segunda-feira, 16 de abril de 2012

Exposição Oshi-ê

Fundação Mario Peixoto abre exposição de arte japonesa nesta sexta-feira.
Nesta sexta-feira, dia 13, às 18 horas, a Fundação Mário Peixoto, órgão cultural da Prefeitura de Mangaratiba, abre a Exposição Oshi-ê, de arte japonesa. As 27 peças da artista Fátima de Souza serão exibidas no Salão de Exposições do Solar Barão do Sahy, na sede da FMP, na Rua Coronel Moreira da Silva, 173, no Centro.
A arte Oshi-ê (oshi vem do verbo osu = empurrar/apertar e ê = desenho), foi introduzida no Japão por volta do século VIII, praticada inicialmente pelas mulheres que viviam na corte, em Kyoto, antiga capital imperial. Com retalhos e sobras de quimono, elas confeccionavam caixas e biombos. Por volta do século XVII, a técnica foi introduzida em Edo (atual Tóquio) tornando-se gradativamente uma arte popular. A técnica consiste em sobrepor as peças do desenho, para que cada parte apresente um visual de alto-relevo. O trabalho concluído é colocado sob uma prensa por algumas horas, para que todas as peças apresentem uniformidade. Atualmente, o trabalho é feito também com washi (papel japonês).

A exposição fica até 13 de maio, e os horários para visitação são de terça a sexta, das 9 às 19 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 14 às 19 horas.
 
Fonte: Site da prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário