terça-feira, 4 de junho de 2013

I Semana de Meio Ambiente

Abertura contou com a presença do prefeito, palestras e exposições. Terça-feira será em Itacuruçá

A secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Mangaratiba iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 3, a I Semana de Meio Ambiente, que vai até o próximo dia 7. A abertura foi no Centro Cultural Cary Cavalcanti, no Centro, e contou com a presença do prefeito Evandro Capixaba, da secretária da pasta Natasha Kede e demais autoridades. Um café da manhã do Projeto Alimentação Consciente da secretaria de Educação - com alimentos reaproveitados - foi servido. No período da tarde houve ainda uma palestra com o Sebrae, voltada aos agricultores e empresários.
O prefeito enalteceu o evento e falou da importância do tema para a cidade. “Esse evento vem para marcar uma gestão que visa coibir irregularidades, seja ela em terras, na pesca e em construções. Outra vitória foi acabar com o lixão, que agora é transportado até o aterro em Seropédica. Vamos revitalizar a antiga área. A secretária e sua equipe estão de parabéns, pois atuam veemente no setor”, destacou Capixaba.
Natasha Kede também falou na abertura. “A secretaria é gestora das políticas ambientais, sendo responsável em disciplinar o uso equilibrado de nossos biomas, como a Mata Atlântica, cachoeiras, baía e fauna. A Prefeitura cumpre seu dever, como planejar ações, programas e políticas centradas em gestões sociais”, destacou.
A secretária enfatizou as ações relacionadas à sustentabilidade a serem implantadas pela secretária, como projetos de reflorestamento; criação e implantação de unidades de conservação; levantamento e recuperação dos mananciais; incentivo à agricultura familiar sustentável; criação de atitudes pessoais e empresariais voltadas à destinação adequada de resíduos, reciclagem e coleta seletiva; e investimento na educação ambiental.
A abertura da I Semana do Meio Ambiente contou ainda com o gestor do Parque Cunhambebe, João Emílio Rodrigues, que falou sobre as unidades de conservação na cidade, e a Defesa Civil. Paralelamente à abertura, tendas foram montadas na Praça Robert Simões, também no Centro, para apresentar aos alunos e à população a importância da sustentabilidade e produtos recicláveis. As barracas são da secretaria de Meio Ambiente, do Parque Estadual Cunhambebe e do Instituto Boto Cinza. Além desses órgãos citados, são parceiros do evento a Empresa Vale, Polícia Militar, APA Mangaratiba e Instituto José Miguel.

Programação até o dia 7

04 de junho - Itacuruçá

9h - Palestra Sustentabilidade com João Emílio do INEA, no Colégio Caetano de Oliveira
10h às 16h - Doação de mudas e informações socioambientais, e outras atividades em tendas montadas na Praça Luiz Quatropanni.
09h às 15h - Caminhada ecológica Estrada do Atalho.

05 de junho - Muriqui

9h30m - Passeio ciclístico em Muriqui
10h30 - Plantio de mudas nativas na Praça João Bondim
10h às 16h - Doação de mudas e informações socioambientais e outras atividades em tendas montadas na Praça João Bondim.
15h - atividades esportivas e dança com a 3ª idade na praia

06 de junho - Parque de Exposições (Nova Mangaratiba)

13h - atividades esportivas e dança com animadores.
14h - Desfile de roupas e bijuterias confeccionadas com materiais recicláveis.
15h - Peça teatral e premiação do concurso de pintura ou fotografia
13h às 16h - Tendas do PEC/APAMAM, SEMAP, Boto Cinza, com oficinas e pinturas no rosto.
16h - Encerramento com apresentação musical
OBS: neste dia o evento será apenas para funcionários, alunos da rede pública e órgãos envolvidos

07 de junho - Conceição de Jacareí

10h às 16h - Doação de mudas e informações socioambientais e outras atividades em tendas montadas na praça do distrito.
09h às 15h - Caminhada ecológica Estrada do Atalho.
14h - Palestra Sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário