A comitiva passou pela Rua da Palha, uma comunidade que registrou incidências de casos, e, em seguida, foi para o Hospital Municipal Victor de Souza Breves. “A Prefeitura de Mangaratiba está organizada para combater a hepatite A mesmo com um quadro difícil que é este surto. Fiquei tranquilo pois as instalações do hospital municipal são adequadas e fiquei impressionado com a rapidez na resposta com que o município agiu, conseguindo reunir o Estado e o Ministério da Saúde, com a FioCruz, a Vigilância Ambiental e a Cedae", disse Sérgio Côrtes.
As ações da Prefeitura de Mangaratiba para combater a hepatite A continuam até que o quadro se normalize. Em quatro dias de ações já foram distribuídos 150 mil litros de água mineral. Todas as fontes alternativas foram lacradas. Também estão sendo distribuídos panfletos informativos. Cinco mil frascos de hipoclorito de sódio (cloro) já foram entregues aos moradores. A Cedae, a Funasa e a equipe da Vigilância em Saúde Municipal atuam juntas no combate.
O secretário municipal de Saúde Sérgio Rabinovici alerta a população que a doença é transmitida pela da água, por meio de ingestão oral e contágio por coliformes fecais. Ela também pode ser transmitida por alguns alimentos, como frutos do mar. Para evitar a contaminação, o secretário indica que são necessários cuidados básicos com fontes naturais como ferver, filtrar e aplicar cloro (2,5% de hipoclorito de sódio com duas gotas para cada litro d’água). O mesmo deve ser feito com o preparo de alimentos, acrescentando 15 gotas de hipoclorito de sódio para cada litro e deixando de molho por trinta minutos. Nesta segunda-feira, dia 14, a partir das 8h, haverá distribuição de água para os moradores do Primeiro Distrito.
Fonte: Site da prefeitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário