muriqui, audiência pública (conforme determina a legislação ambiental) para apresentar à população a proposta de ampliação do Terminal da Ilha Guaíba (porto do Sahy). Do mesmo modo que ocorreu com a audiência da MMX há alguns meses, a etapa não passa de uma ação “pra inglês ver”, posto que, sabemos, eles seguirão com o projeto, mesmo que a opinião da população seja totalmente contrária. Estão tão certos disso que nem negam os prejuízos que causarão ao município. A empresa reconhece que os principais impactos negativos serão o aumento de vibração e poluição sonora, a alteração na qualidade do ar e das águas marinhas, a deflagração de processos erosivos, a perda de espécimes de vegetação, distúrbios na fauna, aumento na pressão sobre equipamentos públicos e estrutura viária. Do lado positivo, argumentam, apenas, que haverá aumento da massa salarial e renda familiar, aumento da arrecadação tributária e a dinamização da economia. (NR. Até parece.)
Aviso aos navegantes
Para quem for vítima de “bulling” por parte de chefes e chefetes da prefeitura, a Lei Federal 9.504, em seu artigo 73, proíbe a remoção ou transferência de servidores nos três meses que antecedem as eleições e nos três meses posteriores. Se acontecer, pegue o documento ou grave a conversa e denuncie ao Ministério Público Eleitoral.
A fogueira
Na fogueira das decisões da Justiça Eleitoral, a sessão dessa terça-feira, relacionadas a Mangaratiba, resultou no indeferimento das candidaturas do Scott de Jacareí, do Fernandão Ferroviário, da Silvana Costa, da Soninha e da Veronica Gomes. O único aprovado foi o candidato André Banana. Assim, dos oito recursos apresentados ao tribunal, cinco foram desprovidos, dois providos (Brandão do trânsito e André Banana) e um que deverá ser julgado na sessão de terça-feira próxima, o recurso do vereador e presidente da Câmara Edison Ramos. A depender do resultado desse último julgamento, a relação final dos concorrentes terá 116 ou 117 candidatos a vereador. Vale lembrar que todos os impedidos ainda poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, na tentativa de reverter a decisão do Tribunal Regional e, enquanto isso, podem manter suas campanhas nas ruas.
Hora do pesadelo II
Frase do dia
“A mentira é feito gasolina em uma fogueira, aumenta o fogo absurdamente, mas acaba muito rápido.” (Edward Klumpp)
domingo, 12 de agosto de 2012
O museu
O Museu do Instituto Boto Cinza teve suas portas abertas no dia 4 de junho de 2012 para celebrar a semana do meio ambiente e trazer para a população local e turistas uma nova opção de lazer e aprendizado na cidade de Itacuruçá, Mangaratiba.
Aqui no museu as oportunidades são infinitas! Você pode optar pela visita guiada com um dos funcionários do IBC ou tirar um tempo livre para ler nossos banners e matar sua curiosidade com os ossos e sons de baleias e golfinhos!
Aqui no museu as oportunidades são infinitas! Você pode optar pela visita guiada com um dos funcionários do IBC ou tirar um tempo livre para ler nossos banners e matar sua curiosidade com os ossos e sons de baleias e golfinhos!
Pescadores
O Ministério da Pesca e Aquicultura alterou os critérios para a inscrição no Registro Geral da Atividade Pesqueira, nas categorias de pescador profissional artesanal e industrial. A principal mudança é que o registro, que precisava ser renovado a cada dois anos passa a ser definitivo, segundo a Instrução Normativa publicada no Diário Oficial da União do último dia 3 de agosto. Com a nova instrução, também houve diminuição da quantidade de documentos necessários para se inscrever no Registro Geral da Atividade Pesqueira. Serão necessários apenas o preenchimento do formulário de requerimento, cópias da identidade, CPF, comprovante de residência e de inscrição no Programa de Integração Social (PIS), além de uma foto 3×4. Para a manutenção da licença, o pescador profissional terá que preencher um relatório de produção anual, comprovando que exerce a atividade.
Instituto Boto Cinza
Ampliando a divulgação sobre o projeto de proteção aos cetáceos na nossa baía realizado pelo IBC, trazemos para a página principal do blog trechos das informações que a organização apresenta em seu site, que pode ser acessado através do link ali do lado direito da página. “O Instituto Boto Cinza é uma organização sem fins lucrativos, de cunho sócio ambiental e que possui como missão trabalhar em prol da preservação do boto cinza e de outros cetáceos do litoral sul fluminense, através de estudos científicos e de um programa de educação ambiental, afim de gerar subsídios para o desenvolvimento sustentável da região e a conservação de todo o ecossistema marinho e costeiro. Nesse sentido, foi fundado, em 2009, o Instituto Boto Cinza e a fim de se integrar com outras instituições na proteção dos mamíferos aquáticos da região o instituto faz parte da REMASE-IBAMA (Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Sudeste). Em 2012, com o objetivo de disseminar o conhecimento dos estudos realizados pelo Instituto ao longo dos anos e sensibilizar a população sobre a importância da preservação do ecossistema marinho e principalmente do boto-cinza foi inaugurado o Centro de Educação Ambiental sede do Instituto Boto Cinza aberto à visitação pública gratuita. A distribuição do boto-cinza é contínua, desde o Panamá até Santa Catarina. A espécie costuma ser encontrada em baías, estuários e desembocaduras de rios e apresentam alta fidelidade local, permanecendo em uma mesma área durante toda a vida. Na Baía de Sepetiba encontraram as condições ideais para sua sobrevivência, sendo esta a maior população já registrada para esta espécie, entre 700 a 2.000 animais, onde grupos com mais de 300 botos podem ser avistados diariamente”. Para saber mais, clique no link para o site do IBC e conheça todas as características desse cetáceo, que habita nossa baía desde muito antes dos seres humanos chegarem aqui.
Para pensar
Diz o e eminente Ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal a respeito dos “trânsfugas”: “Torna-se evidente a falta de caráter desses delinquentes políticos. A cada dia, se constata o jogo ambíguo e pecaminoso da política, com a qual os povos são cegamente enganados na confiança e esperança de seu futuro, por aventureiros profissionais, portadores de mãos gatunas, palavras vazias e nervos putrefatos. Para ele, só há uma coisa importante: estar sempre com o vencedor, nunca com o vencido. Quando abandona um partido por traição, nunca o faz de forma lenta e cuidadosa. Bastam-lhe 24 horas, às vezes, somente uma hora, um minuto para arremessar longe a bandeira de sua antiga convicção e desfraldar outra. Ele não caminha com uma ideia, e sim com seu tempo. E quanto mais rápido este passa, mais rápido o seguirá”.
Trânsfugas
As caminhadas, inaugurações de comitês e reuniões públicas desse último final de semana das principais campanhas (Andréia e Capixaba) mostraram que já existe a presença, entre os mais de cento e vinte disputantes à Câmara Municipal, de um personagem conhecido no meio político como “trânsfuga”, que tem como sinônimo, no dicionário, a palavra “prófugo” e aqui na nossa linguagem popular recebe o nome de “traíra”. Tanto na caminhada da Deputada Andréia, na Rua da Palha e Nova Mangaratiba, quanto na caminhada do Capixaba no Cerrado, em Itacuruçá, foram vistas pessoas que, apesar de dizerem de público apoiar um, participaram da agenda política do outro, inclusive alguns que são candidatos à vereança.
Trânsfugas e prófugos
Frase do dia
“As aparências enganam, aos que odeiam e aos que amam / Porque o amor e o ódio se irmanam na fogueira das paixões”. (Elis Regina, no álbum Essa Mulher)
sábado, 11 de agosto de 2012
Os Dez Mandamentos no mar
Apesar de ainda estarmos relativamente distantes do verão, os dias de clima ameno convidam para passeios e pescarias embarcados. Ao longo do ano, mas principalmente no período do verão, são frequentes atos de irresponsabilidade cometidos por condutores de embarcações amadoras. Pensando em conscientizar estes condutores, a Marinha do Brasil criou “Os 10 Mandamentos da Segurança no Mar”. São eles:
2- Tenha a bordo o material de salvatagem prescrito pela Capitania.
3- Respeite a lotação da embarcação e tenha a bordo coletes salva-vidas para todos.
4- Mantenha os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade.
5- Ao sair, informe o seu plano de navegação ao seu Iate Clube, Marina ou Condomínio.
6- Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível, para evitar acidentes.
7- Se beber, passe o timão para alguém habilitado.
8- Mantenha a distância das praias e dos banhistas.
9- Respeite a vida, seja solidário, preste socorro.
10- Não polua o mar.
1- Faça a manutenção correta da sua embarcação
3- Respeite a lotação da embarcação e tenha a bordo coletes salva-vidas para todos.
4- Mantenha os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade.
5- Ao sair, informe o seu plano de navegação ao seu Iate Clube, Marina ou Condomínio.
6- Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível, para evitar acidentes.
7- Se beber, passe o timão para alguém habilitado.
8- Mantenha a distância das praias e dos banhistas.
9- Respeite a vida, seja solidário, preste socorro.
10- Não polua o mar.
A propósito
Outro elogio que merece ser registrado, oriundo da mesma matéria, é o de o Centro Cultural estar sendo chamado pelo seu verdadeiro nome “Centro Ferroviário Cultural Jornalista Odejaime de Hollanda Ferreira”, nome dado em homenagem ao falecido “Dejaime”, filho de Itacuruçá, que fez carreira profissional de sucesso na rede Globo e que andava meio esquecido.
Nós elogiamos sim
O jornal Atual dessa sexta-feira divulga informação oriunda da Fundação Mário Peixoto que está disponibilizando o empréstimo de livros para todos aqueles que gostam de literatura ou que necessitem de fontes de consulta para a realização de pesquisas. Informa que o empréstimo dos livros é gratuito e pelo período de quinze dias. O informe acrescenta que diversos temas estão disponíveis como fotografia, filosofia, artes, crônicas, romance, contos e poesia, além, de matérias da grade curricular dos estudantes, como Matemática, Português e História. Para participar, é necessário fazer um cadastro no CEFET, levando identidade, CPF e comprovante de residência.
Uma pergunta
O quê fazia uma viatura policial nessa sexta-feira na porta do Colégio Caetano de Oliveira? As primeiras informações (ainda não confiáveis) dizem que foi caso grave, relacionado a violência sexual.
''Me solta''
O movimento dos moradores das ruas ao redor do “King Nigth” deu resultado. Diante das pressões e petições encaminhadas à delegacia de polícia, ao meio ambiente e à prefeitura, o evento denominado “Me agarra”, que estava previsto para acontecer naquele espaço nessa sexta-feira, foi cancelado. Os residentes na região agradecem pela possibilidade de uma noite de sono tranquila.
Grupo cinco
Pelo jeito, nem os adeptos do chamado “jogo do bicho” andam podendo se beneficiar do palpite. Apesar de as ruas do município viverem cheias de cães vadios, espalhando doenças, entrando em bares, restaurantes e supermercados, o único lugar onde ele não aparece com tanta frequência é entre os números “escritos no poste”. O problema é tão sério que há relatos de cães vadios, literalmente, “morando” na área do hospital municipal, em Mangaratiba. O que também não aparece, é alguma ação do poder público para conter o problema. Existe canil municipal? O controle de zoonoses cuida do assunto? Alguém já viu por aí alguma daquelas antigas “carrocinhas”?
Caminhantes
Frase do dia
“Faces sob o sol, os olhos na cruz./ Os heróis do bem prosseguem na brisa na manhã”. (Agnus Sei – João Bosco e Aldir Blanc)
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Para os que começam a vida adulta
O Senado aprovou, nessa última terça-feira, projeto de Lei que prevê que 50% das vagas em universidade federais sejam reservadas para quem cursou o ensino médio integralmente em escolas públicas, unificando assim a divisão das vagas por cotas sociais e raciais. A proposta, já aprovada na Câmara, ainda tem de passar pela sanção da presidente Dilma Rousseff, que é entusiasta do projeto. Dessa porcentagem, metade será destinada a estudantes cuja renda familiar é igual ou inferior a um e meio salário mínimo, por pessoa. Paralelamente, para os 50% de todas as vagas da instituição de ensino, serão aplicados também critérios raciais. Estudantes autodeclarados negros, pardos e indígenas terão cotas proporcionais ao número desse grupo de pessoas que vivem no Estado onde está localizada a universidade, com base em dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não importando a renda do aluno.
Qualidade de vida
A coordenadora de projetos da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, enfatiza a importância do tema meio ambiente nas eleições municipais. “A questão ambiental é uma questão do dia a dia. Ninguém quer um rio poluído na porta de suas casas. Ninguém quer comer veneno na comida. As pessoas querem respirar ar puro, querem qualidade de vida. Só que não sabem como exigir qualidade de vida.” Além de propor os temas a serem discutidos com os candidatos, a plataforma ambiental possibilitará o acompanhamento da atuação dos vereadores e prefeitos para saber se eles cumprem os compromissos assumidos com a população. “A sociedade critica a qualidade dos políticos, mas esquece que somos nós que delegamos os mandatos a todos os políticos e, depois, não acompanhamos o que esses políticos estão fazendo.”
Eleições e meio ambiente
A Frente Parlamentar Ambientalista, a Fundação SOS Mata Atlântica e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) lançaram a Plataforma Ambiental aos Municípios 2012. Com ela, o eleitor terá informações para questionar os candidatos a prefeito e a vereador e decidir quem poderá trabalhar melhor pelas cidades brasileiras. As propostas abrangem cinco eixos: desenvolvimento sustentável, clima, educação, saúde e saneamento básico. As entidades recomendam aos eleitores que peçam o comprometimento público de seus candidatos com essas propostas. Entre as sugestões da plataforma ambiental estão: a implantação da Política Municipal de Meio Ambiente e do Sistema Municipal de Informações sobre Meio Ambiente; a elaboração do Plano Diretor, respeitando os zoneamentos ambientais; e do Plano Municipal da Mata Atlântica, que tem a meta de criar novas unidades de conservação, formar corredores ecológicos e identificar as áreas de preservação permanente e outras de interesse ambiental.
Corintiano elege?
Em um município carioca, a menos de 100 km do centro do Rio de Janeiro, dividido, no futebol entre os quatro grandes, Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense, quem diria que um candidato do grupo que acompanha o governo buscaria o depoimento do Emerson Sheik (que, aliás, já foi do Flamengo) em apoio à sua candidatura a vereador por aqui? Pois é o que está na internet, em vídeo postado no youtube e divulgado pelo candidato. Considerando que o jogador, atualmente, defende o Corinthians Paulista, será que o candidato está pescando o voto de corintianos perdidos na Costa Verde, ou será que está, simplesmente, fazendo “presença” de que tem conhecidos importantes?
Esclarecimento
Legalmente, a exoneração do Marcelo Meyer e de outras pessoas, pela atual administração municipal, após 7 de julho, não chega a constituir violação a nenhuma regra do processo eleitoral. O que acontece é que a restrição não se aplica a servidores nomeados para cargos comissionados, que podem ser demitidos a qualquer momento. O “jeitinho” da prefeitura é justamente esse, criar infindáveis cargos em comissão de “coordenadores”, “supervisores”, “encarregados”, etc. para acomodar os contratados e, assim, poder mantê-los sob “rédea curta”. Ou asseguram o apoio àquele projeto político ou, simplesmente, são demitidos.
A propósito
Recomenda outro leitor do blog: “Marcelo, faça uma denúncia no TRE (pode ser pelo site do tribunal) relatando o seu caso, pois isso é perseguição política que o prefeito irá ser intimado pelo juiz para explicação. Se for provado, ele será impugnado e poderá até mesmo ter seu mandato cassado! Não se intimide e procure seus direitos!”
Descompasso
Diz a música de campanha do atual prefeito, nos carros de som que passam todos os dias nas nossas portas: “Vai ser o melhor prefeito, não vai perseguir ninguém”. Todavia, como informamos ontem, a realidade caminha muito distante da rima musical. Na área de comentários, o Marcelo Meyer faz um longo desabafo sobre sua exoneração, do qual extraímos alguns trechos.
“Nessa terça Feira dia 07/08/2012, ESTAVA EM CAMPANHA PARA UM GRANDE AMIGO candidato a vereança de nosso Município, que não está coligado ao Governo. No fim do dia tive a notícia de que estava exonerado. Lamentável. O homem que mais lutou em falar de liberdade cometendo esse ato”….”A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Constituição Federal de 1988”… “A divergência de ideias e o direito de expressar opiniões não podem ser restringidos, para que a verdadeira democracia possa ser vivenciada”.
Jogos e jogadores
Frase do dia
“Ninguém quer um rio poluído na porta de suas casas. Ninguém quer comer veneno na comida”. (Malu Ribeiro – Fundação SOS Mata Atlântica)
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Sem Surpresas
Há algumas semanas publicamos aqui que seria bem provável que dezenas de candidatos teriam seus processos de registro rejeitados pela justiça eleitoral. Na ocasião, apontamos que o fato se deveria à falta da apresentação de documentos obrigatórios para a instrução do processo. Neste momento, não há como saber qual o motivo específico para o indeferimento de cada uma dessas candidaturas, entretanto, em linhas gerais, os motivos mais comuns são: quitação débito eleitoral fora do prazo; ausência do nome do candidato na ata da convenção do partido; ausência ou rejeição de prestação de contas na eleição de 2008; filiação partidária do candidato inferior a um ano; ausência de filiação partidária; condenação criminal transitada em julgado. Para alguns desses casos cabe recurso, para outros, nem adianta tentar. Considerando os prazos da justiça eleitoral, só teremos novidades a partir do dia 23 de agosto, data limite para o julgamento dos recursos. Até lá, todos os candidatos podem continuar com suas campanhas nas ruas. Abaixo a listagem dos candidatos indeferidos, conforme o Divulgacand do TSE.
No contra pé
Lance bastante conhecido dos amantes do futebol, ser pego no contra-pé é o grande terror dos goleiros. O corpo começa a se deslocar para um lado, na certeza de poder interromper a trajetória da bola. Entretanto, ela se desvia para o outro lado. Ele tenta voltar, mas a bola passa a centímetros da sua mão e o goleiro, impotente, é o primeiro a saber que não tem jeito. Assim (parece) aconteceu com dezenove candidatos à câmara municipal, inclusive quatro dos atuais vereadores. No último final de semana eles tiveram seus pedidos de registro de candidaturas indeferidos pelo Juiz Eleitoral. Entre os mais conhecidos estão o Edson Ramos, o José Carlos Costa, o Dr. Simões, o Marquinho da Ilha, o André Banana, o Kabeça, o Edimilson “mão amiga”, o Brandão do trânsito, o Natinho do Cerrado.
Botos
Levando em conta o comentário de um leitor a respeito da morte de botos aqui na nossa baía, o moderador do blog procurou o Instituto Boto Cinza, que funciona na rua Gastão de Carvalho, na Brasilinha, para obter maiores informações. Foi uma agradabilíssima surpresa conhecer o projeto, que teve suas portas abertas no dia 4 de junho de 2012 celebrando a semana do meio ambiente. Já funcionavam no local há alguns anos, até que decidiram criar um museu, com o intuito de trazer para a população local e para os turistas uma nova opção de lazer e aprendizado em Itacuruçá. No entanto, o trabalho desenvolvido é muito mais abrangente. Segundo apuramos, o Instituto monitora todos os eventos relacionados a botos, golfinhos e cetáceos na região da baía de Sepetiba e da Ilha Grande, até Paraty. Estudam, minuciosamente, em parceria com a UERJ, suas características e comportamentos, bem como as causas de morte desses animais. Segundo soubemos, desde que iniciaram os estudos, quase duzentos botos foram encontrados mortos na nossa baía. As causas variam da captura acidental em redes de pesca à contaminação do meio-ambiente. Considerando a importância do assunto, estamos incluindo, a partir de hoje, ali na barra lateral do blog, um link direto para a página do Instituto Boto Cinza.
Longe e perto
Destino turístico que encanta pela arquitetura histórica e beleza natural, Paraty está sendo contaminada pela corrupção. Um relatório de inspeção especial do Tribunal de Contas do Estado, realizado em maio, constatou a existência de uma “quadrilha” na administração pública do município, responsável pelo desvio de verbas de R$ 591.561,19 entre janeiro de 2010 e outubro de 2011. De acordo com o relatório, o esquema contava com a participação de funcionários da Secretaria de Finanças de Paraty, que sacavam cheques da prefeitura “na boca do caixa” e se apropriavam de recursos vindos do Imposto Sobre Serviços.
Continua a revolta
Os fornecedores de produtos e serviços à prefeitura de Mangaratiba continuam protestando, em praça pública, reclamam o pagamento daquilo que entregaram e, até agora, não receberam. Como já dissemos aqui, no fundo… no fundo… nós, os contribuintes, é que somos os caloteiros, afinal, os gestores municipais são os nossos representantes.
O bicho pega
Há informações consistentes de que a Polícia Federal está investigando a origem dos folhetos apócrifos, distribuídos à população no último final de semana divulgando a sentença do Juízo Eleitoral que indeferiu o registro da candidatura da Deputada Andréia Busatto. A questão criminal em foco não é a da divulgação de uma notícia em si verdadeira, mas a violação do que diz o artigo 242 do Código Eleitoral: “A propaganda, qualquer que seja a sua forma ou modalidade, mencionará sempre a legenda partidária, não devendo empregar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais”. Como já divulgamos aqui, de acordo com o Art. 12, da Resolução TSE 23.370/2011, quem desrespeitar esse comando responde pelo emprego de processo de propaganda vedada e, se for o caso, pelo abuso do poder (Lei nº 9.504/97, art. 38, § 1º, Código Eleitoral, arts. 222 e 237, e Lei Complementar nº 64/90, art. 22).
A propósito
A Justiça de Mato Grosso condenou a TIM a pagar R$ 24,8 mil de indenização por danos morais a uma cliente, pela sucessiva queda nas suas chamadas. Em sentença expedida nessa última terça-feira, o juiz Yale Sabo Mendes reconheceu os danos alegados por uma cliente assinante do plano Infinity da operadora. Ela entrou com a ação para que sua linha funcionasse normalmente, relatando que as ligações interurbanas que fazia pela operadora estavam caindo com muita constância, o que a obrigava a realizar novas chamadas.
Se você é TIM
A Anatel afirma que a TIM interrompe de forma proposital as ligações feitas pelo plano Infinity. No plano, o consumidor é cobrado por ligação e não por tempo de duração da chamada. De acordo com matéria do jornal Folha de São Paulo, para chegar a essa conclusão, a Agência monitorou ligações de usuários em todo o Brasil sendo eles clientes Infinity ou não. O documento apontou índice de queda de ligações quatro vezes superior ao dos demais usuários no plano Infinity. Segundo a matéria, o relatório da Anatel aponta que no dia 8 de março deste ano, a operadora derrubou 8,1 milhões de ligações, o que gerou faturamento extra de R$ 4,3 milhões. (do blog do Noblat)
Assinar:
Postagens (Atom)