terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Defesa civil

Defesa Civil de Mangaratiba de casa nova.
A secretaria de Defesa Civil de Mangaratiba está de mudança. O órgão deixará em breve a Praia do Saco e terá sua sede numa casa localizada na Rua Santana, 618, em Muriqui, onde funcionava a antiga creche do distrito. O prédio passou por reformas e adaptações e já está em sua fase final de acabamento. Segundo o secretário Alexsandro Santos Fernandes, o motivo da mudança foi por causa de melhores condições de trabalho tanto na parte operacional quanto na estrutural.
A nova Defesa Civil do município, além de ganhar sede nova, está reestruturada. Virou secretaria e teve a criação dos setores técnico, administrativo e de ensino. “Estamos nos mudando para um local que nos dará mais estrutura para trabalhar. O ambiente será favorável em todos os aspectos. Temos o objetivo de buscar sempre a capacitação do nosso pessoal, e traremos cursos que serão ministrados na nova sala de ensino”, disse o secretário.
Dentre os motivos que levaram à mudança estão os dados estatísticos, que mostravam que a maior parte das ocorrências se concentrava em Itacuruçá e Muriqui, devido à densidade populacional. A logística de socorro também foi pesada, já que o Corpo de Bombeiros também fica localizado na Praia do Saco, ou seja, quando houver empecilhos como engarrafamentos e rodovia interditada, os dois órgãos estarão em locais estratégicos no município. Por fim a parte de alojamento e estrutura interna. O novo espaço fornece condições ideais para o exercício das principais fases do trabalho dos agentes: preventiva, socorro, assistencial e recuperativa. Boa parte das equipes administrativa e técnica já estão em Muriqui, que tem os telefones 2780-4635, 2780-4471 e 2780-4155, disponíveis para a população. Para a mudança definitiva, o secretário aguarda apenas a mudança do número 199 para o imóvel, o que deve acontecer já no início de março.
Hoje o órgão conta com o efetivo de 58 agentes e possui dois veículos terrestres, um furgão e uma caminhonete, e recebeu recentemente um barco para o reforço nas praias. O Grupamento Marítimo, localizado na orla da Praia do Saco, já começou a funcionar. Essa equipe trabalha na fiscalização das praias, vistoria de ilhas. “Fizemos uma reunião com a Capitania dos Portos para saber como poderíamos ajudar, além dos guarda-vidas, que estão desde janeiro nas praias em todos os distritos realizando trabalhos educativos, de salvamento, fiscalização e orientação”, destaca Alexsandro.
O órgão irá implantar em breve o sistema de alerta e alarme na cidade, com envio de mensagem por celular, o SMS. Para isso já começou o cadastramento das pessoas e líderes de comunidades que ficam localizadas em áreas de risco
Outra iniciativa inédita na cidade foi a instalação de pluviômetros (aparelho de meteorologia usado para recolher e medir quantidade de chuva em milímetros, que cai em determinado tempo e local). São 10 aparelhos espalhados por todo o município. Antes o volume de chuvas era medido por estimativa. Agora os dados serão acompanhados e catalogados pela Defesa Civil, 24 horas por dia e repassados simultaneamente para outros órgãos. “Com base nesses dados é que entraremos com o esquema de alerta e toda a logística necessária para evitar maiores acidentes. Nossa maior preocupação é a preservação da vida. Ações simples como o acionamento do alerta podem fazer a diferença”, conclui o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário