quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

As manifestações continuam

Amarga brincadeira de um morador de Mangaratiba a respeito do município: “Mangaratiba é a cidade da latinha. Não as latinhas de alumínio que muitos catam para reciclar. É que em Mangaratiba, lá tinha praia boa, lá tinha sossego, lá tinha água, lá tinha segurança, lá tinha governo.”
“A recordação da alegria, não é alegria. A recordação da dor, ainda é dor”.  Mesmo assim, vamos lembrar, para o tempo não nos fazer esquecer, publicando, aqui na página principal, o comentário do leitor Marcos Schweizer.
“Estou estarrecido com tudo que leio sobre o carnaval em Mangaratiba. Como um apaixonado pela cidade e proprietário veranista na praia do Saco, já de outros carnavais descobri que não era possível usufruir deste local nestas temporadas festivas. Desta forma, mantenho minha casa fechada nestes dias, entretanto, nunca imaginei que a desordem chegasse ao que vem sendo relatado, inclusive com tiroteio e mortos. Já sabia ser impossível se banhar no mar de esgoto e sujeira em que se transforma a praia nestes dias festivos (tenho alertado que quando a poluição inviabilizar o uso da praia, Mangaratiba virará uma nova Sepetiba com fuga total de seus veranistas, os quais são grandes contribuintes municipais, pois pagam impostos e quase não usufruem dos serviços públicos). No “reveillon” o confronto de carros funkeiros também ultrapassou todo e qualquer limite tolerável. Já me decidi que no próximo, será melhor ficar em minha residência a comparecer ao “inferno”. A quem interessa esta desordem? Qual é o real retorno que este tipo de turistas moteleiros (chega, desarruma, deixa tudo sujo e vai embora sem qualquer compromisso com o local) interessa? Parece-me que, enquanto Itaguaí, Angra e Paraty se definiram quanto ao que desejam ser, Mangaratiba continuará a ser tão somente “Estacionamento de Ilha Grande” e anexo de Angra, quando citado seus resorts. Muriqui não sei se estou enganado, mas me parece já ter sido abandonado pelos que puderam ir para lugar melhor. Itacuruçá é tão visitada por turistas estrangeiros, inclusive, mas nada oferece que não o embarque para as ilhas, não usufruindo da presença deles no local, já Conceição … bem, este já é pagina virada. Por e-mail, tenho apresentado sugestões construtivas e desenvolvimentistas à administração municipal, mas sequer sei se são lidas. Por ora é como posso colaborar, além de pagar meus impostos.”


Matéria: Professor lauro

Nenhum comentário:

Postar um comentário