quinta-feira, 19 de abril de 2012

Capitania oferece apoio de engenheiros

Pescadores e barqueiros flagrados durante as inspeções que a Capitania dos Portos realiza na região são orientados a procurar ajuda. O sargento Xavier destaca que muitos desses pescadores estão com as habilitações vencidas ou com a documentação da embarcação desatualizada. “A Capitania tem ajudado muito os pescadores da região, que não têm condições de pagar um engenheiro naval para fornecer o laudo técnico de sua embarcação”, diz ele.
O atendimento gratuito anunciado pelo sargento Xavier é obra do delegado Marcos Amaral, que viabiliza, junto à Diretoria de Costa e Portos, o apoio de engenheiros navais. O engenheiro vai até a embarcação e determina, através de um laudo técnico, qual o uso da embarcação, a quantidade de carga ou de passageiros a ser transportada e avalia todos os equipamentos incluindo motor. “Ele é o responsável por dizer se o barco está em condições de garantir um trabalho seguro. Esse tipo de trabalho é caro. O pescador pagaria de R$ 500 a R$ 700 por embarcação, o que muitos não têm. A capitania está dando essa ajuda”, finaliza Xavier.
O setor responsável pela documentação de embarcações e habilitação marítima da Capitania dos Portos de Itacuruçá funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h.

Fonte: Jornal atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário