terça-feira, 5 de março de 2013

Pacto pela alfabetização


Cidade vai formar 90 professores para garantir a alfabetização das crianças até os oito anos de idade
O município de Mangaratiba deu um importante passo para dar um fim a um problema antigo e que atinge todo o País: a alfabetização fora da idade. A secretaria de Educação iniciou nesse sábado, dia 2, a 1ª Formação de Professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A abertura do evento foi no Centro Cultura Cary Cavalcanti, no Centro, e contou com a presença do vice-prefeito Dr. Ruy.
O principal objetivo do PNAIC é garantir a alfabetização das crianças até os oito anos de idade. Em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o município vai formar 90 professores especialistas em alfabetização. Durante este ano, todos os educadores no curso receberão aulas de teoria e métodos de alfabetização; currículo de alfabetização; seminários; cursos presenciais; prática entre outros. Os professores também receberão uma bolsa de R$ 200.
O PNAIC é uma iniciativa do Ministério da Educação que garante ainda aos professores e às escolas e alunos todos os materiais pedagógicos necessários para a alfabetização. As aulas para os professores serão realizadas aos sábados, entre 8h e 14h. No total, a carga horária para a formação será de 120 horas. O professor receberá ainda o certificado de conclusão pela UFRJ.
“Este é um pacto que a gente assinou. Então, todos têm que ter o comprometimento. É nossa obrigação darmos conta de alfabetizar nossos alunos”, destacou a secretária de Educação Meyre Maria Gabino, que assumiu a pasta recentemente.
O vice-prefeito Dr. Ruy também enalteceu a importância da alfabetização na idade certa. “Estamos iniciando o governo e confio na secretária e sua equipe. É uma obrigação nossa alfabetizar. Temos que reconhecer e assumir o problema, mas, garanto que vamos solucionar. O prefeito Evandro Capixaba não mediu esforços para que a cidade participasse desse pacto e deu total apoio à secretaria de Educação”.
O PNAIC em Mangaratiba conta com quatro professoras orientadoras. São elas: Aline Macedo, Cristine Nascimento, Mabiane da Silva e Maria das Graças Martins, com a coordenação de Raquel Ferreira. Além da secretária de Educação, Meyre Gabino, a secretaria participa diretamente do programa com a superintendente de gestão pedagógica Mona Lisa Fouyer e as diretoras de gestão pedagógica Alessandra Andrade e Lucilene de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário