segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Hotel Gaivota - Itacuruçá


Itapesca - Itacuruçá


Hotel Pierre - Itacuruçá


FiSioitac - Itacuruçá


DAS DONDOKAS Acessórios - Itacuruçá

DAS DONDOKAS Acessórios
Avenida Santana, 346 Loja B - Itacuruçá
Tel.:(21) 9626-1973 Eliane ou 7822-0444 Luciana

Sorvete & Cia - Itacuruçá

Sorvete & Cia
Avenida Santana, 243 - Itacuruçá
Tel.:(21) 2680-7650 ou 7892-5676

Koisas Costa Verde - Itacuruçá

Koisas Costa Verde
Rua Evelina, 312 - Itacuruçá
Tel.:(21) 7725-1882 ou 7838-6513

Pousada Kadosh - Itacuruçá


M&D Imobiliária - Itacuruçá


Pousada das Pedras - Itacuruçá


Cadê eles?

Os comerciantes tradicionais do distrito estão ansiosos, perguntando onde estão os funcionários da prefeitura responsáveis pelo choque de ordem relacionado à fiscalização de ambulantes. Já existem vendedores informais oferecendo seus produtos, inclusive, com a facilidade de pagamento através de cartões. É o que oferece aquela pequena placa amarela ali na parede.
 

Irregular mas cuidadoso

Esse confessa que está estacionado de forma irregular, mas, pelo menos, tentou minimizar o erro (ou suas consequências).
 

Trailler

Este fim de semana prolongado, com dias quentes e feriado de fim de ano, mostra (mais uma vez) o quanto o distrito está despreparado para receber o fluxo de turistas da alta temporada. Muitos já se perguntam: como será o carnaval? Os sinais da anunciada catástrofe estiveram visíveis todo o dia de ontem. Até duas horas da tarde, a rodovia Rio Santos estava congestionada. Desde as oito da manhã, não havia vagas para o estacionamento de veículos. Em torno das dez horas, ocorreram engarrafamentos e retenções de trânsito no largo do sapo, na esquina da rua Evelina com o colégio Caetano de Oliveira e na curva de acesso à igreja de Santana. Ao meio dia, em todas as ruas do distrito, sem nenhuma exceção, ocorreram irregularidades no estacionamento de veículos. Eram automóveis estacionados diante de entrada de garagens, veículos largados em esquinas e outros sobre calçadas, obrigando os pedestres a transitar pelas vias de rolamento. As guarnições policiais e da Guarda municipal foram insuficientes para conter tantas irregularidades. (Se a sequência de fotos não abrir automaticamente, clique na imagem inicial)
 

Feliz ano novo

Hoje completamos aqui no blog 365 dias de troca de ideias e informações relacionados ao ano de 2012. Nesse período, recebemos mais de setenta mil acessos, praticamente o dobro da população permanente do município e dez vezes mais visitantes do que tivemos em 2011. À meia noite, encerraremos este ciclo e iniciaremos outro. No plano individual, desejamos que cada um dos nossos leitores tenha um novo ano cheio de realizações pessoais, familiares e profissionais. No aspecto coletivo, acreditamos na esperança de podermos, juntos, construir (ou reconstruir) um município do jeito que todos sonhamos, em termos de igualdade, qualidade de vida, fraternidade e, principalmente, legalidade. Um bom 2013 para todos nós.
 

Contagem regressiva

Frase do dia
 
Diante dos desafios da vida, são os calmos que sobrevivem. São os serenos que melhor conseguem unir saúde, realização profissional e felicidade. (De um anônimo)
 
 

domingo, 30 de dezembro de 2012

Quiosque do Vovô - Itacuruçá

Quiosque do VOVÔ
Praia do Axixá, Nº 27 - Orla de Itacuruçá
Tel.:(21) 9596-4714

Sorvete & Cia - Itacuruçá

Sorvete & Cia
Avenida Santana, 243 - Itacuruçá
Tel.:(21) 2680-7650

Papai Noel

O nosso amigo Roberto Marçal, o Betão, que literalmente suou a camisa como papai-noel no palco montado em frente à prefeitura de Itaguaí, foi o vencedor do concurso de melhor papai-noel de 2012. Leia mais em:
 
 

Dezembro

Porque amo Mangaratiba
 
Pela segunda vez, venho dizer porquê amo. Sou de Itacuruçá e acredito que sei um pouquinho da história do município de cada distrito. Quem sabe o significado da cruz de pedra, do macaco muriqui, da abundância da banana, das lendas do atual Cerrado e da noiva da rua do campo (atual Av. itaguaí) em Itacuruçá, do vento Vieira em Muriqui, dos Breves e a escravidão em Mangaratiba e na extinta São João Marcos. Releia essa manifestação de amor ao município em:
 
 

Mais insegurança

Na noite de domingo, por volta das vinte horas, um morador da rua Jardim, na Brasilinha, saiu de casa para colocar seu veículo na garagem. Mal abriu a porta do carro, foi surpreendido por três homens armados que o renderam, fizeram-no retornar para o interior da residência onde foi amarrado e deixado. O grupo levou seu automóvel, uma picape Courier preta. Relembre o que aconteceu em:
 
 

Novembro

Pizza
 
A nova posição do vereador José Luiz do Posto, renegando tudo o que dissera nos últimos dois anos a respeito da atual administração municipal, trás à tona uma regra:“tanto na política quanto no jogo de xadrez, não existem movimentos sem propósito”.Nos últimos dias, em todas as conversas sobre a política do município, esse novo posicionamento do vereador foi o tema central. Leia mais em:
 
 

Incêndio em Itacuruçá

Os moradores da região central de Itacuruçá, nas proximidades da praça da estação, passaram toda a noite de sábado para domingo acordados, fora de suas casas. O motivo, um incêndio de grandes proporções que atingiu o casarão centenário de propriedade da família Kalil. O prédio, construído na década de vinte, do século passado, ficou totalmente destruído. Recorde o fato em:
 
 

Insegurança pública

Na última quinta-feira, quando todos assistiam ao penúltimo capítulo da novela Avenida Brasil, o posto da Guarda Municipal da praça da estação foi invadido por bandidos armados, em busca de possíveis revólveres dos guardas. Recorde o que foi dito em:
 
 

4º. Trimestre

O resultado das urnas
 
Tancredo Neves dizia que política é coisa bem mais rica do que futebol, onde um time ganha e outro perde. Na conta do velho político, qualquer eleição pode produzir quatro resultados: Leia a postagem completa em
 

A propósito

O “choque de ordem” está em vigor, como pudemos constatar, nesse sábado, em vários setores e locais do distrito. Todavia, ao que parece, a atual administração descobriu que a tarefa é muito maior do que imaginavam. Citamos, por exemplo, que vendedores tradicionais do distrito, que estão em seus pontos durante todo o ano, foram abordados pela fiscalização com a exigência de apresentação de suas licenças, enquanto outros, que acabaram de colocar “traquitanas” à venda nas portas de residências, sequer foram importunados. No mesmo sentido, dezenas de carros foram rebocados, por conta de estacionamento irregular. No entanto, vários outros permaneceram em locais impróprios, como se pode constatar nas imagens abaixo, feitas por um leitor do blog. Observe-se que, na última fotografia, o veículo logo atrás da SUV Jeep branca é um carro da Guarda Municipal.
 

Início da temporada

Este final de semana marca, de forma clara, o início da temporada de verão no distrito e no município. Todavia, os problemas de infraestrutura que apontamos aqui no blog durante o ano, continuam os mesmos e nos mesmos lugares. No continente, a praia permanece imprópria para o banho e com as mesmas línguas negras de esgoto jorrando no meio da areia e formando verdadeiras lagoas de “cocô”. A combinação de feriado prolongado com dias de tempo bom e sol forte fez explodir o número de visitantes. Às oito da manhã de ontem, já não havia onde estacionar automóveis. O número de guardas municipais é visivelmente insuficiente. Quem esteve cuidando da interrupção do tráfego na passagem de nível foram seguranças, em motocicletas, da Vale.
 

Réveillon 2012/2013

Enquanto isso, aqui em Mangaratiba, onde o prefeito, mesmo mal avaliado conseguiu se reeleger, estamos terminando o ano de 2012 de forma tão melancólica que não houve dinheiro para pagar o salário de dezembro dos servidores; centenas de contratados foram demitidos; os postos de saúde não têm suprimentos básicos para atendimento e a festa de réveillon se resumirá a uma simples queima de fogos de artifício que deve durar, no máximo, cinco minutos. (NR E dizer que o prefeito sempre se apresentou como o maior “festeiro” que o município já teve.)
 

Prestando contas

Os motivos que levam à vitória ou derrota, numa campanha eleitoral, nem sempre têm relação direta com a gestão da coisa pública. Como dissemos ontem, o prefeito Charlinho deixa a prefeitura de Itaguaí com cinquenta milhões de reais em caixa para o seu sucessor. Mais ainda, com significativos avanços nas áreas de infraestrutura e, especialmente, educação. No entanto, não conseguiu eleger seu sucessor. Já fora do ambiente de campanha política a rede Globo de televisão repetiu, na manhã desse sábado, o “Globo Cidadania” que, no segmento sobre Educação dedicou cerca de meia hora elogiando a qualidade da merenda escolar nas escolas de Itaguaí, considerada a melhor merenda escolar do Brasil. A reportagem abordou todos os aspectos do projeto, desde a origem dos produtos, todos oriundos de parceria com a UFFRJ e de pequenos produtores da região até o aspecto pedagógico do aprendizado de cada aluno quanto às formas de boa alimentação.
 

Era boato

Na noite do último dia 25, correu um boato no município noticiando o falecimento do ex-vereador Gilmar Abrahão, o Kabeça. Felizmente, foi apenas uma notícia infundada. No entanto, devemos registrar que o ex-vereador Kabeça realmente está mal de saúde, internado no Hospital São Lucas, mas vivo e resistindo à doença.
 

48 horas

Frase do dia
 
Ano novo, vida velha. A vida é mais do que calendários, fusos ou orbita gravitacional. (Carlos Heitor Cony – escritor)
 
 

sábado, 29 de dezembro de 2012

Sorvetes e sacolé da IA - Itacuruçá

Sorvetes e sacolé da IA
Estrada RJ-14, 63 Casa 03 - Serrado
Tel.:(21) 2680-7238

Cacá Figueira Fotógrafa


Cris Camisetas Personalizadas

 

Frango Assado & Cia - Itacuruçá


FiSioitac - Itacuruçá


Sorvete & Cia - Itacuruçá

Sorvete & Cia
Avenida Santana, 243 - Itacuruçá
Tel.:(21) 7892-5676

DAS DONDOKAS Acessórios - Itacuruçá

DAS DONDOKAS Acessórios
Avenida Santana, 346 Loja B - Itacuruçá
Tel.:(21) 9626-1973 Eliane ou 7822-0444 Luciana

O ônibus incendiado

Celulares com câmera comprovam as notícias. Como era esperado, apareceu na internet a imagem do ônibus da Expresso Mangaratiba que pegou fogo na segunda-feira de manhã. Nem dá pra imaginar o desespero de quem estava dentro do veículo, que só tem uma porta e uma roleta apertada. Veja a imagem em
 

Setembro

Escaramuças
 
Dezoito meses após a eleição suplementar decorrente da cassação do prefeito anterior e faltando trinta e cinco dias para as eleições municipais de 2012, Mangaratiba inicia a semana vendo o mesmo filme. Acontece, hoje, a partir das 13 horas, na Câmara Municipal, a leitura e votação do primeiro relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada para apurar denúncias do Ministério Público em face das relações da prefeitura municipal com a empresa MC Engenharia. Recorde em http://itacrio.wordpress.com/2012/09/03/afasta-de-mim-esse-calice/
 

Audiência pública

A Vale realizou, nessa quarta-feira, em Muriqui, audiência pública (conforme determina a legislação ambiental) para apresentar à população a proposta de ampliação do Terminal da Ilha Guaíba (porto do Sahy). Do mesmo modo que ocorreu com a audiência da MMX há alguns meses, a etapa não passa de uma ação “pra inglês ver”… Leia mais em http://itacrio.wordpress.com/2012/08/30/hora-do-pesadelo-ii/
 

Agosto

Trânsfugas
 
As caminhadas, inaugurações de comitês e reuniões públicas desse último final de semana das principais campanhas (Andréia e Capixaba) mostraram que já existe a presença, entre os mais de cento e vinte disputantes à Câmara Municipal, de um personagem conhecido no meio político como “trânsfuga”, que tem como sinônimo, no dicionário, a palavra “prófugo” e aqui na nossa linguagem popular recebe o nome de “traíra”. Leia mais em http://itacrio.wordpress.com/2012/08/12/transfugas-e-profugos/
 

A Ampla

Após uma manhã com falta de energia elétrica em toda a Costa Verde, no fim da tarde dessa última quinta-feira, repentinamente, um cabo de alta tensão se rompeu na Brasilinha, fazendo “cair” uma das fases. Chamada, a equipe de emergência da concessionária esteve no local, desligou as outras duas fases e simplesmente foi embora sob a alegação de que o conserto necessário era serviço para outra equipe mais especializada, a que cuida da chamada “linha viva”.
 
 

Julho

A questão da saúde
 
A informação já é franca e aberta em Mangaratiba. O Hospital Municipal já registrou mais de cinquenta casos de hepatite e a suspeita é que tenha origem na água captada pela CEDAE. O problema se concentra na sede do município, na Praia do Saco e no Morro de Santo Antônio.
Leia esse e outros (des)casos com a saúde no município em
 
 

Notas

- Ontem, foi o último dia de expediente bancário aberto ao público. O pagamento dos salários dos servidores da PMM relativo ao mês de dezembro não “caiu” na conta. Se não aparecer no extrato de amanhã, confirmar-se-á a informação publicada aqui no blog de que só receberão lá pela segunda semana de janeiro.
 
- Em Itaguaí, o prefeito Charlinho despediu-se, ontem, de seus funcionários e afirmou, de público, que deixa o cargo com todas as contas pagas e mais cinquenta milhões de reais em caixa para o seu sucessor.
 
- No fim da tarde dessa sexta-feira, uma das equipes de “choque de ordem” esteve na região da passagem de nível de Itacuruçá, com o objetivo de reprimir o estacionamento irregular de veículos. Nas primeiras abordagens, houve bate-boca, ameaças, recolhimento de um automóvel ao caminhão guincho, etc. Meia hora depois, foram todos embora, sendo que o guincho não mais transportava nenhum automóvel. Aquele que tinha sido recolhido foi, discretamente, baixado de novo à rua.
 
- Na conversa informal do prefeito com alguns moradores da Brasilinha da última quinta-feira, o Capixaba afirmou que cuidará, pessoalmente, para que os integrantes do grupo da terceira idade tenham, no próximo Carnamar, um saveiro seguro e adequado para o passeio. Neste ano que se encerra, eles foram obrigados pela Marinha a voltar ao cais meia hora depois de iniciado o passeio, por conta da absoluta falta de segurança da embarcação que lhes foi destinada.
 
- O presidente da colônia dos pescadores Z-16, de Itacuruçá, está convocando todos os seus associados para a assembleia que elegerá a próxima diretoria, a se realizar no dia 12 de janeiro de 2013 na sede da Colônia de Pescacadores Z-16, Rua Manoel Valentim de Siqueira, 218, Itacuruçá.
 

72 horas para o fim (do ano)

Frase do dia
 
Você sabe que a maré não está moleza não. E quem não fica dormindo de touca já sabe da situação. Eu sei que dói no coração, falar do jeito que falei. Dizer que o pior aconteceu, pode guardar as panelas que hoje o dinheiro não deu. (Paulinho da Viola)