sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval com tranquilidade

Evangélicos lotam sítios, fazendas e acampamento transformando os dias de folia em momentos de adoração e renovação da fé
Alegorias e adereços dão lugar à Bíblia Sagrada, no lugar da fantasia, roupas leves, propícias à convivência junto à natureza; ao invés dos sambas e marchinhas de ocasião, eles têm na ponta da língua os cânticos de louvor e adoração. Para eles, a animação não deve ser outra senão a de aproveitar o feriado prolongado para fazer da conivência com os irmãos mais um momento de reflexão sobre a fé no poder do Evangelho.
Assim, é a rotina dos que não estão nem aí para o reinado de momo, preferindo a clausura em retiros espirituais que se espalham por sítios, fazendas e acampamentos. Eles são evangélicos de várias denominações que, embora movidos pela fé religiosa, encaram a opção como uma prática empolgante, a ser curtida com igual alegria, mas inspirada num comedimento longe de se encontrar nas avenidas e salões do mundo. A reclusão em retiros espirituais é comum nos carnavais de gente como o Pastor Pablo Ramalho, da Igreja Metodista Ortodoxa no bairro do Engenho (Imobe) pelo 9º ano consecutivo, ele é o responsável em levar os membros da sua igreja para passarem um carnaval diferente voltado para confraternização evangélica que esse ano vai acontecer no campestre Monte Horeb.
De acordo com o Pastor Pablo Ramalho serão quatro dias de retiro, pela manhã serão palestras para contextualizar o jovem com o evangelho e os cultos são abertos para qualquer pessoa. “Vamos fazer brincadeiras e dinâmicas. Mas para participar do retiro tem que ser membro de alguma igreja evangélica”, afirma o Pastor. Outro templo que vêm desempenhando um papel parecido é a igreja Nova Vida que sempre realiza esse tipo de evento.
Segundo André Marcelo, Pastor responsável pelo evento, há 18 anos que a igreja faz retiro, mas o Bispo realiza esse evento há mais de 35 anos. “Pode ir qualquer pessoa para o retiro. É tradição na Nova Vida, há muitos anos que o bispo faz”, declara André. A igreja realiza o evento há oito anos no sítio Jonosake para poder comportar a quantidade.
O sítio tem diversos pastores e líderes que comandam equipes como sonorização, enfermagem, cozinha, segurança  etc e segundo André Marcelo durante toda a noite ficam equipes de plantão fazendo ronda para a segurança de todos. “Pela manhã tem o café, logo após um período de louvor e em seguida palestras e dinâmicas. 12h30 almoço e depois o momento do lazer. 18h serve o jantar e 20h começa a programação da noite com louvor (banda de música da igreja) cantores evangélicos como Pr.Asahp Borba, Raquel Mello, após a palavra ocorre uma palestra para todos os participantes no auditório principal, sendo cada dia um pastor diferente, como a Pastora Márcia, Bispo Ronaldo e palestras convidadas”, completa André.

Matéria (Jornal Atual)

Nenhum comentário:

Postar um comentário