quarta-feira, 7 de março de 2012

Significado do saneamento básico

Saneamento básico é o conjunto de medidas adotadas em uma região, em uma cidade, para melhorar a vida e a saude dos habitantes impedindo que fatores fisicos de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico mental e social.
O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais são o conjunto de serviços de infra-estruturas e instalações operacionais que vão melhorar a vida da comunidade. É importante a preocupação dos governantes garantirem o bem estar e a saúde da população desde que também sejam tomadas medidas para educar a comunidade para a conservação ambiental.
Um dos problemas mais graves nas grandes periferias do Brasil é justamente a falta do saneamento básico e é este um dos fatores mais importantes da saúde porque de acordo com o meio onde vivem podem contrair e transmitir muitas doenças, inclusive por exemplo, doenças respiratórias, vermes e tantas outras. Portanto o acesso à água potável e algumas condições de higiene, muitas doenças podem ser evitadas diminuindo assim o custo com tratamentos.


Ontem estive em itacuruçá olhando as precáriedades da cidade, conversei com algumas pessoas, mais enfim pra começar a mostrar as minhas fotos eu dei uma olhada na brasilinha pra começar e olha só como o rio está. Abandonado, as águas estão paradas e isso é sinal de foco de dengue e logo ali tem uma escola de crianças. Não podemos ficar parados gente temos que tomar alguma medida para que algo pior não aconteça, a lixo sendo jogados no rio cadê as autoridades para impedir isso. Reparei também durante o meu trajeto que não há latas de lixo na cidade eu andei um bom pedaço com uma garrafa na mão porque não encontrei uma lata de lixo, o unico lugar que avistei várias uma quase do lado da outra foi na praça de santana. O povo precisa se conscientizar que não se deve jogar lixo no rio.


Matéria e fotos: Cristina figueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário