quarta-feira, 31 de julho de 2013

Defesa Civil capacita agentes

O secretário da pasta  Alexsandro Fernandes foi um dos palestrantes do curso, que teve 20h/aulas

A secretaria de Defesa Civil da Prefeitura de Mangaratiba encerrou na sexta-feira, dia 26, o ‘Curso Básico em Defesa Civil: capacitação interna para agentes’, que teve 11 dias de duração. Duas turmas foram formadas, sendo uma basicamente por servidores aprovados no último Concurso Público. A segunda turma contou com agentes que atuam na Coordenadoria Marítima, com os guarda vidas. O curso aconteceu no auditório da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, mesmo distrito da sede da Defesa Civil (DC).
“Buscamos capacitar os agentes da secretaria de Defesa Civil  para que os mesmos possam atuar, principalmente, como gestores de risco e de ações operacionais. Eles devem ser capazes de identificar e analisar diversos cenários de risco e direcionar as ações da instituição para que haja gestão do risco identificado, conscientização sobre as ameaças e a execução de ações para redução das vulnerabilidades”, destacou o secretário de Defesa Civil, tenente-coronel Alexsandro Fernandes.
O curso, que contou com cinco módulos e totalizou 20h/aulas, foi ministrado por profissionais da própria secretaria que são especialistas nos temas. Os alunos tiveram aulas sobre Noções de Defesa Civil e Percepção de Risco, com Alexsandro e Alex Braga, coordenador de Planejamento. Os palestrantes dos módulos de Percepção de Riscos Geológicos, Percepção de Risco em Estruturas Edificadas, Primeiros Socorros e Gerenciamento de Abrigos foram a psicóloga Lidiane Bento, a geógrafa e superintendente técnica, Jaqueline Costa e o Engenheiro Civil, Michael Oliveira.
“A capacitação surgiu com o objetivo da DC aprimorar o potencial de resposta a desastres e a capacidade de resistência da comunidade, através de ações de prevenção e preparação para desastres. A ideia é reduzir o risco de desastres, aumentando a eficiência da secretaria em atuar em ações de Proteção e Defesa Civil”, reinteirou Jaqueline Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário