quinta-feira, 17 de maio de 2012

Hepatite A

Dois dias sem registros de casos de hepatite A.

Prefeitura continua com distribuição de água e cloro para os moradores.

Esta quarta-feira foi de mais trabalho na Prefeitura de Mangaratiba para combater a hepatite A - que já contaminou 41 moradores, de acordo com o Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), do estado. Outros 191 casos foram notificados pela epidemiologia da secretaria Municipal de Saúde. Mais águas foram distribuídas hoje para moradores. Desde segunda-feira, dia 14, a cidade não registra novos casos comprovados da doença.

Ações diárias.
Os moradores das áreas onde houve incidência de casos ou que estão em área de possível infecção receberam frascos de hipoclorito de sódio (cloro). A distribuição foi feita nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), do El Ranchito, Ibicuí e Serra do Piloto.

Mais de 180 mil litros de água já foram distribuídos aos moradores do Primeiro Distrito. Todos os dias caminhões com água mineral chegam para abastecer a região. No último sábado um mutirão com mais de 300 pessoas envolvidas foi realizado. A cidade recebeu no domingo, dia 13, a visita do secretário de estado de Saúde, Sérgio Côrtes, que se disse satisfeito com as ações realizadas pela Prefeitura para atender e tranquilizar os moradores.

Dicas de prevenção.

A secretaria municipal de Saúde continua informando a população como se prevenir da hepatite A. É indicado que a água para beber seja clorada, fervida e filtrada. Lavar bem as mãos com água e sabão, após ir ao banheiro, trocar fraldas, antes e depois de preparar alimentos e antes de comer. Cozinhar bem os alimentos, principalmente frutos do mar. Para lavar verduras e frutas é essencial que mergulhe em solução de hipoclorito de sódio a 2,5%, 15 gotas para cada litro de água e deixar por 30 minutos para desinfetar. Não precisa enxaguar.

Não deixar que crianças brinquem próximas as redes de esgoto, em córregos e lixo. Pede-se ainda que os moradores façam a limpeza e desinfecção da caixa de água domiciliar, com intervalos de seis meses, ou de acordo com a necessidade.
 
Fonte: Site da prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário