sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

População pede socorro


Representantes das polícias Civil e Militar, vereadores, presidentes de associações, comerciantes e população em geral, participaram na manhã de ontem, do primeiro Café Comunitário de Segurança Pública do município de Mangaratiba. A reunião aconteceu no Iate Clube de Itacuruçá, e na oportunidade moradores representando os distritos de Mangaratiba fizeram apelo às autoridades, em busca de mais segurança.
O tenente coronel, André Santos Souza, do 33º Batalhão da Polícia Militar da Costa Verde, conduziu a reunião e destacou a importância da participação popular nas reuniões de Segurança Pública. “Estamos à frente do 33º Batalhão desde o dia 11 de janeiro, quando o comandante Sérgio do Carmo assumiu o comando da Costa Verde. E hoje, nesse primeiro encontro com a população quero destacar que segurança pública não existe sem a participação efetiva de todos. Segurança pública não é sinônimo só de polícia, e sim de saúde, planejamento urbano, ações sociais entre outros, por isso a voz do povo nas reuniões deve ser nosso termômetro de avaliação para nossos serviços”, disse o coronel.
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Dimas Lindo parabenizou o presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Capixaba e os vereadores, Alan Bombeiro, Cecília Cabral e Charles Vídeo pela presença na reunião. “ Há muitos anos estamos com esse trabalho itinerante no município, e as autoridades e principalmente a população sentia falta de representantes do legislativo à mesa. Nos Cafés Comunitários nunca foi notada a presença de nenhum vereador, mas hoje vocês fizeram a diferença e merecem nossos agradecimentos”, ressaltou Dimas Lindo.
 Encarcerados em suas próprias residências
Durante a reunião a população teve voz ativa, e dos principais assuntos abordados na reunião os mais demandado foi: aumento do efetivo da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Guarda de Trânsito, principalmente nos finais de semana. Dentre os assuntos tratados era unânime o pedido de “socorro” de moradores, clamando por mais segurança. Moradores e comerciantes de Itacuruçá reclamaram da falta de segurança nas ruas, das invasões em calçadas por carros estacionados e comércio ambulante e do volume excessivo de carros com som durante a madrugada nas praças.
Um morador de Conceição de Jacareí solicitou medidas urgentes as polícias Civil e Militar, para sua rua. Ele e sua família são obrigados a ficar encarcerados dentro de casa, pois a criminalidade tomou conta do lugar. “ Minha rua virou uma cracolândia. Um caos foi instalado em Conceição de Jacareí. Quando não há apagões de energia elétrica que duram dias, ficamos ilhados pelas companhias telefônicas que param de funcionar, tanto a rede móvel quanto na fixa”, reclama o morador.
O uso desordenado das praias e orlas de Mangaratiba, o excesso de lixo deixado pelos turistas e a quantidade excessiva de carros estacionados em locais proibidos, foram reclamações citadas por todos os distritos de Mangaratiba, principalmente a preocupação com o período de Carnaval, data em que a população flutuante triplica.
 Autoridades apresentam soluções
Após ouvirem todos os apelos e solicitações, a Câmara Municipal se pronunciou atravésdo presidente Pedro Capixaba. Segundo ele, o Poder Legislativo é um elo entre a população e o Executivo e como primeira medida, ele se comprometeu para na próxima sessão, votar pela criação de uma comissão permanente de segurança pública.
O representante da Secretaria Municipal de Segurança, disse que tanto a Guarda Municipal e a de Trânsito estão apostos para atender a população, que deve sim procura-los e apresentar os problemas. Ele disse também que o efetivo dentro dos próximos dias será aumentado.
As polícias Civil e Militar, já estão se preparando para o período de Carnaval e segundo o coronel André Souza o efetivo será aumentado. “Durante o Carnaval chegarão novas viaturas e policias que serão destacados de outros Batalhões e a Polícia Civil irá trabalhar em plantão extra”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário