domingo, 4 de agosto de 2013

Educação Preventiva

Parceria entre prefeitura e secretaria de Educação de Itaguaí capacita agentes do Grupamento de Ronda Escolar

Cerca de 25 agentes do Grupamento de Ronda Escolar (GRE) de Mangaratiba participaram nesta quinta-feira, dia 1, da aula inaugural do curso de capacitação “Educação Preventiva". O curso, realizado no Centro Educacional de Integração Digital (Ceid), no Centro de Mangaratiba, é fruto da parceria entre a prefeitura local e a secretaria de Educação de Itaguaí. Ao todo serão nove encontros, sempre nas manhãs de quinta-feira, onde os agentes serão qualificados para agir como multiplicadores em educação preventiva. A secretária de Educação Meire Gabino também marcou presença no evento.
O responsável por ministrar o curso é o terapeuta Edinel Santa Rosa, assessor da Divisão de Saúde Escolar de Itaguaí. Edinel comentou a importância do papel do guarda municipal no meio escolar. “Eles têm um função estratégica e fundamental no processo de educação das crianças e jovens, pois presenciam diversas situações no seu cotidiano. Com o conhecimento que estão adquirindo vão poder orientar melhor esses jovens, alertando sobre os perigos e males que atormentam a juventude, como o consumo de drogas por exemplo”, disse.
Edinel completou dizendo que as crianças se espelham em exemplos, seja em casa, seja na escola. “O guarda municipal pode ser uma referência para esses jovens. Aqui ensinamos técnicas de como ele deve se aproximar da criança, a abordagem, o que deve fazer, as ações que deve tomar. Muitas crianças sofrem também com a falta de afetividade e o papel do agente também pode ser esse, de acolher, para que o jovem possa ver no guarda municipal um porto seguro para contar seus problemas”, conclui.
O supervisor do GRE, Tiago Apolinário, diz que o curso vem para aprimorar ainda mais o que já vem sendo feito. “Já fazíamos esse papel, de conselheiros e amigos dos jovens e crianças, mas com essa capacitação ficaremos ainda melhor preparados para enfrentar os problemas diários que ocorrem nas escolas do município. O problema do consumo de drogas, por exemplo, é muito sério”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário