quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Itacuruçá Palace Hotel - Itacuruçá


Itapesca - Itacuruçá


Pousada das Pedras - Itacuruçá


LORD JIM

VOLTA MEIO-DIA BRASIL atingimos nossa meta de'' 1000'' ASSINATURAS, ea assinatura seguinte veio de Tracy e foi dado em memória de MOANA RERE, nosso companheiro de vela de longa data e amigo leal, nossa filha. ''1001'' um final digno, bem como um novo começo. Nossos amigos da AVAAZ estão nos encorajando a continuar a fazê-lo 2.000 assinaturas, mas não acho que nós precisamos disso, nem há tempo para isso. Para verdadeiramente LIBERTEM LORD JIM e SALVAR LORD JIM temos de agir agora. Caso contrário, ela será totalmente destruído pelas condições deploráveis em que ela ainda é mantida refém em plena vista de toda a cidade de Mangaratiba, e em plena vista do mundo.

O que precisamos agora é uma ação decisiva do topo do governo do Brasil, sob o olhar atento de altos funcionários do nosso próprio governo americano. A próxima semana vamos preparar o material de apoio e os contatos de apoio à petição que muitos de vocês, nossos amigos, assinada e promovida. Agradecemos a todos, do fundo de nossos corações. Para aqueles de vocês que não saiu de razões o que quer, você ainda tem a chance de última hora, uma janela de uma semana. A petição ainda está aberta até 09 de dezembro de 2012 em que ponto ele serão enviados aos seus destinatários aqui no Brasil e nos Estados Unidos.
Em todo o caso, aqui, mais uma vez é o link: https://secure.avaaz.org/en/petition/Free_LORD_JIM

Porque amo Mangaratiba

Pela segunda vez, venho dizer porquê amo. Sou de Itacuruçá e acredito que sei um pouquinho da história do município de cada distrito. Quem sabe o significado da cruz de pedra, do macaco muriqui, da abundância da banana, das lendas do atual Cerrado e da noiva da rua do campo (atual Av. itaguaí) em Itacuruçá, do vento Vieira em Muriqui, dos Breves e a escravidão em Mangaratiba e na extinta São João Marcos. E voltando a Itacuruçá, das praias quase intocadas, do “Macaquinho”, do bode de Coroa Grande que andava de trem, da construção da Rio-Santos, das fábricas que aqui existiam, do cinema, da natureza, da delegacia – no centro, do cemitério – onde atualmente encontra-se o posto de saúde, do clube (que era ao lado – hoje praça), do Kede Hotel, dos tempos dos carnavais do Iate Clube, das pessoas, das muitas e muitas histórias, de tudo! Preciso falar mais? Hoje, o município ainda resiste. Um forte abraço a todos! (De um leitor anônimo)
 

A joia da coroa

Com seus cargos disputados ferozmente pelos políticos, pela primeira vez na história do Brasil, a Petrobrás, durante décadas a número um, perdeu o posto de maior empresa brasileira. Uma empresa que “não fura poço” e gerencia seus negócios sem interferências políticas, desbancou a petroleira verde e amarela e tornou-se a maior companhia do país em valor de mercado. O feito é da cervejaria Ambev, dona de marcas como Brahma, Antarctica, Skol, entre outras.
 

Carro roubado

Se você tem acesso imediato à internet, a primeira providência que deve tomar, no caso de vir a ter um veículo roubado, é passar a informação ao Departamento de Polícia Rodoviária Federal. A informação é repassada, imediatamente, a todas as unidades do sistema, o que amplia, consideravelmente, as chances de localização do veículo. Em seguida, procure a Delegacia Policial para o registro da ocorrência. O endereço eletrônico do DPRF é: http://www.dprf.gov.br/ver.cfmlink==form_alerta
 

Veta Dilma

Todo mundo vestiu a camiseta “Veta Dilma”, na passeata realizada na última segunda-feira no centro do Rio de Janeiro. Aliás, todo mundo não. Na foto de divulgação, no site da prefeitura, o prefeito Capixaba aparece segurando sua camiseta, mas sem vesti-la. E ele nem levou o chapeuzinho.
 

Casa em que falta pão

Parece que não é só em Mangaratiba que os servidores municipais estão com seus pagamentos ameaçados. Também em Angra dos Reis há notícias de que a reserva financeira disponível no momento não é suficiente para realizar o pagamento da 1ª parcela do 13º até a próxima sexta-feira. Também é grande a incerteza quanto ao cumprimento do prazo legal de pagamento da segunda parcela do 13º salário até 20 de dezembro.
 

Com o chapéu alheio

Mangaratiba participou no último dia 21 da 3ª Edição do Prêmio SESI Educação, que consolida os resultados do tema Educação apresentados no Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, e levou o prêmio da categoria II, que representa o município que obteve melhor evolução na pontuação da conjugação Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) – Educação e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2011. Com a premiação, o secretário de Educação do município, Devanil Gonçalves, ganhou uma viagem para Ásia com o objetivo de conhecer práticas bem-sucedidas de gestão educacional. Mas, considerando que a secretária da Educação da época do prêmio era a Vânia Nunes, não seria ela quem deveria ir?
 

A propósito

Ontem, 28 de novembro, jovens de onze estados brasileiros fizeram manifestações em várias cidades para protestar contra os problemas na educação do país. O ato teve como principal objetivo, segundo os organizadores, mobilizar o governo para assuntos relativos à educação. Dados estatísticos apontam que 3,8 milhões de crianças estão fora da escola; somente 63% das que moram na zona rural têm acesso ao colégio; sessenta milhões dos brasileiros adultos não entendem o que leem; vinte milhões são analfabetos e, destes, 70% são negros.
 

Penúltimo em educação

O Brasil voltou a fazer feio em avaliações internacionais de educação. Relatório encomendado do pelo grupo inglês Economist, de um total de 40 nações avaliadas o país ficou em 39º lugar. Finlândia e Coreia do Sul conquistaram os primeiros lugares. Só ganhamos da Indonésia, mas ficamos atrás do México e da Argentina. O relatório faz parte do projeto “A curva do aprendizado”. Nos dois países vencedores, os pesquisadores observaram alguns pontos em comum, em especial a importância dada ao ensinar e os esforços colocados no treinamento e recrutamento de professores. Além disso, o estudo assinala que o bom desempenho está ligado a uma alta cultura educacional, em que a educação chega a ter valor moral.
 

De mestres e discípulos

Frase do dia
 
Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda. (Paulo Freire- educador)
 
 

terça-feira, 27 de novembro de 2012

M&D Imobiliária - Itacuruçá


Kakau Restaurante Marina Porto - Itacuruçá


Bazar Coisa Boa - Itacuruçá


Fotógrafa


Pousada Recanto dos Leporage - Itacuruçá


936 FALTA MUITO POUCO

Holger e sua esposa vivem em condições precárias em Mangaratiba e continuam na dependência da liberação de seu barco/residência para voltar ao seu país de origem. Firmes no propósito de conseguir um milhão de assinaturas pedem apoio, através de petição pública, para a liberação do veleiro. Já conseguiram 936 assinaturas. Para apoiá-los, basta acessar o site a seguir e subscrever a petição.

www.costaverdetransportes.com.br

Em uma área de acentuado crescimento turístico no estado do Rio de Janeiro, com sua expansão que hoje abrange Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty, nasce a Costa Verde.

Desde 1970 atuamos no mercado de transportes, e não é à toa que crescemos cada dia mais.
Muita experiência, garra, amor pelo serviço e atendimento diferenciado foram os principais ingredientes que nos fizeram chegar até aqui.

Viajar com a Costa Verde é viajar tranquilo e seguro.
Contamos com uma equipe de profissionais dedicados, bem preparados e experientes, além de uma moderna frota de veículos, onde se tem o máximo em conforto e segurança

Caixa aqui

A Prefeitura de Mangaratiba anunciou, no início do mês, parceria com a Caixa Econômica Federal para a construção de uma agência bancária na cidade. Para atender imediatamente à população, a prefeitura fez também a cessão de um espaço público para a implantação de dois caixas eletrônicos na orla e que funcionarão a partir deste verão. Já a agência deverá ficar pronta em até 180 dias. Como diria meu falecido pai, “até aí, morreu o Neves”. O primeiro distrito (Mangaratiba) já conta com agências do Itaú, Banco do Brasil e Bradesco, enquanto todos os demais distritos mal e mal têm caixas de banco 24 horas. Quando é que a Caixa (ou qualquer outro banco) chegará para nós?
 

A Brasilinha ganha

Engenheiros e topógrafos da Marinha já começaram a trabalhar nas medições do terreno da Nuclep, no final da Brasilinha, onde serão construídas residências para os militares que servirão na base que vai operar o primeiro submarino nuclear brasileiro. Para os moradores do bairro a notícia é ótima, vez que, além da valorização dos imóveis, a vinda dos militares para o bairro também significará o aumento da segurança da região.
 

Porque amo Mangaratiba

Mais duas manifestações de leitores a respeito de Mangaratiba

“Não moro em Mangaratiba e nem tive ainda o privilegio de conhecer, mais AMO muito Itacuruçá. Conheci itacuruçá no começo de 2010 e me apaixonei, pela simplicidade da cidade, pela educação das pessoas que passam por você a hora que for e te dão um Bom dia, uma Boa tarde e uma Boa noite, sem distinção de classes e cores. Me apaixonei. Em Itacuruçá você acorda as 6hs com o galo cantando; às 8hs o trem de minério passando. Eu amo muito isso. Sentar no pier e sentir o ventinho gelado, lugar ideal para se refletir, experimente, vale muito a pena. Não deixe de passar em itacuruçá, mas não para fazer baderna e tirar o sossego de quem mora lá e sim vá conhecer. Essa é a minha segunda casa, sempre que posso estou por lá.” (Cristina Figueira)
 
“Amo este lugar, onde tenho a oportunidade de frequentar nos verões, desde que eu era uma criança. Realmente, com o tempo Itacuruçá teve melhorias e pioras. Está bem poluída a praia! Mas também teve obras de reurbanização concluídas e ficou linda! Quem vai pra Itacuruçá passar uns das não tem como se arrepender, é um lugar super lindo e tranquilo.” (Vanessa Nicolau)
 

(In)Segurança

- Na noite de domingo, por volta das vinte horas, um morador da rua Jardim, na Brasilinha, saiu de casa para colocar seu veículo na garagem. Mal abriu a porta do carro, foi surpreendido por três homens armados que o renderam, fizeram-no retornar para o interior da residência onde foi amarrado e deixado. O grupo levou seu automóvel, uma picape Courier preta.
 
- Na manhã dessa segunda-feira, uma professora estacionou seu automóvel Gol na rua Celina, a menos de vinte metros do portão da escola e entrou para seu trabalho diário. Ao retornar, o carro tinha sido furtado.
 
- Apesar da campanha da polícia federal buscando a prevenção de acidentes na rodovia, a Rio Santos viveu mais uma tragédia nesse último final de semana. Dois ocupantes de uma motocicleta perderam o controle do veículo na saída do túnel de Muriqui para Itacuruçá, bateram no barranco e morreram no local. A moto, desgovernada, atingiu ainda um veículo que seguia no sentido oposto que acabou sendo incendiado. Os ocupantes do automóvel tiveram queimaduras e ferimentos leves.
 

Durmam bem

Há alguns dias, ocorreu o descarrilamento de uma composição de minério da Vale. O acidente aconteceu em algum ponto da ferrovia no interior de Minas Gerais. Pelo que se tem notícia, foram trinta e oito vagões a saírem dos trilhos. Esse é o motivo de quase não estarmos ouvindo apitos e o matraquear das rodas de ferro sobre os trilhos. Só está rodando uma ou outra composição oriunda do TIG ou que já estava depois do ponto em que a linha foi interrompida. Os moradores, especialmente aqueles que residem na beira da linha, estão podendo dormir um pouco melhor. Os reparos devem durar pelo menos mais uns quinze dias.
 

Fim de ano

Frase do dia
 
Jamais haverá ano novo, se continuarmos a copiar os erros dos anos velhos. (Luís de Camões)
 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Hotel Pierre - Itacuruçá


Itacuruçá Academia - Itacuruçá

Itacuruçá Academia
Estrada RJ - 14, Quadra 69, Lote 02
Tel.:(21) 2680-7731 // 7898-8581
Itacuruçá

Bar & Restaurante TAMOJUNTO

Bar & Restaurante TAMOJUNTO
Praça Nilo Peçanha, s/n - Itacuruçá - RJ
Tel.:(21) 2680-8368 // 9514-9135 // 8346-3239
Roberto

Pousada Itacuruçá - Itacuruçá

Pousada Itacuruçá
Rua: Cel. Moreira da Silva, 304
Tel.:(21) 2680-8385 // 7817-0471
Itacuruçá

Trem dos Mares

Próxima reunião será decisiva

No próximo dia 21 acontecerá uma nova reunião, talvez a mais importante até o momento, que reunirá representantes da operadora Serra Verde Express, técnicos e representantes da MRS, Vale, ANTT e Governos Estadual e Municipal. A reunião decisiva traçará as datas da operação, análise de dados de controle, exigências pendentes para o funcionamento, desvios, engate de linhas, toda a parte de engenharia e discussão das licenças.

Conheça o projeto

O Trem dos Mares oferecerá uma viagem temática de trem. O passeio percorrerá o trecho de 18 km entre Itacuruçá e a enseada de Santo Antônio. Os passageiros poderão ver e vivenciar importantes elementos históricos, como as monumentais ruínas do Sahy que guardam em suas construções a lendária trajetória do tráfico negreiro além dos pontos turísticos, culturais e históricos presentes nos 180 anos de história de Mangaratiba. O trajeto permite inclusive a visualização da Ilha Grande e a Ilha da Marambaia, emolduradas pelas muralhas da Serra do Mar.

IPTU 2013

O contribuinte de Mangaratiba que pagar o IPTU de 2013 em cota única poderá aproveitar 15% de desconto. O anuncio foi feito nesta quarta-feira, dia 7, pela prefeitura da cidade. No fim de dezembro ou no mais tardar no início de janeiro a “Guia de IPTU” já estará no sistema e disponível aos usuários para consulta no site www.mangaratiba.rj.gov.br.
O sub secretário de Fazenda Jéferson Vasconcelos destaca que os carnês começam a chegar aos imóveis também no início de janeiro. “Os carnês chegarão com a opção de pagamento parcelado em dez vezes. Vale lembrar que quem não receber até dia 15 de janeiro, deve retirar sua guia pela internet ou na sede da prefeitura, na Praça Robert Simões, no Centro. Para imprimir online basta acessar o site e entrar na barra “Serviços-Guia de IPTU” – é necessário digitar o número de inscrição do terreno”, disse.
A cota única no IPTU com 15% de desconto será para quem pagar até o dia 21 de janeiro. Outro desconto oferecido pela prefeitura será o de 10% para os contribuintes que preferirem pagar até dia 8 de fevereiro.

Parcelamento em até 10 vezes

Quem optar em parcelar poderá pagar até em dez vezes. A primeira parcela vence no dia 5 de março e a última em 5 de dezembro de 2013. No entanto, no pagamento parcelado não há descontos e o valor da parcela não pode ser inferior a R$ 8.

Acesse: www.costaverdetransportes.com.br

Em uma área de acentuado crescimento turístico no estado do Rio de Janeiro, com sua expansão que hoje abrange Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty, nasce a Costa Verde.

Desde 1970 atuamos no mercado de transportes, e não é à toa que crescemos cada dia mais.
Muita experiência, garra, amor pelo serviço e atendimento diferenciado foram os principais ingredientes que nos fizeram chegar até aqui.

Viajar com a Costa Verde é viajar tranquilo e seguro.
Contamos com uma equipe de profissionais dedicados, bem preparados e experientes, além de uma moderna frota de veículos, onde se tem o máximo em conforto e segurança.

Comércio Ambulante nas areias das praias

O que pode ser vendido:

* Cerveja em lata;
* Refrigerante e água mineral em lata ou plástico;
* Coco Verde;
* Água de coco industrializada;
* Sucos, mate e refrescos industrializados e embalados;
* Mate em galão;
* Sanduíches prontos e embalados;
* Frutas previamente fracionadas e embaladas;
* Biscoitos, batata frita e amendoim industrializados;
* Pastéis e empadas prontas e embaladas;
* Sorvetes embalados;
* Bijuterias, bonés, protetor solar, chinelos e sandálias;
* Pequenos artigos de artesanato;
* Toalhas, esteiras e peças de vestuário;
* Pequenos brinquedos de plástico para uso na praia;
* Guarda-sol, mapas e guias turísticos da cidade.

FALTA POUCO GENTE VAMOS AJUDAR

Holger e sua esposa vivem em condições precárias em Mangaratiba e continuam na dependência da liberação de seu barco/residência para voltar ao seu país de origem. Firmes no propósito de conseguir um milhão de assinaturas pedem apoio, através de petição pública, para a liberação do veleiro. Já conseguiram 891 assinaturas. Para apoiá-los, basta acessar o site a seguir e subscrever a petição

Freguês especial

Pelo jeito nem as garças estão conseguindo pescar na nossa baía. Essa aí abaixo, tal como uma criança pobre admirando vitrine de doces, passou mais de uma hora de olho no movimento da peixaria.
 

Notas

- Faltam menos de cento e cinquenta assinaturas para o Sr. Holger Kreuzhage conseguir as mil necessárias em sua petição pública para solicitar à presidente Dilma Roussef a liberação do veleiro Lord Jim. Se você não o apoiou ainda, faça-o através deste link http://secure.avaaz.org/en/petition/Free_LORD_JIM
 
- Está assustando a alguns moradores os estratosféricos aumentos em suas contas de água da CEDAE. Apesar do longo período de estiagem que tivemos entre julho e outubro, há residências onde vivem quatro pessoas recebendo contas acima de três mil reais.
 
- A propósito, como anda a qualidade da água no município, depois do surto de hepatite no fim do verão passado?
 
- Agiu rápido o poder público, no caso do lixo. Pelo menos um caminhão da Locanty fez o recolhimento dos monturos que se acumulavam nas esquinas. Todavia, como comentou um leitor, já no fim do dia havia, novamente, lixo nas ruas.
 
- No site da prefeitura de Mangaratiba já há um link para o portal da transparência. Todavia, ao clicar nele, o internauta é remetido para o portal do governo federal que indica apenas a movimentação de recursos do governo central para o município. Nenhuma informação local.
 

Pense longe, pense grande.

Na próxima sexta-feira (23/11) tem início na Praia do Anil, em Angra dos Reis, a nona edição da FITA, a Festa Internacional de Teatro de Angra. Serão apresentados trinta e cinco espetáculos até o dia 9 de dezembro, alguns dos quais com a participação de conhecidos atores e atrizes globais, como Suely Franco e Letícia Isnard, a Ivana da novela Avenida Brasil. Então, fica combinado assim: em 2012 Paraty teve FLIP, Angra vai ter FITA, Itaguaí teve Expo e Mangaratiba tem… teve…não tem, e nem teve.
 

Futurama

Frase do dia
 
O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você. (Mário Quintana)
 
 

domingo, 11 de novembro de 2012

Venha conhecer

Quiosque do VOVÔ - Itacuruçá
Especialidades Frutos do Mar & Caldos
O melhor peixe da região.
Ligue e fale com a D. Fatima Lancellotti
Tel.:(21) 9596-4714

Padaria e Mercearia Paraíso das Ilhas - Itacuruçá


Lanchonete Coisa Boa - Itacuruçá


Itacuruçá Palace Hotel - Itacuruçá


CL Carmem Lucia Corretora de Imóveis - Itacuruçá


Marine de Itacuruçá Materiais de Construção - Itacuruçá

Marine de Itacuruçá
Materiais de Construção Ltda
Tel.:(21) 2680-7673 // Nextel 7817-2541 // ID 23*9271
Rua: Major Caetano, 101 - Loja B - Itacuruçá

Turísmo é com a COSTA VERDE

Todos os horários da linha Paraty possuem ar condicionado.
Nos horários da linha de Angra dos Reis, o ar condicionado é opcional.
Horários e tarifas estão sujeitos a alteração sem prévio aviso.


Manual de ordem pública nas praias

As praias de Mangaratiba são um cartão postal e um espaço de lazer popular e democrático para os turistas para deixá-lás de cara nova, com mais conforto e ordenamento, a prefeitura de Mangaratiba, através da secretaria de obras transporte e urbanismo, deu inicio ao choque de ordem nas areias de Mangaratiba, em janeiro de 2012.

A orla, em toda sua extensão, é uma área de proteção ambiental (APA).

Manter o ordenamento neste espaço, ajuda a evitar danos ambientais.


Vamos assinar a petição click na foto ao lado e vá direto para o site.

Holger e sua esposa vivem em condições precárias em Mangaratiba e continuam na dependência da liberação de seu barco/residência para voltar ao seu país de origem. Firmes no propósito de conseguir um milhão de assinaturas pedem apoio, através de petição pública, para a liberação do veleiro. Já conseguiram 769 assinaturas. Para apoiá-los, basta acessar o site a seguir e subscrever a petição.

Cartilha

Uma organização não governamental foi criada, há alguns anos, para promover o desenvolvimento social e humano da cidade de Ribeirão Bonito, no interior do Estado de São Paulo. Ao procurar colocar seus planos em prática, deparou-se com a necessidade de combater uma administração municipal corrupta, que minava o progresso das iniciativas voltadas para o desenvolvimento da cidade. Com o apoio de várias outras entidade, como o Instituto Ethos de Empresas de Responsabilidade Social e da Ong Transparência Brasil, além dos significativos resultados obtidos naquela primeira cidade, alvo desse trabalho, produziram a cartilha “O combate à corrupção nas prefeituras do Brasil”, que tem o objetivo de mostrar como funciona a corrupção nas prefeituras país afora. A partir de amanhã o blog “Notícias de Itacuruçá” publicará alguns trechos dessa cartilha. (Com os nossos agradecimentos à leitora Beth.37 pelo comentário/dica publicado ontem)
 

181 anos depois

O poder e a autoridade estão relacionados com a política. Quando se fala nela, nos vêm à cabeça justamente essas duas palavras: poder e autoridade. Os políticos têm poderes, mas não são ilimitados. Todo político tem limites. Poucos deles sabem usar de maneira correta a sua autoridade. Nós, como cidadãos responsáveis, e a cada dia mais conscientes, podemos usar a política para fazer uma sociedade muito melhor, debatendo ao invés de brigar; conversando sem se alterar; colaborando para o desenvolvimento de projetos, com a ajuda de todos os que se interessarem. Somos nós, que temos o poder de construir um mundo melhor para todos, como cidadãos de verdade. Mesmo assim, sempre vão existir pessoas autoritárias demais, que não se preocupam com a política, nem com a cidadania. Quase dois séculos depois, da emancipação e cento e vinte anos da primeira derrocada, está diante de nós (outra vez) a pergunta: “Qual é o município que temos? Qual o município que queremos?” Aristóteles dizia que a política era “a arte do bem comum”, e o poder é o pilar essencial de seu exercício, mas não vem de graça ou com a posição que o indivíduo almeja ou ocupa, como muitos pensam. O bem comum deu lugar ao poder como fim último da disputa política.