segunda-feira, 29 de abril de 2013

Doação de sangue


Estoque do Hemonúcleo Costa Verde, em Angra dos Reis, que atende Mangaratiba, está vazio.

A secretaria de Saúde da Prefeitura de Mangaratiba inicia esta semana uma ação que visa aumentar o estoque de sangue do Hemonúcleo Costa Verde, que fica em Angra dos Reis. A iniciativa vem para mobilizar os moradores da cidade, pois o núcleo na cidade vizinha atende também pacientes de Mangaratiba, Rio Claro e Paraty.
De acordo com o subsecretário de saúde de Mangaratiba, Sérgio Garrido, será feito um cadastro com os interessados em doar sangue. Em seguida, após reunir 15 pessoas por vez, será marcada uma data e um ônibus levará os doadores até Angra para o procedimento. A ação da secretaria municipal não tem data para finalizar.
“Mangaratiba mais uma vez toma uma iniciativa pioneira. O prefeito Evandro Capixaba e o vice-prefeito Dr. Ruy, que é médico, apoiaram a ação na mesma hora, pois sabem da necessidade da doação de sangue. Os pacientes do nosso Hospital Victor de Souza Breves (HMVSB) também dependem desse sangue que vem da cidade vizinha. Não mediremos esforços até alcançar um banco de estoque satisfatório”, destacou Sérgio Garrido.
Os interessados em doar sangue devem preencher uma ficha nos postos de saúde dos distritos de Muriqui, Itacuruçá, Conceição de Jacareí e Serra do Piloto. A ficha também poderá ser preenchida no HMVSB. A secretaria de Saúde de Mangaratiba disponibiliza ainda o cadastro pelo telefone 2789-6040, ramal 384.
Pode doar sangue pessoas com seguintes critérios: Homem ou mulher que apresentem as seguintes condições: estar bem de saúde; peso igual ou superior a 50kg; idade entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais ou responsáveis); intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 para mulheres; mulheres fora do período gestacional, três meses após o parto ou fora do período de amamentação; não ter tido hepatite após 10 anos de idade; não ter doença de Chagas ou contato com o inseto “barbeiro”, não ser portador de epilepsia; não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas; e não ter diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário