Município foi escolhido por possuir uma superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
Mangaratiba foi escolhida pela secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para sediar um encontro, com os municípios da região do Médio Paraíba para a apresentação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limites”. Segundo a apoiadora institucional do órgão nacional, Ivonne Ferreira, que esteve no município nos dias 29 e 30, a cidade foi contemplada pelo fato de ser a única a ter um órgão que atende a pessoa com deficiência. “Quando soube que a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Mangaratiba possuía uma superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, não tive dúvidas”.
O “Viver sem Limites” tem como objetivo dar oportunidades, direitos e cidadania para todas as pessoas, sem distinção. Trata-se de um conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: Acesso à Educação, Inclusão Social, Atenção à Saúde e Acessibilidade. Cada ação presente nesses eixos é interdependente e articulada com as demais, construindo redes de serviços e políticas públicas capazes de assegurar um contexto de garantia de direitos para as pessoas com deficiência, considerando suas múltiplas necessidades nos diferentes momentos de suas vidas.
Segundo Ana Paula Azevedo, secretária da pasta social de Mangaratiba, o encontro foi muito produtivo e assim que terminarem o relatório, este, será encaminhado para o conhecimento do prefeito Evandro Capixaba e seu vice Ruy Quintanilha. “A vinda do plano ‘Viver sem Limites’ para o município contribuirá não só para a Educação, Saúde e Assistência Social, mas por definir no planejamento municipal da Política da Pessoa com Deficiência. Será muito interessante”.
Valéria Cabral, superintendente da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, acredita que o prefeito realizará a adesão do plano. “Nós estamos em um momento especial da política da pessoa com deficiência. E o prefeito e seu vice acreditam nisso, a prova é a implantação da nossa superintendência, que realiza um trabalho sério e respeitoso, e a criação, já em andamento, do Conselho Municipal de Defesa de Direito da Pessoa com Deficiência”.
Também estiveram presentes no evento a secretária de Educação de Mangaratiba, Meire Gabino, o coordenador geral do ESF do município, Dalmo José Silva filho e representantes dos municípios de Resende e Volta Redonda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário