terça-feira, 30 de abril de 2013

Manda V FASHION Modas - Itacuruçá

Manda V FASHION modas
Estrada RJ 14 Loja 48
Tel.:(21) 2680-7652
Terça a Sábado 9hs às 19hs
Domingo 9hs às 14hs

Das Dondokas Acessórios - Itacuruçá

DAS DONDOKAS Acessórios
Avenida Santana, 346 Loja B - Itacuruçá
Tel.:(21) 9626-1973 Eliane // 7822-0444 Luciana // ID 23*17162

AP. Imóveis - Itacuruçá

AP. Imóveis
A certeza de um bom negócio!
Avenida João Bermudes de Castro, 8 - Itacuruçá
Tel.:(21) 2680-7680 // 7708-5766 // 8302-8857

Academia Gleici Margareth - Itacuruçá

ACADEMIA GLEICI MARGARETH.
Rua: Abraão Drubfcky Lote 06 - Brasilinha - Itacuruçá
Tel.:(21) 7563-3809 // 7148-2386 // 9259-0969
Horário: Seg / Sex - 7:00 ás 12:00 / 15:00 ás 22:00

FiSioItac - Itacuruçá


Sorvete e Sacolé da IA - Itacuruçá


Cacá Figueira Fotografias


3ª Grande Festa do Trabalho


Os MCs Sapão e Duduzinho cantam na sexta-feira, dia 3, junto com Nosso Sentimento e Samba Rock.

O ritmo do funk chegará com força durante a 3ª Grande Festa do Trabalhador de Mangaratiba. A secretaria de Turismo e Eventos da Prefeitura de Mangaratiba anunciou nesta segunda-feira, dia 29, mais duas atrações que agitarão a sexta-feira, dia 3, do evento. São eles: os MCs Sapão e Duduzinho. Eles comandarão o terceiro dia de festa junto com as outras atrações já confirmadas, Nosso Sentimento e Samba Rock.
MC Duduzinho chegou à fama no meio do funk com os sucessos “Normal, Mamãe Passou Açúcar em Mim” e “Vai Me Amar na Van”. Já MC Sapão está há mais tempo na pista e conta com ritmos consagrados como, “Tô Tranquilão”, “Red Label ou Ice”, “Diretoria” e “Adultério”.
A 3ª Grande Festa do Trabalhador contará ainda com os shows de Molejo e Buchecha, na quarta-feira, dia 1. Na quinta, dia 2, Raça Negra e o sertanejo de Renan e Christiano, e no sábado, dia 4, Pique Novo e Sávollo Lopes. Os shows começam a partir das 21h. Mais informações 21-3789-9036 e 3789-9016. Os shows serão na orla da Praia do Saco, em frente ao Ciep 294.

Notas


O trevo de acesso a Itacuruçá na rodovia governador Mário Covas (Rio x Santos), está se tornando um ponto crítico de graves e fatais acidentes.
- Acontecerá, no próximo dia 3 de maio, na casa das Laranjeiras em Angra dos Reis, o I Seminário de Economia Solidária e Políticas Públicas da Baía da Ilha Grande
- Proprietários de veículos “agregados”, que prestam serviços à prefeitura, reclamam que estão sem pagamento há meses. Um deles afirma que a situação está bem difícil, especialmente para aqueles que têm prestações do veículo para pagar.
- Alerta de uma mãe. “Mãe aceita tudo, é claro, mas, por favor, no dia das mães, não dê a ela nada que signifique mais trabalho, como ferro elétrico, liquidificador, processador de alimentos, máquina de lavar, etc. Se lhe faltar criatividade (ou dinheiro) uma dúzia de rosas já basta.”
- Atualizada, ali na guia “empregos” a lista de vagas disponíveis na RH-Domínio.
- Olhando de frente, o Centro Cultural de Itacuruçá parece o mesmo de sempre. Todavia, uma simples volta ao redor do prédio mostra que o descaso com a limpeza vem de longe.

A propósito II


Ontem, a Polícia Militar ocupou a comunidade Cerro Corá, em Laranjeiras, para a implantação da 33ª. Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). A comunidade, composta por três favelas, tem cerca de 3.000 moradores e a UPP empregará 190 policiais, ou seja, um policial para cada 16 moradores. Itacuruçá tem cerca de seis mil moradores permanentes e três policiais militares/dia, que só contam com o apoio imediato da ronda “Patamo”, que tem a missão de cobrir todos os distritos.

A propósito II


Ontem, a Polícia Militar ocupou a comunidade Cerro Corá, em Laranjeiras, para a implantação da 33ª. Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). A comunidade, composta por três favelas, tem cerca de 3.000 moradores e a UPP empregará 190 policiais, ou seja, um policial para cada 16 moradores. Itacuruçá tem cerca de seis mil moradores permanentes e três policiais militares/dia, que só contam com o apoio imediato da ronda “Patamo”, que tem a missão de cobrir todos os distritos.

A propósito I


Denunciam moradores da área entre a praça da estação e o Axixá que domingo, por volta das oito da noite, quatro homens fortemente armados circulavam tranquilamente pela orla, próximo à “santinha”, exibindo pistolas e até mesmo um artefato parecido com um fuzil. Há quem diga que são os mesmos que confrontaram a polícia na última quarta-feira, fugiram se embrenhando na mata e retornaram para a casa do morador que foi expulso.

O nosso ''ovo''


Tiros em Itacuruçá, na quarta-feira no início da noite e na sexta-feira de madrugada. Tiros na Cachoeira II na noite de sábado. Arrastão em Coroa Grande. Moradores expulsos de suas casas por bandidos na Cachoeira e em Itacuruçá. Domingo à noite, um empregado de um dos restaurantes da praça da estação foi assaltado e agredido na linha do trem, quando se dirigia à sua casa na “pedra rolou”. Os bandidos levaram todo o pagamento que acabara de receber. Vários relatos de furto de automóveis, inclusive com sequestro de pessoas. Relatos de furtos e roubos nas casas de veraneio nas ilhas. A continuar nesse caminho, como estarão Itacuruçá e Muriqui daqui a dez anos? Seremos o novo “complexo do alemão”?

O filme


O ovo da serpente é um filme de narrativa convencional de mistério e é feito, sobretudo, como uma fábula de advertência. Dez anos antes da subida dos nazistas ao poder, já se podia ver um fantasma rondando as vielas da Alemanha e pressupor que em meio à desordem, à crise econômica e ao vácuo político, uma semente de radicalismo e violência estava para brotar.

O ovo da serpente


Frase do dia
“É como o ovo de uma serpente. Através das finas membranas, você pode claramente discernir o réptil já perfeito”. (Dr. Vergerus, personagem do filme ‘O ovo da serpente’, de Ingmar Bergman – 1977)
www.itacrio.wordpress.com


segunda-feira, 29 de abril de 2013

Cris Camisetas Personalizadas


Frango Assado & Cia - Itacuruça


Itacuruçá Academia

Itacuruçá Academia
Estrada RJ 14, Quadra 69, Lote 02
Tel.:(21) 2680-7731 ou 7898-8581
ID: 8*36239
e-mail: deisesaraiva@oi.com.br
Itacuruçá

Das Dondokas Acessórios - Itacuruçá

DAS DONDOKAS Acessórios
Avenida Santana, 346 Loja B - Itacuruçá
Tel.:(21) 9626-1973 Eliane // 7822-0444 Luciana // ID 23*17162

Sorvete & Cia - Itacuruçá

Sorvete & Cia
Avenida Santana, 243
Tel.:(21) 2680-7650
Itacuruçá

Sorteio de Brindes: 3ª Idade


Evento tem como objetivo aumentar integração do grupo e atrair novos frequentadores.

O grupo da Terceira Idade de Itacuruçá vai promover nesta terça-feira, 30, às 9h, um sorteio de brindes, com objetivo de integrar e atrair mais integrantes para o núcleo. O evento contará com um delicioso café da manhã e a presença da superintendente da Terceira Idade, Tânia Bondim.  Segundo Tânia, o próprio grupo se reuniu para realização desta brincadeira. “Geralmente fazemos palestras e dinâmicas em nossas reuniões, mas eles quiseram dar uma animada e compraram brindes para serem sorteados entre eles”.
Tânia Bondim acredita que a ideia é muito interessante. “É muito importante ter essa troca entre eles. É por isso que friso tanto para as pessoas entrarem para os grupos”. Os integrantes são beneficiados com consulta médica, fisioterapia, atividades físicas e palestras. Além de reuniões semanais com palestras e dinâmicas diversificadas. Para participar do grupo a pessoa deve ter a partir de 50 anos e levar ao núcleo do seu distrito, os seguintes documentos: Identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e duas fotos 3x4.

Doação de sangue


Estoque do Hemonúcleo Costa Verde, em Angra dos Reis, que atende Mangaratiba, está vazio.

A secretaria de Saúde da Prefeitura de Mangaratiba inicia esta semana uma ação que visa aumentar o estoque de sangue do Hemonúcleo Costa Verde, que fica em Angra dos Reis. A iniciativa vem para mobilizar os moradores da cidade, pois o núcleo na cidade vizinha atende também pacientes de Mangaratiba, Rio Claro e Paraty.
De acordo com o subsecretário de saúde de Mangaratiba, Sérgio Garrido, será feito um cadastro com os interessados em doar sangue. Em seguida, após reunir 15 pessoas por vez, será marcada uma data e um ônibus levará os doadores até Angra para o procedimento. A ação da secretaria municipal não tem data para finalizar.
“Mangaratiba mais uma vez toma uma iniciativa pioneira. O prefeito Evandro Capixaba e o vice-prefeito Dr. Ruy, que é médico, apoiaram a ação na mesma hora, pois sabem da necessidade da doação de sangue. Os pacientes do nosso Hospital Victor de Souza Breves (HMVSB) também dependem desse sangue que vem da cidade vizinha. Não mediremos esforços até alcançar um banco de estoque satisfatório”, destacou Sérgio Garrido.
Os interessados em doar sangue devem preencher uma ficha nos postos de saúde dos distritos de Muriqui, Itacuruçá, Conceição de Jacareí e Serra do Piloto. A ficha também poderá ser preenchida no HMVSB. A secretaria de Saúde de Mangaratiba disponibiliza ainda o cadastro pelo telefone 2789-6040, ramal 384.
Pode doar sangue pessoas com seguintes critérios: Homem ou mulher que apresentem as seguintes condições: estar bem de saúde; peso igual ou superior a 50kg; idade entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais ou responsáveis); intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 para mulheres; mulheres fora do período gestacional, três meses após o parto ou fora do período de amamentação; não ter tido hepatite após 10 anos de idade; não ter doença de Chagas ou contato com o inseto “barbeiro”, não ser portador de epilepsia; não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas; e não ter diabetes.

Cecap realiza workshop


Alunas ampliam o conhecimento sobre diversas técnicas usadas pelos profissionais da área de beleza

O Centro de Capacitação de Muriqui, órgão que faz parte da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Mangaratiba, realizou na tarde desta quinta-feira, 25, um workshop do curso de cabeleireiro, que teve como assunto a “Hidratação Capilar”. Alunos e convidados participaram do evento, que contou com a presença de representantes de empresas de cosméticos. Segundo Delma Rosangela de Miranda, coordenadora do espaço, o objetivo do workshop é ampliar o conhecimento das alunas. “Queremos oferecer um curso no qual as alunas possam sair daqui como profissionais da área e quanto mais aprendizado, melhor”.
A aluna Solange Lucas, que foi escolhida como assistente para o processo de hidratação, era só elogios ao Cecap. “Já fiz o curso de manicure e me profissionalizei, agora, estou fazendo o de cabeleireiro e tenho amado. Acredito que as pessoas podem alcançar seus objetivos quando tem força de vontade e um governo que aposta na capacitação de sua população”.
A professora do curso de cabeleireiro, Kátia Magalhães, diz que a intenção do curso é tornar o aluno um profissional independente financeiramente. “Seja de qualquer forma, trabalhando num salão ou por conta própria, o aprendizado vai gerar uma remuneração”. O próximo workshop realizado pelo espaço será de Maquiagem, no dia 9 de maio.

Parece, mas não é.


Diz-se que uma imagem vale mais do que mil palavras. Todavia, às vezes, ângulos inusitados podem levar a interpretações equivocadas.

Transparência


Informa o vereador Rodrigo Bondim, através do facebook, que Angra dos Reis já implantou o “portal da transparência”, conforme determina a Lei Complementar 131/2009, com as principais informações sobre a administração municipal. Nesse portal constam as receitas, despesas, empenhos, licitações, relatórios de gestão fiscal e outros dados, que asseguram a transparência na administração pública. Cumprindo a determinação legal, esse portal de Angra apresenta relatórios de gestão fiscal, discrimina balanço de receitas e despesas, aponta gastos com pessoal, receita corrente líquida, precatórios, restos a pagar, dentre outras informações sobre a dotação orçamentária do Município. Confira como poderá ser a transparência pública aqui em Mangaratiba, quando o sistema for implantado, em  http://www.angra.rj.gov.br

Culpa do Charlinho de novo?


Informa o Jornal Atual que, em Itaguaí, medicamentos fundamentais para o tratamento de pacientes estão em falta no HMSFX. Nos postos de saúde faltam luvas, gases, materiais básicos para a proteção dos profissionais. A escassez destes materiais compromete os atendimentos e faz com que muita gente volte para casa sem o devido tratamento. Sem contar com os pacientes que dependem mensalmente dos serviços prestados pela Secretaria de Saúde, como por exemplo, remédios controlados e até fraldas. Essa situação precária levou o presidente da Liga Internacional de Assistência aos Direitos Humanos (Liadh), Frederico Goulart, a ameaçar o governo Luciano Mota de espalhar outdoors pela cidade, Rio-Santos, Avenida Brasil e municípios vizinhos, denunciando os descasos da prefeitura. Leia a reportagem completa na revista I Mais em

Cautela


Relata um morador e pai de uma aluna do “Caetano”, que na última quinta-feira, o vendedor de icegurt que estaciona na porta da escola, se dizendo sem créditos no celular, pediu à sua esposa que telefonasse para determinado número. Ela, que aguardava a filha, gentilmente fez a ligação. Ninguém atendeu o outro lado. Ao chegar em casa comentou o fato com o marido e lhe disse ter ficado com a impressão que, enquanto ligava, um telefone nas proximidades tocava baixinho. O marido, recuperando o número na memória do celular, efetuou nova ligação para o número em questão, dessa vez do seu próprio telefone. Quando atenderam do outro lado, perguntou se aquele número era, por acaso, do vendedor de icegurt que ficava em frente à escola. Diante da resposta afirmativa, ele confrontou o sujeito e exigiu que, no dia seguinte, o aguardasse na porta da escola para esclarecer sua intenção. Na manhã de sexta-feira, esse pai foi à porta da escola. O tal vendedor não apareceu. Perguntando aqui e ali, descobriu que ele mora em Bangu. Desconfia, o pai, que o propósito do sujeito poderia ser alguma forma de chantagem, achaque ou mesmo a possibilidade de sequestro de sua filha.

Continuando


O repórter e apresentador Wagner Montes noticiou, no decorrer dessa semana, ter havido uma onda de arrastões que levou pânico e medo aos moradores dos bairros de Vila Geni e Coroa Grande, em Itaguaí, no último domingo (21). Segundo relatos de moradores, as pessoas estão assustadas e, por isso, evitam sair de casa ao entardecer.

(In) Segurança


Na noite de sábado para domingo, por volta da meia noite, mais um tiroteio assustou os moradores de Itacuruçá. Dessa vez, numa das ruas internas atrás da igreja de Santana. Nenhum morador sabe afirmar se foi confronto entre policiais e bandidos ou entre criminosos, já que nenhum morador se arriscou a abrir a janela para ver. O que se sabe é que os “pipocos” duraram cerca de oito minutos e que, logo a seguir, alguns automóveis cruzaram a rua Evelina, em direção à passagem de nível, em alta velocidade e “cantando pneus”.

