Secretário Francisco Ramalho fala sobre próximas etapas do projeto Trem dos Mares e adianta ao ATUAL que em julho o trem estará na linha.
Recentemente lançado o projeto Trem dos Mares da Costa Verde, da Prefeitura de Mangaratiba e Secretaria de Turismo e Eventos tornou-se um dos temas mais comentados entre a população mangaratibense e entusiasmou muitos que não veem a hora de embarcar nessa viagem cultural pelo município.
Mas como todo projeto de grande porte, o Trem dos Mares também passa por diversas etapas. O secretário de Turismo e Eventos, Francisco Ramalho adiantou ao ATUAL em que pé anda o projeto atualmente e adiantou que em julho acontecerá a primeira viagem experimental do Trem dos Mares.
Como está o andamento do projeto Trem dos Mares da Costa Verde?
Depois do lançamento do projeto partimos para as questões técnicas e de toda parte logística do projeto. Há poucos dias caminhamos pela linha férrea de Itacuruçá a Santo Antônio, juntamente com o técnico Antônio Pastori e vimos quais as reais possibilidades do trem circular nesse trecho com os devidos desvios para não obstruir a ferrovia por onde passa o trem de carga.
Como se encontra o trecho da linha férrea entre Itacuruçá a Santo Antônio?
Estamos sendo acompanhados pela assessoria técnica, de Antônio Pastori, da Associação Fluminense de Trens Turísticos, e constatamos que no trecho perto da antiga Estação ferroviária de Itacuruçá há uma linha já construída que servirá como pátio de manobras para o trem dos Mares e chegando a Santo Antônio teremos que construir um.
O trem dos Mares poderá circular sem nenhuma intervenção de obras nesses locais?
Essa etapa técnica e logística é primordial ao projeto. Não podemos nos basear só numa paixão e sim na prática.
Quem vai operar o Trem dos Mares?
Após a Secretaria de Estado de Transportes nos possibilitar os vagões que eram do trem que fazia o percurso Paracambi X Barrinha, e que hoje estão na estação de Leopoldina, em Barão de Mauá, os quatro vagões serão operados pela empresa Relucan, de Belo Horizonte, que atuará na área de oficina. Vamos buscar nessa empresa o restauro da linha Itacuruçá X Santo Antônio.
No dia 23 estamos com uma reunião marcada com empresário Adonai Arruda Filho, proprietário da empresa Serra Verde. A prefeitura não é especializada em trem turístico. Buscamos essa especialização na pessoa do Adonai, que já opera o Trem do Pantanal, no trecho de Campo Grande X Miranda, em Vitória, e o famoso Trem de Serra Verde. Por ele ser um empresário mais antigo no mercado de operação de trem turístico ele está vindo aqui na nossa linha pra conhecer e fazer o estudo econômico.
Como será a relação com a empresa MRS Logística, que hoje utiliza o mesmo trecho de linha férrea por onde passará o Trem dos Mares?
Sabemos que a concessionária que administrada e faz uso desse trecho é a MRS, e sabemos também que o fluxo de trens de carga que passa pelo trecho todos os dias é grande. Mas nos próximos dias estaremos reunidos com responsáveis pela empresa para que possamos chegar a um denominador comum. Pretendemos fazer as viagens do Trem dos Mares nos fins de semana e nos feriados. Para isso, temos que ter o aval da empresa.
Que argumentos serão utilizados para convencer a empresa?
O contrato firmado entre MRS e Governo Federal diz que a empresa deve deixar duas passagens no trecho para trens de passageiros por dia. É nesse ponto que estamos nos respaldando. Não queremos de maneira nenhuma confronto com a MRS; queremos, sim, mostrar o quanto vantajoso será tanto para a população e para a empresa a viabilidade de um trem turístico circulando nesse trecho, trazendo um desenvolvimento sustentável, oferta de emprego e renda para a população. Buscaremos uma boa parceria com a MRS.
Fonte: Jornal Atual
Nenhum comentário:
Postar um comentário