domingo, 29 de julho de 2012

Academia GLEICI MARGARETH

A nova ACADEMIA GLEICI MARGARETH.
Rua: Abraão Drubfcky Lote 06 - Brasilinha - Itacuruçá
Tel.:(21) 7563-3809 // 7148-2386 // 9259-0969
Horário: Seg / Sex - 7:00 ás 12:00 / 15:00 ás 22:00

Projet Marine

DAS DONDOKA´S Acessórios - Itacuruçá

DAS DONDOKAS Acessórios
Avenida Santana, 346 Loja B - Itacuruçá
Tel.:(21) 9626-1973 Eliane // 7822-0444 Luciana // ID 23*17162

Cantina Calábria - Itacuruçá

Pousada Kadosh

ROSA Loka - Itacuruçá

ROSA Loka - Itacuruçá
Rua: Sereder, 140 Loja A
Tel.:(21) 2680-7338

Valorização do professor

A Câmara dos Deputados analisa proposta que altera o texto constitucional para criar o Fundo Nacional de Valorização do Professor da Educação Básica, destinado exclusivamente ao pagamento de bônus aos docentes da rede pública que efetivamente estejam exercendo o magistério em sala de aula. Conforme a Proposta de Emenda à Constituição, a medida será incluída no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) e valerá por 30 anos. Para ter direito ao bônus os professores terão que ser aprovados previamente em exame de qualificação, realizado a cada ano pelo Ministério da Educação. O valor individual do bônus será o resultado da divisão dos recursos disponíveis no fundo pelo total de professores aprovados no exame de qualificação, até o limite mensal de dois pisos salariais nacionais. (NR. Como ideia é ótima, mas será que entrará em vigor? Mais ainda, será que antes disso, os professores do nosso município terão uma tabela salarial digna?)


O homem da serra elétrica

A opinião pública em Itacuruçá está, literalmente, dividida ao meio com relação à atuação do administrador do distrito que, nas últimas semanas, tem cortado diversas árvores na cidade. Os que defendem a providência alegam motivos de melhoria da iluminação e da segurança. Os que são contra, consideram a maneira e a falta de especialização um verdadeiro crime ambiental, principalmente porque a maioria das árvores não está sendo podada, mas efetivamente cortada na base da “serra elétrica”.

A propósito

A Festa de Santana também se tornou espaço político. De forma civilizada e fraternal, candidatos de todos os partidos caminharam no meio da população apertando mãos, dando abraços, beijando crianças. Os dois grandes oponentes na disputa pela prefeitura também cumpriram o mesmo ritual: na sexta-feira, o prefeito Capixaba; no sábado, a deputada Andréia e seu marido Charlinho.

Festa de Santana - O Morador em primeiro lugar

Definitivamente, a edição deste ano de 2012 da festa em homenagem à nossa padroeira foi uma das melhores dos últimos anos. Iniciada na quinta-feira dia 26 com a salva de 21 tiros de canhão, as comemorações terminam neste domingo à meia noite, com uma grande queima de fogos. As homenagens contaram com a tradicional procissão de abertura percorrendo as ruas da cidade. À noite, em todas as noites, a festa retomou seu antigo jeito de quermesse, com as barracas dispostas de forma organizada e a área central da praça reservada para mesas e cadeiras. A melhor providência dos organizadores, contudo, foi a de não divulgar antecipadamente quais seriam as atrações musicais. Assim, na noite desse sábado, a atração especial foi o Grupo Molejo. Todavia, como a informação não constou nem de anúncios, cartazes ou carros de som, não houve “invasão”. Assim, durante todas as noites da festa, circular pela praça significava encontrar vizinhos e amigos apenas de Itacuruçá e do município.

Nove domingos

Frase do dia

Se você odeia o domingo porque amanhã é segunda e “começa tudo de novo”, sinal que o que faz durante a semana não é realmente o que gosta! (Thiago de Melo)


sábado, 28 de julho de 2012

Padaria e Mercearia Paraíso das Ilhas

Mercearia Dona Maria

Pousada das Pedras - Itacuruçá

Churrascaria & Pizzaria Itacuruçá

CL Carmem Lucia Corretora de Imóveis

Mercado Costa Verde

Respeito ao trabalhador

Com o objetivo de colocar as coisas nos seus devidos lugares, este blog, em nenhum momento criticou o trabalho da equipe de trabalhadores que fez os reparos na fachada da igreja de Santana. O que dissemos, e reafirmamos, é que a prefeitura realizou uma recuperação “mambebe”, e isso se comprova até pelas palavras dos próprios trabalhadores. São eles mesmos que informam que a proposta de trabalho foi apresentada à prefeitura em meados de maio passado, mas só aprovado o seu início quando faltava uma semana para a festa da padroeira, o que lhes impediu de fazer uma reforma mais adequada. A falta de tempo foi, portanto, circunstância decisiva para que nem pudessem recuperar as laterais do templo, como se constata na foto abaixo.


É grave

Há um terreno no cerrado, ao lado do condomínio Solar de Itacuruçá e entre o atual Programa de Saúde da Família (antigo DPO) e o prédio que abriga uma imobiliária, onde estão sendo feitas escavações para a colocação de alicerces. Até aí uma atividade comum. O problema é que, relatam alguns operários da obra, quando ultrapassaram os quatro metros de profundidade, encontraram ossos humanos (inclusive crânios). A primeira hipótese é que se trata de algum antigo cemitério de Itacuruçá, talvez do século XVII. Mas, o que é extremamente grave é que o atual proprietário do terreno simplesmente tenha determinado que as obras continuem e que todo o material encontrado seja removido do local junto com o entulho. O assunto merece imediata verificação e intervenção do poder público municipal.

Predadores

Os primeiros movimentos das campanhas políticas mostram a existência de dois tipos de predadores. Não falamos de candidatos, mas daqueles que se aproveitam do momento eleitoral para “faturar algum” (os pequenos predadores), ou para tentar garantir “negócios futuros” (os grandes predadores). Faltando pouco mais de dois meses para as eleições, todas as quatro campanhas majoritárias e todos os candidatos ao legislativo municipal se vêm às voltas com eles. Os pedidos, vão desde empregos temporários para “carregar bandeiras”, no mínimo a R$ 600,00/mês ao compromisso de o vencedor pagar grandes faturas que o atual governo rejeitou o pagamento.

20 horas sem energia

Após uma manhã com falta de energia elétrica em toda a Costa Verde, no fim da tarde dessa última quinta-feira, repentinamente, um cabo de alta tensão se rompeu na Brasilinha, fazendo “cair” uma das fases. Chamada, a equipe de emergência da concessionária esteve no local, desligou as outras duas fases e simplesmente foi embora sob a alegação de que o conserto necessário era serviço para outra equipe mais especializada, a que cuida da chamada “linha viva”. Toda a população do bairro passou a noite às escuras. Após inúmeras ligações para a central de atendimento da Ampla e reclamações junto à ANEEL, em torno das dez horas da manhã apareceu um caminhão da concessionária que demorou três horas para realizar o conserto. Segundo um morador, que conversou com um dos técnicos da empresa, essa equipe especializada em consertos mais complexos não mais trabalha fora do horário normal de expediente, porque a Ampla deixou de pagar-lhes horas extras.

Verdades e versões

Frase do dia

A verdade é como o tronco do Baobá, ninguém consegue abraçá-lo sozinho. (ditado africano)


sexta-feira, 27 de julho de 2012

Ela veio pra ficar

Kakau Restaurante

Itapesca

Itacuruçá Palace Hotel

Lanchonete Coisa Boa

Hotel Gaivota

Itacuruçá Academia

Entre em contato: t.thaisbarbara@globomail.c​om

Entre em contato: t.thaisbarbara@globomail.com

Jaguanum Ilhas Tropicais

Depósito de Bebidas do Chiquinho e da Zênia

Depósito de Bebidas do Chiquinho e da Zênia
Avenida Santana,
Tel.:(21)3789-4166

Quartieri e Santos Com. e Serv. Material de Construção Ltda.

Quartieri e Santos Com. e Serv. Material de Construção Ltda.
Prestação Serviços em Geral
Tel.:(21) 7725-1882 // 7838-6513
ID 24*111788 // 24*24385
Itacuruçá

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Para VEREADOR - Professor Lauro

Restaurante & Pizzaria Point Sem Comparação

Rio Marina Resort - Itacuruçá

Eletrofuturo sua lojinha no facebook


Trem dos mares, o factoide

Desde que o ex-secretário de turismo e atual candidato a vereador Vitinho anunciou “para breve” a implantação do projeto “Trem dos Mares da Costa Verde”, afirmamos, aqui no blog, que se tratava de um factoide (enganação com objetivos políticos). De lá para cá, em pelo menos mais dois momentos, seu substituto no cargo reafirmou o propósito. Numa das ocasiões chegou a dar prazo de noventa dias para a primeira viagem. Pois, sabendo que nada vai acontecer, e que vai demorar muuuuuuuito para algum trem estacionar por ali, a moradora de uma das residências às margens da linha decidiu aproveitar o espaço do “futuro desvio” para secar suas roupas.


Vale repercutir o movimento

Da jovem Jeniffer Xavier, publicada no Facebook, vem um convite que demonstra que temos sim, jovens preocupados e atuantes no sentido de defender o futuro do nosso município. É ela quem faz a convocação abaixo:

“Olá juventude!!!
Muito feliz venho aqui dizer que a Juventude de Mangaratiba começou a recolher assinaturas para nosso Abaixo assinado referente ao Movimento contra a Expresso Mangaratiba, em especial, para buscar soluções e melhorias para o nosso transporte público municipal, e, assim dar condições dignas a nós moradores de poder ser transportado com qualidade e segurança para as localidades! Desta forma, pedimos a colaboração de todos vocês, pois, sem dúvida, em breve estaremos passando em sua casa para pedir sua colaboração… Muito obrigada aos que já nos ajudaram… Até breve!!”

O ''calo'' do vereador

O leitor do blog e comentarista ocasional, Fernando Ribeiro, que não deixa passar em branco o que percebe, volta à carga comentando ter observado que o candidato a vereador Dr. Simões resolveu apelar, descaradamente, em busca dos votos necessários à sua (difícil) reeleição. Diz o leitor: “Noto que o vereador, nas três últimas campanhas, utilizou o slogan “o amigo do povo”, inclusive nos primeiros dias desta atual campanha. Agora, de repente, resolveu trocar, passando a ostentar em suas placas e cartazes o slogan “Dr. Simões da Andréia”. Será, por acaso, uma tentativa de criar uma marca similar à “Andréia do Charlinho?”. É bom lembrar ao ilustre vereador que ele pode ser “Dr. Simões do PSDB”…”Dr. Simões do Aarão”…”Dr. Simões do Coronel Jairo”… “Dr. Simões do Fernando Henrique”, no ano passado, na campanha eleitoral suplementar chegou até mesmo a ser “Dr. Simões do Capixaba”, mas da Andréia? Faça-me o favor!”

(Atualização às 05:20h)
É nosso dever registrar que, efetivamente, vários materiais de campanha do vereador Dr. Simões constam a expressão “o amigo do povo”. Também, de outra parte, a informação publicada é oriunda da rede social facebook, (Política de Mangaratiba) onde foi o próprio vereador quem publicou a imagem na qual consta “Dr. Simões da Andréia”.

Turismo sem proveito

Conta um comerciante antigo do distrito que, há vinte anos, um de seus clientes era cozinheiro de um restaurante em Jaguanum que recebia turistas para o passeio pelas “Ilhas Virgens”. Quase todos os dias, esse freguês lhe dizia que o trabalho era árduo, pois tinha de preparar almoço para 1.500 a 1.800 pessoas. Tirando os dias de chuva e contando pelo mínimo, aceitemos uma média diária de 1.000 turistas, o que daria trinta mil visitantes a cada mês. Hoje, o movimento não deve passar de 3.000 visitantes/mês. Pois bem, conversando informalmente com o dono de um quiosque a respeito do assunto, o atual prefeito revelou que não se preocupa com isso, porque “turistas estrangeiros não pagam impostos”. Calou-se, contudo, ao receber como resposta que: não pagam impostos, mas geram empregos.

A propósito

Nas discussões entre motociclistas e linhas de pipa com ou sem cerol (as chamadas chilenas), é bom lembrar que as pipas já estavam no ar, comandadas por meninos de oito anos, muito antes das motocicletas. Quem já viveu mais um pouco, lembra que há cinquenta anos, o maior acidente que acontecia com linhas com cerol eram pequenos cortes nos dedos dos próprios praticantes. A pergunta que se impõe então é: “quem invadiu o espaço de quem?”. Como dizia o falecido antropólogo e educador Darcy Ribeiro a respeito do conflito entre pedestres e automóveis: “não podemos esquecer que, desde o início da civilização, as ruas e caminhos são dos pedestres, que autorizaram seu uso pelas carroças, charretes e depois automóveis. Nos tempos modernos, os verdadeiros donos das ruas estão sendo expulsos dos seus espaços por esses invasores.”

Festival de Pipas

Vale a pena ler, na área de comentários do blog, a manifestação completa do organizador do evento do último final de semana em Itacuruçá, o Marcelo Meyer. De sua longa e aprofundada defesa da tradição das pipas pelo mundo afora, retiramos um pequeno trecho, que se refere à tentativa de contar com o apoio do poder público municipal: “Há alguns meses, tive a ideia de mandar um projeto para a Câmara de Vereadores, pedindo aos mesmos uma indicação de uma grande área de lazer em nosso distrito, com alguns quiosques, ciclovia, um imenso gramado para que possamos fazer nossos Festivais com mais tranquilidade e segurança. Não tive muito sucesso. O projeto nem sequer foi aceito, no máximo, o que recebi foram algumas ligações, mas com um certo intuito de troca de favores na base do “Eu te ajudo e você me ajuda.”

Juventude e fé

Frase do dia

“Quando se perde dinheiro, nada se perdeu. Quando se perde a saúde, algo se perdeu. Quando se perde o caráter, tudo se perdeu!” (Do jovem Fernando Guedes, no Facebook)