quarta-feira, 19 de junho de 2013

Segurança: Palestras e ações

Parceria levou palestras e ações para escola e ruas de Itacuruçá

Uma parceria entre a secretaria de Segurança da prefeitura de Mangaratiba, através do Grupamento de Ronda Escolar, e a empresa MRS, que detém a concessão da linha férrea que corta o município, está levando para as salas de aula das escolas do município o programa de conscientização e prevenção de acidentes. Nesta terça-feira, dia 18, eles estiveram na Escola Municipal Caetano de Oliveira, em Itacuruçá.
Técnicos de segurança da empresa ministraram palestras para cerca de 80 crianças do ensino fundamental da escola, de 11 a 15 anos. Os agentes do GRE distribuíram informativos para os jovens, falaram sobre os cuidados essenciais que as pessoas devem ter quando atravessam as passagens de nível, além de dar dicas para os adolescentes.
Taíza Rocha, da MRS, comemorou a parceria e disse que a escolha do distrito foi pelo alto índice de acidentes acontecidos na localidade. “Quando a secretaria de Segurança nos procurou de imediato nos colocamos à disposição para realizar essa campanha com o GRE. As maiores incidências são de pessoas alcoolizadas que dormem na linha férrea, casais de adolescentes namorando, crianças soltando pipa, cidadãos que falam no celular ou que estão com fones de ouvido no momento de trafegar pela linha e outros”, disse.
O técnico de segurança Carlos Oliveira diz que é triste quando recebem um chamado e quando chegam ao local não há mais nada a fazer. “Queremos passar nossa experiência para essas crianças porque um acidente com o trem é na esmagadora maioria das vezes fatal”. Já a Coordenadora do GRE Elizabeth Silva ficou satisfeita com o resultado da ação. “Muitas crianças interagiram, o que é bom, mostra que elas se interessaram pelo assunto e levaram a sério”, destacou.
Foi o caso do jovem Julio César Candido. “Foi muito importante essa conversa. Eu já agia com consciência, mas aprendi muitas coisas boas que poderei passar para meus amigos, pais e vizinhos”, afirmou o adolescente.
Além das palestras os técnicos da MRS e os agentes do GRE realizaram uma ação de distribuição de panfletos nos carros e pedestres que circulavam pela passagem da linha férrea do distrito. A MRS tem ainda o número de telefone 0800-979-3636 disponível para a população reclamar, sugerir ou fazer denúncias. A nova etapa da ação acontece nesta quinta-feira, no Colégio Nossa Senhora das Graças, em Muriqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário