quarta-feira, 31 de julho de 2013

Últimos dias...


Defesa Civil capacita agentes

O secretário da pasta  Alexsandro Fernandes foi um dos palestrantes do curso, que teve 20h/aulas

A secretaria de Defesa Civil da Prefeitura de Mangaratiba encerrou na sexta-feira, dia 26, o ‘Curso Básico em Defesa Civil: capacitação interna para agentes’, que teve 11 dias de duração. Duas turmas foram formadas, sendo uma basicamente por servidores aprovados no último Concurso Público. A segunda turma contou com agentes que atuam na Coordenadoria Marítima, com os guarda vidas. O curso aconteceu no auditório da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, mesmo distrito da sede da Defesa Civil (DC).
“Buscamos capacitar os agentes da secretaria de Defesa Civil  para que os mesmos possam atuar, principalmente, como gestores de risco e de ações operacionais. Eles devem ser capazes de identificar e analisar diversos cenários de risco e direcionar as ações da instituição para que haja gestão do risco identificado, conscientização sobre as ameaças e a execução de ações para redução das vulnerabilidades”, destacou o secretário de Defesa Civil, tenente-coronel Alexsandro Fernandes.
O curso, que contou com cinco módulos e totalizou 20h/aulas, foi ministrado por profissionais da própria secretaria que são especialistas nos temas. Os alunos tiveram aulas sobre Noções de Defesa Civil e Percepção de Risco, com Alexsandro e Alex Braga, coordenador de Planejamento. Os palestrantes dos módulos de Percepção de Riscos Geológicos, Percepção de Risco em Estruturas Edificadas, Primeiros Socorros e Gerenciamento de Abrigos foram a psicóloga Lidiane Bento, a geógrafa e superintendente técnica, Jaqueline Costa e o Engenheiro Civil, Michael Oliveira.
“A capacitação surgiu com o objetivo da DC aprimorar o potencial de resposta a desastres e a capacidade de resistência da comunidade, através de ações de prevenção e preparação para desastres. A ideia é reduzir o risco de desastres, aumentando a eficiência da secretaria em atuar em ações de Proteção e Defesa Civil”, reinteirou Jaqueline Costa.

Obra na RJ-14

empo ruim prejudicou início dos reparos. Previsão é de 60 dias para o término das obras no local

Funcionários do DER trabalham diariamente na obra do trecho que cedeu na RJ-14, na altura de Ibicuí. O tempo ruim das últimas semanas prejudicou o cronograma previsto inicialmente, mas com a melhora do clima a obra deve ser entregue em até 60 dias. O serviço é fruto da parceria da prefeitura de Mangaratiba com o Governo do Estado.
O projeto para a obra do local já ficou pronto e está sendo executado. Um muro de contenção de quatro metros de altura está sendo construído na base do barranco que cedeu. Após essa etapa começa a fase de aterramento, recuperação, compactação e nivelamento do terreno, além da construção e reparo do asfalto e do meio fio. Será construída também uma escada hidráulica, que captará as águas das chuvas, evitando assim a erosão.
O trecho desabou pelas fortes chuvas que atingiram o município no início do ano. A prefeitura impediu a passagem de veículos com peso acima de três toneladas pelo local, por serem veículos que poderiam afetar ainda mais a estrutura do trecho, que foi sinalizado pela Superintendência de Transito, e o fluxo segue em meia pista deste então.

Olha o passarinho

Um Passarinho de Bico Preto informa que a empresa DG FARMA PRODUTOS HOSPITALARES LTDA recebeu da Prefeitura Municipal de Mangaratiba um montante de R$ 572.843,00 (quinhentos e setenta e dois mil oitocentos e quarenta e três reais). Número do processo 0000143/12.

Guilhotina

Na retomada das sessões, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro marcou para o dia 7 de agosto próximo o julgamento de mais de trinta recursos, entre os quais o relativo ao prefeito de Itaguaí, Luciano Mota. Os processos relativos a Mangaratiba continuam na fila que, a propósito, está andando bem rápido.

Algemas

Diz o ditado que cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Presos na noite de ontem sob a acusação de formação de quadrilha, os vereadores de Guapimirim Iram Moreno de Oliveira, presidente da câmara e Alexandre Duarte de Carvalho, deverão ser transferidos para o presídio Bangu 2, para a mesma ala onde se encontra o pastor Marcos Pereira da Silva. Os dois estão incluídos no inquérito da Operação “os Intocáveis”, realizada em setembro do ano passado, resultando na prisão do então prefeito, Renato da Costa Mello Junior, o Junior do Posto e de outros membros do governo naquela época. De acordo com o inquérito Iram e Alexandre recebiam dinheiro mensalmente para não fiscalizarem as contas do Poder Executivo. (Fonte: Elizeu Pires)

Outro desabafo

“Esse final de semana, domingo, passei as piores horas literalmente no Hospital de Mangaratiba. Vi cenas, presenciei e escutei comentários dos piores possíveis, tanto de profissionais que trabalham ali, como também de pacientes que estavam ali. Médicos, ou seriam acadêmicos, atendendo sem jalecos e de chinelos, sem o menor preparo de intelecto. Enfermeiras totalmente despreparadas, debochando e desfazendo de pacientes. Falta de materiais de consumos, de medicamentos, de lençol para maca, e os profissionais pedindo para os familiares irem em casa buscar cobertores para os pacientes que iriam ficar em observação. Leitos ocupados por pacientes de outros municípios. Pacientes internados na emergência. Com tudo isso, quando estava indo para casa ontem por volta das 21h, quem encontro do lado de fora do Hospital? O Vereador José Luiz do Posto com sua trupe. Pensei que ele estava ali para fiscalizar o descaso que se formou no Hospital. Perdi meu tempo. Ele deu uma voltinha e foi embora, sem nada fazer para tentar melhorar o caos que estava formado! População de Mangaratiba, estamos literalmente “mortos” com essa saúde.”

Aconteceu de novo

Nova denúncia relacionada ao péssimo atendimento a grávidas no HMVSB foi divulgada nas redes sociais nos seguintes termos: “Sábado 27/07/2013 por um triz a tragédia não se repete no Hospital de Mangaratiba. Após parto, a criança nasceu com 4 k e mais algumas gramas que não sei precisar, mas pela demora da tomada de procedimento, nasceu paralisada da cintura pra cima, tiveram que fazer massagens, procedimento que trouxe os movimentos de voltas. A família preferiu não divulgar maiores detalhes.”

Bodes expiatórios

Ao que parece, os ombros encarregados de carregar a “cruz” do fracasso da festa de Santana do último final de semana em Itacuruçá foram três servidores que já teriam sido sumariamente demitidos pelo prefeito Capixaba, depois do inacreditável fiasco que o município nunca havia assistido, em mais de cento e oitenta anos.

Olha o passarinho

O “passarinho azul de bico amarelo” informa que a empresa ÔMEGA – ENGENHARIA DE SOFTWARE LTDA (troca as lâmpadas queimadas) tem um contrato pomposo – número do processo 14652/10 – com a Prefeitura de Mangaratiba para trocar as lâmpadas queimadas, e que o valor pago mensalmente gira em torno de R$ 200.000.00 (duzentos mil reais). Uma pergunta: Com esses valores pagos por mês a essa empresa, porque ainda temos tantas lâmpadas queimadas? Esclarecendo que a Ampla informa que os recursos decorrentes da taxa de iluminação pública, incluídos no valor da conta de cada consumidor do município, são repassados, integralmente, à prefeitura.

Notas

- O quiosque do Vizinho, situado na praça da estação, foi arrombado e furtado na noite de domingo para segunda-feira. Pelo que se sabe, nessa mesma noite, o policiamento de Itacuruçá estava reduzido a seu mínimo, porque parte do destacamento teria sido deslocado para as proximidades da residência do governador Sérgio Cabral, no Portobelo.
- Reclama uma servidora que não se pode contar com o vale alimentação como forma de sustento, porque o crédito é muito irregular e quem depender dele, vai passar fome.
- Vale o registro elogioso quanto à atuação dos integrantes da Guarda Municipal em serviço em Itacuruçá que, na noite de ontem, socorreram um morador com obesidade mórbida que não conseguia sair de um automóvel.

Enquanto isso

Sem reajuste salarial há três anos, os professores da Prefeitura de Mangaratiba estão mais revoltados a cada dia que passa. Assim sendo, organizaram um protesto no centro de Mangaratiba para o dia 07 de agosto, às 13h. (Fonte: política de Itaguaí)

A propósito

Ainda sobre o transporte da alimentação de funcionários, atualmente concentrada na cozinha do HMVSB e distribuída aos servidores através de ambulâncias, uma moradora destaca: “No último sábado, por volta das 19h, uma caminhonete da Defesa Civil, com dois ocupantes, estava no Hospital Municipal sendo abastecida de quentinhas. Um dos funcionários foi questionado por uma pessoa que estava no hospital sobre o motivo do carro estar ali fazendo o transporte. Recebeu, como resposta, que aquele procedimento era normal. Todos os dias é realizado do mesmo jeito.”

HMVSB

Assim se manifesta uma moradora, através de uma rede social: “O Povo de Mangaratiba tem que visitar o hospital de Mangaratiba nos finais de semana – sábado e domingo. Quem for lá, vai presenciar o descaso e o desrespeito com que é tratada a população de Mangaratiba. Médico atendendo como se estivesse num shopping, sem jalecos e identificação de médico. Acadêmicos atendendo e prescrevendo como se fossem formados. Falta de leitos para internação, pois os leitos estão ocupados com pacientes vindo de outros municípios. Falta de materiais para trabalho dos profissionais, medicamentos e material de consumo. Técnicos de enfermagem debochando dos pacientes. Onde está o vice-prefeito médico, que deveria percorrer o hospital nos finais de semana?”

Mediações

Frase do dia
“É a qualidade dos sim e dos nãos que você diz hoje que definirá como será a sua vida amanhã.” (Roberto Shinyashiki)
www.itacrio.wordpress.com


segunda-feira, 29 de julho de 2013

BRUNA KARLA EM ITAGUAI DIA 08 DE AGOSTO


III SEMANA DE BIOLOGIA


INSCRIÇÕES PARA VOLUNTARIOS


5ª FESTA DO AIPIM


EXPOSIÇÃO ATÉ O DIA 3/08 - NÃO PERCA


DAS DONDOKAS ACESSÓRIOS - ITACURUÇÁ

DAS DONDOKAS Acessórios
Avenida Santana, 346 Loja B - Itacuruçá 
Tel.:(21) 9626-1973 Eliane // 7822-0444 Luciana // ID 23*17162

DOCERIA SORVETE & CIA - ITAGUAÍ


GULOSEIMAS DO SIRIGUEJO - ITACURUÇÁ

Guloseimas do Siriguejo
Rua Orlandina, 88
Tel.:(21) 7412-5600
Itacuruçá

Olha o passarinho

Um dos passarinhos indiscretos das redes sociais informa: “Um Passarinho Amarelo de Bico Vermelho informa que a empresa SOL NASCENTE DE ITAGUAI DECORAÇÃO E REFORMAS LTDA forneceu só nos primeiros seis meses de 2013 um montante de R$ 896.532.12 (oitocentos e noventa e seis mil quinhentos e trinta e dois reais e doze centavos), número do processo 15525/10, para a Prefeitura de Mangaratiba, e que os valores pagos mensalmente giram em torno de R$ 149.000.00 (cento e quarenta e nove mil reais).”

Festival de pipas

O incansável Marcelo conseguiu reunir mais de quinhentos aficionados pelo antigo esporte de “soltar pipas”. Itacuruçá assistiu, ontem, a mais uma edição do “Festival de Pipas”, que trouxe ao distrito crianças, adultos e gente de cabelos brancos absolutamente hipnotizados pelo prazer de empinar suas pipas e manobrá-las no céu azul.

A propósito II

Hoje completa um mês, desde que um jovem casal de Itacuruçá dirigiu-se ao HMVSB para a grande alegria de receber a nova integrante da família, a bebê Jéssica. No fim das contas viveram um pesadelo, inacreditável e incompreensível. Voltaram para casa com o corpo da esperada filha e neta entregue numa caixa de papelão.

A propósito

Já há mais de um ano, o blog publicou a informação de que as ambulâncias dos postos de saúde estavam sendo utilizadas para transportar “quentinhas” de almoço e jantar dos funcionários, desde o HMVSB para cada um dos postos. Pois, segundo apuramos, a prática continua acontecendo, apesar dos riscos de contaminação dos alimentos num ambiente que transporta doentes. Assim sendo, no município de Mangaratiba, está proibido necessitar de ambulância nesses horários. Ficar doente, só depois do horário de almoço ou jantar. Diante do fato, pergunta um morador: “Não seria mais adequado e prudente se a prefeitura utilizasse os veículos da Guarda Municipal para esse transporte ou, até mesmo, contratar uma empresa para realizar a tarefa?”

Ambutaxi

Uma moradora da rua João Menino sentiu-se mal em casa. Os familiares imediatamente telefonaram para o posto de saúde pedindo socorro. Foram informados que a ambulância (apesar de estar no PS) não poderia ir à sua residência socorrê-la. Corre daqui, corre dali, familiares e vizinhos arranjaram um meio de levá-la à unidade de saúde. A paciente foi socorrida a tempo. No entanto, ao retornar, se depararam com a ambulância estacionada a poucos metros de sua residência. Não se tratava de nenhum outro atendimento emergencial, nem de atraso na solicitação anterior. O veículo estava ali porque foi levar uma atendente de enfermagem em casa para pegar uma muda de roupa e verificar se o filho estava bem.

Injusto

Sem saber, exatamente, como vem sendo organizada a festa de Sant’anna dos últimos anos, inúmeras pessoas colocaram a culpa do embargo aos shows no padre Jairo, a ponto de os ânimos exaltados terem impedido a celebração da missa da noite do último sábado. Pois ele é o último a quem devemos cobrar explicações. A parte da festa sob sua responsabilidade é a religiosa, com missas e procissões. A chamada “festa profana”, que inclui barraquinhas e shows, é dividida entre prefeitura e uma “comissão organizadora”, sendo encargo da prefeitura, através da secretaria municipal de turismo e eventos, a montagem do palco, contratação e pagamento de artistas e os devidos licenciamentos e comunicações ao Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Judiciário. Aliás, qualquer responsável pelos blocos carnavalescos ou barcos do Carnamar sabe disso, e nunca esquecem de fazer as comunicações de seus eventos com semanas de antecedência. Sendo assim, a “cruz”, relativa à primeira vez que nossa festa de cento e oitenta e cinco anos fracassou, não deve ser carregada pelo padre Jairo. Há outros ombros, muito mais apropriados.

Fogo brando

Frase do dia
Errar é humano. Culpar outra pessoa é política. (Hubert H. Humphrey – 38º. Presidente americano)
www.itacrio.wordpress.com


domingo, 28 de julho de 2013

Estudos com os VERTEBRADOS


Aproveite


Festa Julina de Ibicuí


Exposição


DAS DONDOKAS ACESSÓRIOS - ITACURUÇÁ

DAS DONDOKAS Acessórios
Avenida Santana, 346 Loja B - Itacuruçá 
Tel.:(21) 9626-1973 Eliane // 7822-0444 Luciana // ID 23*17162

SORVETE & CIA - ITACURUÇÁ

Sorvete & Cia
Avenida Santana, 243
Tel.:(21)2680-5076
Itacuruçá

GULOSEIMAS DO SIRIGUEJO - ITACURUÇÁ

Guloseimas do Siriguejo
Rua Orlandina, 88
Tel.:(21) 7412-5600
Itacuruçá

Se fosse aqui

Na Irlanda, a coligação no Governo vai fazer, em 4 de outubro, um referendo sobre a extinção do Senado, a câmara alta do parlamento do país. Em 23 de julho, o próprio Senado aprovou, por 33 votos a favor e 25 contra, a legislação que permite a sua abolição, após “aceso debate” que indica “uma campanha muito viva”. O Senado é composto por sessenta membros indicados por várias instituições e tem o poder de atrasar a entrada em vigor de leis aprovadas no parlamento, mas não pode vetá-las. Desde 2009, os deputados irlandeses estão sendo pressionados para reformarem ou abolirem a instituição, que é frequentemente considerada como antiquada e desnecessária.

Quem dera

Um vereador do município de Jaú, no interior de São Paulo tenta, pela segunda vez, a aprovação de um projeto de lei que equipara o salário de vereadores ao de professores de educação infantil da rede pública municipal. Caso o projeto seja aprovado, os políticos passarão a receber em torno de R$ 1.700,00. O projeto propõe o estabelecimento de um teto para os subsídios dos vereadores. Esse teto seria a média aritmética entre o menor e o maior salário previsto para o professor de educação infantil do município.

Ele disse

A política, com P maiúsculo, visa ao bem comum e nós, cristãos, não podemos nos fingir de Pilatos e lavar as mãos. Ontem, o papa Francisco se referiu especialmente aos jovens que possuem uma sensibilidade especial frente às injustiças, mas muitas vezes se desiludem com notícias que falam de corrupção, com pessoas que, em vez de buscar o bem comum, procuram o seu próprio benefício. Mas o Papa instou a que “nunca desanimem, não percam a confiança”, insistindo em que a ação política pode mudar a realidade. O homem pode mudar. Depois de afirmar que atuar na política é um dever de cristão, Francisco comentou: “A política é muito suja, mas pergunto: por que é assim? Por que os cristãos não fazem política com o espírito evangélico? É fácil dizer que a culpa é do outro, mas o que eu faço? É um dever de um cristão trabalhar pelo bem comum”.

Mangaratiba cidadão

Realizou-se ontem, em Itacuruçá, a primeira reunião objetivando a criação de uma organização da sociedade civil de interesse público destinada a acompanhar e fiscalizar as ações do poder público em todos os municípios da costa verde. A proposta apresentada é similar àquela desenvolvida, com sucesso, pelos moradores de Ribeirão Bonito, no interior de São Paulo, em fins dos anos noventa e que se tornou referência mundial no combate à corrupção no poder público, a AMARRIBO. O marco inicial e radical desse novo ente voltado à cidadania é seu caráter apolítico partidário, pretendendo congregar todos aqueles que, independente de suas convicções ideológicas, acreditam na gestão pública baseada na ética e na lisura.

A propósito II

A tomada de posição do Corpo de Bombeiros deve ser considerada à luz do cuidado da corporação para que não ocorram novos incidentes, como o acontecido há cerca de seis meses na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde duzentos e quarenta e dois jovens morreram por conta de um evento mal programado, mas realizado e superficialmente fiscalizado.

A propósito

Esclarece um morador; “A interdição da festa de Santana deve ter ocorrido por incompetência. O COSCIP, o código de segurança contra incêndio e pânico (Legislação de Segurança Contra Incêndio e Pânico – Decreto nº 897, de 21/09/76 e Legislações complementares) tem os devidos prazos para darem entrada na solicitação de liberação de evento. Devem juntar o nada opor das policias civil e militar e mais dos órgãos municipais envolvidos em segurança. Com certeza o pedido extrapolou o máximo permitido pelos grupamentos de bombeiro militar ou faltou documentação. No caso de extrapolar o limite máximo de um GBM, deverá ser solicitado ao setor de diversões do CBMERJ no quartel central. O fato é que, até quinta feira não tinham pedido nada e com certeza na sexta também não, ou seja, estão colocando a culpa nos bombeiros por uma coisa que não fizeram.”

1840

O ano de mil oitocentos e quarenta marcou a inauguração, em Itacuruçá, da igreja de Santana. A festa de arraial, em homenagem à padroeira, veio antes dessa inauguração e se tornou, ao longo de quase dois séculos, referência da Costa Verde. Todavia, neste ano de 2013, todos os que vieram participar das comemorações, bem como todos aqueles que guardam memórias das antigas festas, ficaram profundamente decepcionados. Falhas inaceitáveis das responsabilidades a cargo do poder público, inviabilizaram os dois dias finais da festa. O embargo do Corpo de Bombeiros não é causa, mas consequência da ação imprudente daqueles que pensam que podem tudo, em busca do lucro material, com shows superfaturados, cujos lucros não iriam para nenhuma obra da igreja, mas para bolsos políticos muito específicos.

Imbroglio

Frase do dia
O problema é que existe opinião demais e respeito de menos. (Anônimo)
www.itacrio.wordpress.com


sábado, 27 de julho de 2013

DAS DONDOKAS ACESSÓRIOS - ITACURUÇÁ

DAS DONDOKAS Acessórios
Avenida Santana, 346 Loja B - Itacuruçá 
Tel.:(21) 9626-1973 Eliane // 7822-0444 Luciana // ID 23*17162

SORVETE & CIA - ITACURUÇÁ

Sorvete & Cia
Avenida Santana, 243
Tel.:(21)2680-5076
Itacuruçá

GULOSEIMAS DO SIRIGUEJO - ITACURUÇÁ

Empadas vários sabores: frango, frango com passas, camarão, bacalhau, queijo, carne-seca, siri, cebola, pizza, calabresa e palmito.

Guloseimas do Siriguejo
Rua Orlandina, 88
Tel.:(21) 7412-5600
Itacuruçá


É AMANHÃ


POUSADA DAS PEDRAS - ITACURUÇÁ

Pousada das Pedras
Tel.:(21) 9500-5930

Outros telefones
Tel.:(21) 2680-7365 Trabalho
Endereço: RUA CECY , NÚMERO 251
23880-000 Mangaratiba, Brazil
Bairro ITACURUÇÁ