Reflexos


Frase do dia
Viver é ficar se equilibrando, o tempo todo, entre escolhas e consequências. (Jean Paul Sartre)
www.itacrio.wordpress.com


domingo, 28 de abril de 2013

Sorvete & Cia - Itacuruçá

Sorvete & Cia
Avenida Santana, 243
Tel.:(21) 2680-7650
Itacuruçá

Pousada Marina Porto - Itacuruçá


Hotel Gaivota - Itacuruçá


Itapesca - Itacuruçá


FiSioItac - Itacuruçá


Koisas Costa Verde - Itacuruçá

Koisas Costa Verde
Rua Evelina 312 - Itacuruçá
Tel.:(21) 7725-1882 ou 7838-6513
ID: 24*111788 ou 24*24385

Pousada Kadosh - Itacuruçá


M&D Imobiliária - Itacuruçá


Pousada das Pedras - Itacuruçá


E os novos?


Já se passaram duas semanas, desde que os novos guardas municipais, aprovados em concurso, tomaram posse. Todavia, a guarita da passagem de nível continua vazia. O trabalho de controle do trânsito, quando o trem passa, continua sendo feito, eventualmente, pela equipe de segurança da Vale.

Saiba mais


Água de lastro é a água captada para garantir a segurança operacional do navio e sua estabilidade. Após o surgimento dos navios construídos com aço, a água do mar passou a ser utilizada para manter o calado do navio. Assim, a água utilizada com este objetivo passou a ser chamada de água de lastro. Os tanques são preenchidos com maior ou menor quantidade de água para aumentar ou diminuir o calado dos navios durante as operações portuárias. O problema é que a emissão de água de lastro com organismos patogênicos e exóticos oriundos de outros locais do planeta gera danos à flora e fauna da região costeira e ainda pode trazer doenças à população e gerar impactos econômicos e sociais.

Poluição


O petroleiro Front Stratus, de bandeira da Libéria, foi flagrado na última quarta-feira, despejando água de lastro na Baía da Ilha Grande. Não se sabe se a água em questão foi trocada além das 200 milhas da costa, como previsto por lei, ou se o líquido vem de outros locais – o que poderia permitir a entrada de formas de vida exóticas na baía, como aconteceu com espécies como o Coral Sol. A denúncia foi feita pelo site Navegue Angra (www.navegueangra.com.br).

O maior Nerd ensina


Bill Gates foi convidado por uma escola secundária para uma palestra. Chegou de helicóptero, tirou um papel do bolso onde havia escrito onze itens. Leu tudo em menos de 5 minutos. Foi aplaudido por mais de 10 minutos, sem parar. Agradeceu e foi embora em seu helicóptero. O que estava escrito é muito interessante, especialmente para os jovens que se acham “donos da verdade e do mundo”.
1. A vida não é fácil — acostume-se com isso.
2. O mundo não está preocupado com a sua autoestima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele antes de sentir-se bem com você mesmo.
3. Você não ganhará R$20.000 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.
4. Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
5. Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.
6. Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.
7. Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim porque têm de pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar e arrumar seu próprio quarto.
8. Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente nada da vida real. Se pisar na bola, está despedido… rua! Faça certo da primeira vez.
9. A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
10. Televisão não é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.
11. Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você ir trabalhar para um deles.

Bota a culpa no Charlinho


Quem esteve em Itaguaí nos últimos dias, constatou que as obras iniciadas no calçadão foram demolidas. Em entrevista ao Jornal Atual, a secretária Rosângela da Silva alegou que esses problemas se deveram à falta de planejamento e organização da administração passada e principalmente por não ouvirem diretamente a comunidade. Todos sabem que as obras dos quiosques começaram no governo Mota. O ex-prefeito Charlinho entregou o governo no dia 31 de dezembro e, naquele dia, a rua em questão encontrava-se totalmente calçada com lajotas vermelhas. A verdade é que gastaram uma parcela significativa de dinheiro público em uma obra que, depois, decidiram modificar. Como não tiveram coragem para assumir publicamente o erro, botaram a culpa no Charlinho.

Leituras de domingo


Frase do dia
“A maior glória não reside no fato de nunca cair, mas sim em levantar-se sempre, depois de cada queda.” (Confúcio)
www.itacrio.wordpress.com


sábado, 27 de abril de 2013

Kinhu´s Eletro - Itacuruçá


Das Dondokas Acessórios - Itacuruçá

DAS DONDOKAS Acessórios
Avenida Santana, 346 Loja B - Itacuruçá
Tel.:(21) 9626-1973 Eliane // 7822-0444 Luciana // ID 23*17162

Sorvete & Cia - Itacuruçá

Sorvete & Cia
Avenida Santana, 243
Tel.:(21) 2680-7650
Itacuruçá

2ª Corrida do Trabalhador


A secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Mangaratiba abriu esta semana as inscrições para a 2ª Corrida e Caminhada do Trabalhador da cidade, que será realizada na manhã do dia primeiro de maio, feriado nacional. Atletas profissionais e amadores percorrerão uma distância de seis quilômetros, com largada às 9 horas no Centro de Mangaratiba, passando pela Praia do Saco e retornando ao Centro. Entre os prêmios estão TVs de LCD, notebooks e pares de tênis. A taxa de inscrição é um quilo de alimento não perecível que será doado ao Instituto José Miguel.
Os interessados já podem se inscrever no posto montado na Praça Robert Simões, em frente à prefeitura, no centro da cidade. São 200 vagas disponíveis e as inscrições poderão ser feitas até uma hora antes do início do evento. No ato da inscrição o atleta deverá preencher todos os dados solicitados na ficha, identificando sua categoria e faixa etária, sendo apto e com boa saúde após concordar com o termo de responsabilidade, além de apresentar documentos oficiais de identidade. No caso de competir na categoria para moradores, é exigida a apresentação de cópia de comprovante de residência.
Os participantes serão divididos em seis categorias no masculino e no feminino: Geral, Geral de Moradores, 18 a 35 anos, 36 a 45 anos, 46 a 55 anos e acima de 56 anos. Na categoria geral os prêmios serão uma TV de 32 polegadas para o primeiro colocado, o segundo leva um notebook e o terceiro dois pares de tênis no valor de R$ 300,00. Nas demais categorias os primeiros colocados levam troféus e medalhas.
Durante a prova, equipes da secretaria de segurança, enfermeiros e agentes de trânsito estarão presentes em pontos estratégicos do percurso atuando no apoio do balizamento, atendimento a possíveis acidentes e na interdição das vias de acesso. Postos de ajuda estarão posicionados na largada e na chegada da prova, além dos pontos de hidratação, que estarão presentes ao longo do percurso.

Produtores rurais


Financiamento no Banco do Brasil, fornecimento de merenda escolar e investimentos para a produção foram anunciados pela secretaria de Meio Ambiente e Emater

A partir desta quinta-feira, dia 25, os produtores rurais de Mangaratiba passam a contar com grandes benefícios que irão alavancar suas produções e melhorar a qualidade de alimentos que chegarão às mesas da população e de alunos da rede pública de ensino. Esse progresso deve-se a parceria entre a secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Mangaratiba e a Emater-RJ, que entregaram nesta tarde o título da Declaração Anual do Produtor (DAP) e apresentaram os investimentos que serão realizados nas propriedades dos produtores.  
Os benefícios foram apresentados no Centro Cultural Cary Cavalcanti, no Centro, durante a reunião do Rio Rural com os produtores locais e do Conselho Gestor da Microbacia do Rio Sahy. No total, foram entregues seis DAPs e foram conhecidos os primeiros produtores que receberão investimentos do Banco Mundial e Governo do Estado em diversas modalidades, para aplicar em suas propriedades.
São 42 produtores beneficiados. Cada um poderá escolher que tipo de investimento quer que seja implantado em seu terreno. O Banco Mundial e o Estado vão financiar até R$ 7 mil por família. Entre os ‘produtos’ do investimento, os produtores poderão escolher aquisição de alevinos, viveiro para peixes, adubação verde, kit galinha caipira, proteção de nascente, matrizes de suínos, kit apicultura, matrizes de caprinos, biofertilizantes entre outros.
“Hoje demos um passo imenso para alavancar a nossa produção. Com a entrega das DAPs cada família poderá fornecer até R$ 8 mil/ano para a própria Prefeitura com a merenda escolar, conseguir financiamento no Banco do Brasil e garantir a aposentadoria. Esses são apenas uns dos benefícios que eles conseguirão com a DAP. É um esforço que a Prefeitura e Emater fizeram para que esses produtores cresçam cada vez mais e invistam em suas propriedades”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Natacha Kede.