segunda-feira, 30 de abril de 2012

Último dia

Turismo

No que diz respeito à principal atividade econômica do município, oscilamos entre as desastradas “invasões de praia” e a perigosa, inaceitável e absoluta desorganização do carnaval, passando por projetos mirabolantes de “trazer seleções da copa 2014 para se hospedar no município”. As “invasões de praia” tão cedo não serão esquecidas pelos moradores, tamanha a bagunça e sujeira que todos os distritos experimentaram naqueles dias. Entretanto, como se diz que o que é ruim sempre pode piorar, o Carnaval conseguiu em seus quatro dias manter os moradores, desde Itacuruçá até Conceição de Jacareí, prisioneiros de suas próprias residências. Não providenciaram, sequer, decoração das ruas (aliás, nem no Natal), nem policiamento, nem controle do trânsito, nem banheiros químicos suficientes, nem áreas de estacionamento, nem bloqueio da entrada de veículos nos distritos quando excedida a capacidade, nem controle e repressão aos vendedores ambulantes, nem à poluição sonora dos “paredões de som”. Sem esquecer do episódio de “improbidade administrativa” quando o campo de futebol foi cedido a um empresário particular para estacionar automóveis e lanchas.

Matéria: Professor lauro

A administração

Vendeu-se a imagem de renovação nas práticas administrativas, que por si só seriam capazes de transformar em realidade os tantos sonhos prometidos. Todavia, em “pagamento” ao apoio recebido do prefeito de São João de Meriti na campanha eleitoral, entregou-se mais da metade dos cargos comissionados da administração municipal para “acomodar” correligionários do Sandro Matos que sequer conheciam a geografia do município (muito menos o que se passa na cabeça e no coração de seus moradores). Mantiveram-se as práticas de favoritismo e/ou perseguição a servidores. Novos veículos, ostentando o símbolo da prefeitura de Mangaratiba apareceram nas ruas, todos alugados e emplacados em outros municípios. Várias pequenas obras se iniciaram e ficaram pela metade. Os fornecedores de bens e serviços para a prefeitura amargaram meses, para receber seus pagamentos. Em Itacuruçá, de concreto, apenas a inauguração do calçadão do Cerrado, mesmo assim, até agora, sem nenhuma orientação quanto à organização do trânsito.

Matéria: Professor lauro

O ano em curso

Engolida a desculpa, iniciado o ano de 2012, o prefeito tem mostrado incapacidade para resolver os problemas que surgem. Faz-se (ou projeta-se) o desnecessário, deixando “para depois” o que seria prioritário. É o caso da demolição e reconstrução de uma escola que funciona a contento, enquanto o riacho da Brasilinha, diante dessa mesma escola, apodrece por falta de cuidados. Inaugura-se uma nova captação de água potável na Gamboa, para a escola da localidade, apesar da afirmação da diretora de que nunca tiveram problemas de abastecimento, enquanto falta água em diversos pontos do município. Instala-se luminárias ultramodernas na praça de Muriqui, enquanto vários locais reclamam da ausência de iluminação pública. Contratam-se artistas caríssimos, para eventos fugazes, enquanto falta anestesista no hospital municipal, gaze e esparadrapo nos postos de saúde e os diabéticos precisam ir ao PS de Ibicuí para buscar seus remédios.

Matéria: Professor lauro

Eleições 2012

Para a maioria dos moradores de Mangaratiba, o primeiro ano do governo Capixaba ficou muito abaixo do esperado, sem apresentar um projeto de futuro para o município. Decorridos treze meses desde a posse, de um período de governo que, já se sabia, teria apenas vinte e dois meses, a impressão que se tem é que o único interesse do grupo era o de “derrubar” o prefeito anterior. Para onde quer que se olhe, o cenário é desolador. O que estava ruim piorou; o que funcionava, se degradou. Nos dez meses do mandato Capixaba do ano de 2011, Mangaratiba viveu o tempo do “improviso”. No ano passado, a alegação era a falta de recursos, porque o prefeito interino “teria” comprometido todo o orçamento. Lembremos que os servidores passaram o Reveillon sem salário e que a orla de vários distritos ficou meses às escuras. Sem contar a pífia queima de fogos de Ano Novo.

Matéria: Professor lauro

Rio Solidario

Mangaratiba terá, a partir de sábado (28), quatro dias com diversos eventos para comemorar o feriado do Trabalhador. Será realizado um mutirão de serviços envolvendo as secretarias de Promoção Social, Saúde, Trabalho e Renda, Instituto José Miguel e Procuradoria. Na terça-feira, dia primeiro de maio, serão montadas duas tendas pelo Instituto José Miguel, com intuito de oferecer exames de vista gratuitos e roupas para a população carente. O mutirão será realizado das 8h às 14h.
Na ‘Tenda Solidária’ serão doadas peças do vestuário, como sapatos e roupas, para os moradores do município. Será entregue uma senha. Com ela, cada morador poderá escolher cinco peças do stand. As peças foram arrecadadas pelo espaço social através de suas campanhas e também pela doação que receberam do RIOSOLIDARIO, Obra Social do Rio de Janeiro.
Já no stand ‘Visão Popular’, moradores de Mangaratiba poderão fazer exame de vista gratuito. Para a realização do projeto, foi realizada uma parceria entre o Instituto José Miguel e Ótica Miraflor de Bangu; serão disponibilizadas equipe médica e toda a aparelhagem necessária para realização dos exames. Os moradores também vão receber descontos na compra de óculos da própria ótica.


Fonte: Jornal Atual

O vieira vai soprar em 2012

Diz a lenda do município que, entre agosto e setembro existe um vento forte que os pioneiros chamaram de Vieira. Segundo a história, esse antigo morador de Muriqui chamado Vieira, pouco antes de morrer, pediu para ser enterrado nas montanhas, lá no alto das cachoeiras. Quando faleceu, os amigos levaram o corpo dentro do caixão para enterrá-lo no cemitério local. Nem lembraram do pedido do falecido. Quando se preparavam para colocá-lo na sepultura, começou a ventar muito forte. Com medo, deixaram o caixão no chão de fugiram para suas casas. No dia seguinte, ao parar o vento, voltaram para acabar o enterro. Lá chegando encontraram o caixão vazio. A partir daquele dia todos acreditaram que o vento havia levado o corpo de “VIEIRA” para as montanhas e como não foi enterrado, volta todos os anos para visitar Muriqui. Dizem que o “VIEIRA” vai voltar em 2012, para assustar e assombrar alguns políticos locais que, como diz o professor Jair, de Muriqui, estão mais para “graneiros” do que pra ideólogos.

Matéria: Professor lauro

Parabéns Lacerda

Também merece parabéns o blog do Lacerda, de Muriqui (www.muriqui-lacerda.blogspot.com) que alcançou cem mil visitas nesse último domingo, consolidando a posição de um dos principais meios de informação do nosso município.

Matéria: Professor lauro

Parabéns faustão

O apresentador das tardes/noites de domingo da rede Globo merece nossos aplausos pela matéria sobre um “homem voador” apresentada nesse domingo. A matéria em si entra na conta daquelas curiosidades que não acrescentam grande coisa ao público, entretanto, os merecidos aplausos para o apresentador se devem ao fato de ele não ter se rendido ao apelo fácil de estar em Mangaratiba e afirmar que a matéria foi feita em Angra dos Reis. O “homem avião” colocou Mangaratiba, com todas as letras, no noticiário nacional.

Matéria: Professor lauro

Chupim

Até o dia 23 de abril passado, a prefeitura só havia informado que o 1º. de maio, dia do trabalhador, seria comemorado com a apresentação de dois grupos musicais. Naquele dia, a deputada Andréia Busatto, presidente do PDT municipal, solicitou, via ofício, autorização para colocar, na praça principal de Mangaratiba uma carreta da ALERJ para atendimento às demandas trabalhistas dos moradores do município no dia 2 de maio. Essa carreta, que percorre todo o estado, disponibiliza, entre outras facilidades, a confecção de carteiras de trabalho e o encaminhamento a oportunidades de emprego em todo o estado. Claro que o prefeito autorizou a iniciativa (não poderia negá-la a uma deputada estadual), mas, a partir do dia seguinte, determinou a todas as secretarias municipais se organizarem para fazer a mesma coisa, um dia antes. (NR. Nada como aproveitar o ninho alheio para chocar seus ovos.)

www.itacrio.wordpress.com

domingo, 29 de abril de 2012

Festa do Trabalhador

Festa do trabalhador

Secretaria de Meio Ambiente marcará presença na Festa do Trabalhador.

Projeto Horto nas Escolas, doação de mudas, exposição e venda de produtos da agroindústria, apresentação da Guarda Ambiental e exposição de frutos dos produtores locais. Estas serão as ações da secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Mangaratiba na Festa do Trabalhador da cidade (28 a 1 de maio).

As iniciativas do setor poderão ser vistas pelo público no dia 1º de maio, a partir das 8h. O Projeto Horto nas Escolas é realizado nas maiores da cidade e, na festa, serão apresentadas ao público as etapas para implantação, que tem como destino final a merenda dos alunos.

O Meio Ambiente vai doar também 1,3 mil mudas de plantas nativas da Mata Atlântica. A metade sairá do próprio horto e a outra parte de contrapartidas com empresas que estão atuando na cidade. No Dia do Trabalhador também haverá exposição e venda dos produtos da Agroindústria com derivados da banana, como doces, compotas, farinha, passa, chips e artesanatos.
 
Fonte: Site da prefeitura

Amanhã é o último dia...

Um pouco de diversão

Domingo dia de SORVETE E CIA

Dengue

Atendendo à sugestão da leitora Bethânia, esta semana a guia “Saúde”, ali em cima, procura ampliar informações sobre o combate ao mosquito transmissor da Dengue. Também, na área de comentários, os leitores poderão encontrar mais informações, trazidas aos leitores pelo vereador Dr. Simões.

Saúde em Muriqui
Sábado, 28 de abril de 2012, primeiro dia de um fim de semana prolongado que certamente atrairia turistas para o município, uma senhora procurou o posto de saúde de Muriqui em busca de atendimento para sua filha, que apresentava sintomas de mal-estar. Não havia nenhum médico no PS. A informação recebida foi, simplesmente: “se a senhora quiser, espere pra ver se algum médico chega!”


Matéria: Professor lauro

A casa da 3ª idade

Bem que as perguntas colocadas pelo vereador José Carlos Simões, na área de comentários do blog poderiam fazer parte da postagem de ontem “perguntas difíceis de responder”.

O fato: a casa na Brasilinha, que vai abrigar o programa da terceira idade está sendo totalmente reformada às expensas do poder público.

A pergunta de resposta difícil: considerando a realidade atual, ou seja, que o horizonte do mandato do atual governo é 31 de dezembro do corrente ano, daqui a sete meses, não seria (no mínimo) imprudência assumir compromissos contratuais para deixar o “abacaxi” no colo da futura administração?

Matéria: Professor lauro

A propósito

A notícia de “O Foco”, que já correu as redes sociais, confirma que o ex-vereador Eduardo Bondim, cassado por seus próprios pares por improbidade, quando era vereador na legislatura 1997/2000, também é candidato ao executivo municipal. O surpreendente (sem entrar no mérito da decisão antiga) é que seja pelo PSOL, o partido político brasileiro que mais luta pela probidade com a coisa pública.

Matéria: Professor lauro

Analisando o tabuleiro

No xadrez político de Mangaratiba, uma reportagem desta semana do jornal “O Foco”, sobre o que pensam os pré candidatos de Mangaratiba à prefeitura, deixa evidente, até para os mais neófitos no jogo, que todos esperam “o movimento da Dama”. A “dama”, no caso, é a deputada estadual Andréia Busatto, que ainda não anunciou se será, ou não candidata. Em maior ou menor grau, todos estão paralisados, esperando esse movimento para, a partir dele, pensar (ou repensar) a própria estratégia. No xadrez (o de tabuleiro) isso significa uma fraca posição defensiva. É como se o jogador estivesse pensando: “se a dama ocupar o centro do tabuleiro, para onde corro?”. Diria o analista do jogo, na linguagem típica do xadrez: “Dama em C4, xeque-mate em três lances”.

Matéria: Professor lauro

Jogo de xadrez

Que a política seja muito parecida com um jogo de xadrez, ninguém duvida. Diante do tabuleiro, qualquer jogador iniciante sabe que precisa analisar todas as possibilidades decorrentes do movimento do seu adversário. Ao mesmo tempo, deve pensar em todas as possíveis repercussões dos seus próprios movimentos na base do “se mover esta peça pretendendo aquilo lá adiante, o quê meu adversário fará?”. Finalmente, a regra mais básica de todas: “não mexer uma peça sem saber, exatamente, o que pretende alcançar”. Assim, no xadrez (o de tabuleiro), aquele que observa um jogo que está a meio caminho, pode avaliar qual dos disputantes está mais bem posicionado e, não raro, dependendo das posições, os mais experientes chegam a prever o número de lances para o fatal xeque-mate.


sábado, 28 de abril de 2012

Delírios de Mary Rose III

Juntos e Misturados

ABSURDO - EU NÃO ME VENDO .

 Já tentaram me separar com convites indecentes da Juventude de Mangaratiba e do PSB , MAIS EU TENHO IDEAIS !
Imagina só , aceitar uma dessas propostas oferecidas , é perder todos os meus IDEAIS , é NÃO ter mais pelo que lutar .
Fica o meu carinho e respeito a todos , que estão conosco na Juventude de Mangaratiba e do PSB. Juntos por uma Mangaratiba Mais Justa !

 Um abraço , GUEDES.

O Dia X

Expresso

Trem dos mares - O percurso

Pelo menos hoje, 28 de abril de 2012, não existem os trilhos do desvio para o estacionamento do trem e a “paisagem” entre Itacuruçá e Muriqui é um paredão de casas em ambos os lados da via.



www.itacrio.wordpress.com

Em ''Breves'' terras

Sempre que se toca na existência da Marambaia, a tricentenária questão da população negra no município vem à tona. Terras do maior traficante e proprietário de escravos do Brasil Colônia, Mangaratiba chegou a ser extinta, logo após a Abolição da escravatura, em vista do êxodo da mão de obra trabalhadora em busca de melhores condições de vida. Cento e vinte e quatro anos depois, às vésperas do 13 de maio, o quê mudou para os descendentes dos antigos escravos na terra dos Breves?

Matéria: Professor lauro

A propósito

Considerando que a Marambaia pertence ao município de Mangaratiba, qual a efetiva participação da prefeitura em busca da solução definitiva da questão envolvendo quilombolas e Marinha?

Matéria: Professor lauro

Capacitação de comunidades

O Instituto Terra de Preservação Ambiental, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, traz para Mangaratiba a 1ª Oficina de Mobilização sobre Turismo de Base Comunitária. O curso, que tem apoio da Prefeitura, é uma iniciativa que pretende incentivar atividades ligadas ao turismo gerando emprego e renda. Um exemplo é o uso sustentável do patrimônio natural, particularmente em áreas protegidas e propriedades rurais, na manutenção e vivência com modos de vida tradicionais, como quilombolas, caiçaras e ribeirinhos. A pergunta que se impõe é: Será que a comunidade quilombola da Marambaia estará incluída nesse processo?

Matéria: Professor lauro

Perguntas difíceis de responder

1- O quê aconteceu na creche de Muriqui que fez com que dez crianças fossem levadas de emergência para o hospital em Mangaratiba?

2- Já que não existe a figura de “voluntário” no serviço público, a irmã do prefeito ocupa qual o cargo que tem tamanho poder na estrutura administrativa do executivo municipal?

3- Afinal, por quanto foi alugada a casa da Brasilinha para a instalação do projeto da 3ª. idade? O que se sabe no bairro é que a proprietária até parece ter desistido da ação judicial contra os antigos locatários e, hoje, funcionários da prefeitura trabalham na recuperação do imóvel.

4- Qual o motivo de começarem a obra de reconstrução (desnecessária) do ponto de ônibus em frente à Igreja e parar na metade, por falta de material?


Matéria: Professor lauro

Discordância

Uma conversa entre vereadores e um ocupante de alto cargo na administração municipal, num restaurante de Mangaratiba, foi captada por uma leitora do blog. Na essência, o grupo pretendia saber quem era um tal de “Professor Lauro”, no que diz respeito ao panorama político municipal. A conclusão, alguns minutos depois, foi que se tratava de alguém que “não tem expressão política no município”. Lamentamos informar ao grupo que, desde janeiro de 2012 foram feitos mais de quinze mil acessos ao blog “Notícias de Itacuruçá” e, desde agosto de 2009, mais de 24.000. Certamente, mais de vinte vezes o total de votos que cada um deles obteve nas eleições de 2008.

Matéria: Professor lauro

Fim de mês

Frase do dia

“Tolo é aquele que inicia a construção de uma casa sem dispor dos materiais que irá necessitar”.


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Correios na Serra do Piloto

“Quando o carteiro chegou, e o meu nome gritou, com uma carta na mão!” A letra da música Mensagem, de Cícero Nunes e Aldo Cabral, gravada originalmente por Izaura Garcia, em 1946, poderá virar realidade para os moradores da Serra do Piloto, em Mangaratiba. Durante a sessão desta quarta-feira (25), o vereador José Carlos Simões, o Dr. Simões, apresentou requerimento solicitando a intercessão do prefeito Evandro Capixaba junto aos Correios para que a empresa amplie o serviço de entrega postal para aquele distrito.
De acordo com o parlamentar, a comunidade da Serra do Piloto vem sofrendo com falta de comunicação por meio de cartas. “Com o mundo se comunicando pela Internet, uma grande percentagem de nossa população, em pleno século XXI, não consegue receber suas correspondências, sendo que suas residências não entram no mapa da área atendida pelos correios”, justificou José Carlos Simões.
Para o vereador, com a ampliação do mapa o problema deixará de existir e os moradores da localidade terão mais acesso às informações. “Não podemos deixar tal localidade de nossa cidade sem comunicação postal, aliás, umas das mais antigas opções de comunicação do mundo”, concluiu Dr. Simões.

Fonte: Jornal Atual

Receitas e Segredos

Duas receitas que figuram no cardápio da Cantina Calábria foram apresentadas por Ricardo ao ATUAL como exemplos de pratos que com frequência chegam às mesas do lugar, a pedido de clientes seduzidos pela culinária italiana – o fettuccine e a pizza. Durante o preparo de ambas, ele aproveitou para lembrar que cumprir o roteiro da gastronomia local significa também degustar um bom vinho. “Todo o sabor marcante dos pratos italianos requer o acompanhamento de um vinho que também seja marcante. Por isso, tal como os italianos, somos rigorosos na escolha desse acompanhamento. Esse é um dos segredos. Outro segredo, no caso do fettuccine, é união de ingredientes diversos, como o camarão, brócolis, tomate cereja uma leve camada de queijo, a massa importada e, claro, um dos segredos da casa. Tudo isso torna o prato leve, requintado e que chama a atenção do paladar”, revela Ricardo. Ele ensina que no caso do fettuccine, além do vinho, um fio de azeite é essencial para compor o que chama de explosão de sabores.
Ricardo aproveita para antecipar que com a chegada do inverno a Cantina Calábria vai incorporar ao cardápio os famosos fondues. “Queremos trazer todo esse clima de aconchego e elegância que os meses de inverno proporcionam, com mais esse carinho. Com certeza vamos agradar o paladar de nossos clientes”, conclui Ricardo Borghi.



Fonte: Jornal Atual

Sabores italianos em Itacuruçá

Gastronomia do país europeu marca presença no cardápio da Cantina Calábria, que reúne adeptos da boa culinária num ambiente sofisticado e aconchegante
Com um ambiente totalmente inspirado na cultura e gastronomia italianas, a Cantina Calábria, em Itacuruçá, distrito de Mangaratiba, oferece aconchego, requinte e sofisticação, com variados pratos que nos remetem aos aromas e sabores da Itália.
Prestes a completar dois anos, a casa é conduzida pelo proprietário Ricardo Borghi, que investiu no negócio com a intenção de trazer um pedacinho da Itália para dentro de uma cidade praiana. O êxito da iniciativa se revela pelo fato de que em pouco tempo conquistou uma grande clientela, incluindo moradores, veranistas e empresários. “Eu já trabalhava no ramo gastronômico e vi a necessidade de um local que oferecesse requinte aos clientes. A Calábria tem sido um ícone da comida italiana na região”, comemora o proprietário.


Como uma autêntica cantina, o restaurante incorpora várias características específicas da Itália. Ali chamam a atenção desde a fachada até a decoração do interior. Para os apreciadores de queijos e vinhos, a Calábria não deixa a desejar, oferecendo diversos tipos da iguaria. Ricardo conta que a carta de vinhos da cantina possui mais de 70 rótulos, passando pelos nacionais e importados. Mas a casa aposta também em outros tipos de bebida, como conhaques e vodcas importadas, que além de ser apreciados no próprio local podem ser levados para casa. O mesmo vale para azeites, frios e vinhos.
Integrado à decoração, o balcão de queijos importados e frios chama a atenção dos clientes, que podem se servir e degustar cada um dos tipos enquanto o chefe de cozinha prepara as receitas que figuram no cardápio, entre as quais o estrelado fettuccine com camarões e brócolis, que ilustra essa reportagem. Todas elas vêm guarnecidas com o tempero especial da casa.



Bom ou ruim ?

“O nosso submarino nuclear tem de ser protegido adequadamente”. A frase é do ministro da defesa, Celso Amorim, em depoimento no Senado Federal nessa quinta-feira. O que isso significa para Itacuruçá, já que sua base operacional será aqui no antigo espaço da Nuclep? Será que dentro de alguns anos todo o distrito se tornará um grande quilombo como o da Marambaia? Essas normas especiais de segurança irão nos garantir tranquilidade ante a violência urbana que está sendo exportada do Rio de Janeiro por conta das UPP’s? Ou, do outro lado, irão nos constranger direitos em nome da “segurança nacional”?

Matéria: Professor lauro

A propósito

Inúmeros servidores reclamam que, três meses após a implantação do novo plano de cargos e carreira (conquista do sindicato dos servidores de Mangaratiba), seus salários repentinamente foram reduzidos em percentuais que variaram entre dez e vinte por cento. A explicação da prefeitura é que houve erro de enquadramento.

Matéria: Professor lauro

Zum zum zum

Outra vela de esperança parece ter sido acesa no município. Esperamos que não seja apenas mais um factoide, mas corre o zum zum zum que o prefeito, finalmente, vai mandar pagar os atrasados devidos a servidores e prestadores de serviços. (NR. Nada como ano eleitoral para abrir o “saco de bondades”).

Matéria: Professor lauro

Factóide

É verdade que causou impacto entre os moradores a possibilidade de se reviver a viagem de trem a partir de Itacuruçá até o Sahy, no projeto denominado “Trem dos mares da Costa Verde”. Contudo, se a promessa efetivamente sair do papel, a decepção decorrente será tão grande quanto a esperança provocada. Uma breve visita ao local, na manhã dessa quinta-feira mostrou que não mais existe o desvio da linha auxiliar ligando a estação à via principal. Como a “promessa” do secretário de turismo, no início do mês, era a de fazer a primeira viagem em noventa dias (já se passaram vinte), é muito pouco provável que seja cumprida. Aceitando-se a hipótese de a MRS concordar com a ideia e colocar parte da sua força de trabalho para reconstruir o desvio, só essa fase é trabalho para mais de seis meses. O mais certo é que essa história seja alimentada “em fogo brando” até as eleições e, depois, simplesmente esquecida

Matéria: Professor lauro

Pode ficar pior

Das duas ambulâncias restantes, uma só pode atender ocorrências em Mangaratiba, melhor dizendo, na região da sede do município (de Ibicuí à Praia do Saco) porque está com a frente amassada e um dos faróis quebrados, o que impede o motorista de trafegar na estrada federal Rio x Santos. Assim sendo, se um paciente necessitar de remoção para um hospital de maior complexidade no Rio de Janeiro, por exemplo, só haverá uma única ambulância apta a realizar o transporte. Mais ainda, se esse transporte, considerando ida e volta, demorar três horas, o HMVSB ficará “descoberto” durante todo o período. Mas, aí, ocorrendo uma emergência qualquer, poder-se-ia requisitar uma das ambulâncias dos postos de saúde, diria o raciocínio lógico. Verdade. Só que seria uma espécie de transferência da carência, porque, nesse caso, quem ficaria a descoberto seria o Posto de Saúde. E tudo começa com uma ambulância que ninguém sabe o que foi fazer lá depois “de onde o vento faz a curva” e da contratação de um serviço sem garantias de substituição, em caso de força maior.

Matéria: Professor lauro

Complicando

Como se tratava de uma ambulância terceirizada (que não fazia parte daquele grupo contratado do qual falamos outro dia) era obrigação do contratado substituí-lo por outro, em condições de prestar o serviço, todavia não foi o que aconteceu, porque, segundo consta, o veículo não tinha seguro. Assim, o HMVSB, que contava com três ambulâncias, passou a dispor apenas de duas.

Matéria: Professor lauro

Saúde não tem pressa, o resto é que interessa

A inversão do antigo bordão humorístico é a melhor maneira para definir o que está acontecendo com o atendimento à saúde aqui em Mangaratiba. Além da falta de produtos básicos para o atendimento aos pacientes, uma nova irregularidade está acontecendo no atendimento hospitalar, mais especificamente no atendimento através de ambulâncias. Tudo começa um uma estranha viagem de uma das ambulâncias do HMVSB até Itaperuna, no norte do estado, há cerca de vinte dias. O que o veículo foi fazer lá, ninguém sabe. Na viagem de volta, na região de Macaé, a ambulância sofreu um grave acidente, com perda total do veículo.

www.itacrio.wordpress.com

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Tenda Solidária

Instituto José Miguel realiza doações de roupas e exame de vista gratuito.
Mangaratiba terá, a partir de sábado dia 28, quatro dias com diversos eventos para comemorar o feriado do Trabalhador. Será realizado um mutirão de serviços envolvendo as secretarias de Promoção Social, Saúde, Trabalho e Renda, Instituto José Miguel e Procuradoria. Na terça-feira, dia primeiro de maio, serão montadas duas tendas pelo Instituto José Miguel, com intuito de oferecer exames de vista gratuitos e roupas para a população carente. O mutirão será realizado das 8h às 14h.
Na ‘Tenda Solidária’ serão doadas peças do vestuário, como sapatos e roupas, para os moradores do município. Será entregue uma senha. Com ela, cada morador poderá escolher cinco peças do stand. As peças foram arrecadadas pelo espaço social através de suas campanhas e também pela doação que receberam do RIOSOLIDARIO, Obra Social do Rio de Janeiro.
Já no stand ‘Visão Popular’, moradores de Mangaratiba poderão fazer exame de vista gratuito. Para a realização do projeto, foi realizada uma parceria entre o Instituto José Miguel e Ótica Miraflor de Bangu; Serão disponibilizadas equipe médica e toda a aparelhagem necessária para realização dos exames. Os moradores também vão receber descontos na compra de óculos da própria ótica.

Curso de informática

CAICA da Praia do Saco abre inscrições para aulas de informática.

O Centro de Atendimento Integral a Criança e Adolescente (CAICA), da Praia do Saco, em Mangaratiba, está com inscrições abertas para curso de informática. O CAICA já dispõe de quatro turmas da modalidade, e as aulas são realizadas na parte da noite, as terças e quintas-feiras. O curso é destinado para alunos acima de 18 anos.

Serão abordadas noções de Internet e programas como: Windows, Word e Excel. As inscrições são até dia 25 de maio e poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do espaço social.

Para a realização da inscrição, os interessados devem comparecer ao espaço munido de alguns documentos como, CPF, carteira de identidade e comprovante de residência. Todos os documentos podem ser em cópia. O espaço fica localizado Avenida Frei Afonso Jorge Braga, QD 55, lote 08, Praia do Saco. Para mais informações os interessados devem ligar para (21) 3789-3095.
 
 

Trem dos Mares

O secretário de turismo e eventos de mangaratiba, Francisco Carvalho participa nesta sexta-feira, dia 27, ás 11 horas, de uma reunião com o secretário de Estado de Turismo Ronald Ázaro. O encontro será no centro de Convenções do Hotel Portobello e terá também a presença de lideranças dos municípios que fazem parte da região da costa verde.

Ronald Ázaro estará na cidade para a apresentação de projetos e das ações do governo do Estado para a região, além de assuntos relacionados ás iniciativas decorrentes dos investimentos dos Prodetur (Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo).

Para Francisco, a vinda do secretário não poderia vir em melhor hora. ''Mangaratiba está evoluindo muito em relação ao turismo e a participação do Governo do Estado é imprescindível para a efetivação de nossos projetos, como a recente criação do Trem dos Mares da Costa Verde. Tenho certeza de que nesse encontro conseguiremos muitos benefício para o município. O Rio será o centro das atenções nos próximos anos e queremos colocar Mangaratiba nesse bonde de desenvolvimento'', disse Francisco.

Fonte: Prefeitura de Mangaratiba

Será ?

O quê será que Conceição tem, que os outros distritos não tem? Além da proximidade com Angra? Pois o nosso amigo “o bêbado da esquina”, sabe a resposta na ponta da língua: “Com tantos empresários, artistas e celebridades tendo casa de veraneio lá em Conceição, você acha que esse pessoal da prefeitura iria começar o projeto de instalação de banda larga por onde?”

Matéria: Professor lauro

Vizinho rico


Nada como ter um vizinho rico. Essa deve ser a sensação dos moradores de Conceição de Jacareí que, pela proximidade com Angra dos Reis, consegue contar com serviços que, para os moradores de todos os demais distritos ainda estão na fase do “sonho”. A mais recente novidade por lá é que os moradores já podem contar com serviços de TV por assinatura e internet a cabo, através da empresa Net e apoio da prefeitura de Mangaratiba. Só para comparar, no acesso à internet pelo cabo da Net, a velocidade normal chega a ser vinte vezes maior do que todas as formas de acesso dos demais fornecedores do serviço nos outros distritos. O responsável pela área de tecnologia da prefeitura já está “viajando na maionese”, imaginando o dia em que todo o município contará com o mesmo tipo de serviço e poderá ter participação no canal de televisão Master TV, de Angra dos Reis. Segundo ele, o canal, transmitido via internet, atenderia ao município de Mangaratiba veiculando matérias sobre o cotidiano da cidade. Sonhando acordado, ele até pensa no tipo de programação, que contaria com entrevistas e programas voltados para a nossa realidade. Vai além, pensa até em criar um mini estúdio na cidade, para a realização de entrevistas e participações ao vivo, sem esquecer o espaço para propagandas, onde os comerciantes locais poderiam anunciar seus negócios. “No popular”, uma verdadeira “Rede Globo – Mangaratiba”. Mas claro que só para quem tem tv a cabo e internet de alta velocidade. Já para o povão da antena espetada no ar… nadica de nada.

Matéria: Professor lauro

Dois cuidados


A dengue ronda Itacuruçá. Um dos maiores focos da doença, no Rio de Janeiro, está ali em Campo Grande. Sendo assim, para não “dar sopa ao azar”, gaste dez minutos do seu dia fiscalizando todos os cantinhos de sua casa que possam se tornar habitat do mosquito. Um segundo cuidado, que também é bom não esquecer, é que daqui a pouco começa a campanha anual de vacinação contra a gripe, para os idosos.

Matéria: Professor lauro

Maioria silenciosa


Para os eventuais candidatos, que ainda não perceberam a mudança dos tempos, não é mais nos botequins e quiosques que se definem preferências ou rejeições a candidatos. Em tempos de internet, aquele velho “sussurrar no ouvido”, prometendo mundos e fundos, só funciona com incautos. Hoje em dia, a maioria dos eleitores observa, analisa comportamentos, avalia propostas, sopesa promessas não cumpridas, considera as necessidades coletivas e, até mesmo, leva em conta todas as vezes em que necessitou do auxílio ou orientação do pretenso candidato e não foi atendido. Apesar de parecerem concordar com qualquer ideia, por mais estapafúrdia que pareça, na hora H, aquele momento solitário do encontro da consciência com a urna eletrônica, seus dedos não vacilam em escolher aquela sequência de números que apontam a candidatura que representa seus reais anseios para a coletividade.

Matéria: Professor lauro

Cuidado, senhores candidatos

É bom que os pré-candidatos não esqueçam que a Justiça Eleitoral não perdoa. Nas comemorações do dia de São Jorge (23 de abril) houve farta distribuição de camisetas, “apoios” de candidatos e mesmo de vereadores no exercício do mandato. Há informações da existência de “olheiros”, de todos os partidos, registrando o fato em fotos e depoimentos, com o intuito de impugnar candidaturas lançadas antes dos prazos legais.

Matéria: Professor lauro

A propósito

Não deixe de ler o artigo “Fábrica de boatos”, no blog da Leila, em http://leila-castro.blogspot.com.br/

Matéria: Professor lauro

Pena de morte

Como até o bêbado da esquina já sabia, a intensificação dos movimentos políticos, em Mangaratiba, com vistas às eleições de outubro, já decretou a condenação à morte de três princípios básicos para o ser humano: a decência, a honestidade e a verdade. Os boatos e rumores, até mesmo sobre a vida pessoal de vários pré-candidatos, se tornam, cada vez mais, objeto de tentativas de manchar a imagem das pessoas. Nesta segunda década do século XXI, esse tipo de comportamento é mais que um “tiro no pé”, especialmente quando os eleitores conhecem o objetivo da manobra. Além disso, que se cuidem os autores, porque, identificada a fonte, podem ser processados com base na trinca jurídica “injúria, calúnia e difamação”, com grandes possibilidades de condenação ao pagamento de altas quantias por “danos morais”.


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Hotel Pierre

Caminhada para iniciantes

A caminhada é ideal para pessoas sedentárias que queiram começar a fazer exercícios físicos. Para que haja a continuidade do exercício e se adquira o hábito da caminhada, devemos iniciá-la aos poucos e ir aumentando gradativamente.

Segue uma sugestão de plano de caminhada para iniciantes:
SemanaDuraçãoFrequência
Primeira semana10 minutos3 vezes por semana
Segunda semana15 minutos3 vezes por semana
Terceira semana20 minutos3 vezes por semana
Quarta semana25 minutos3 vezes por semana
Após um mês30 minutos3 vezes por semana
Após 6 meses40 minutos3 vezes por semana
Após 1 ano60 minutos4 vezes por semana
30 minutos, 3 vezes por semana é considerado suficiente para se obter os benefícios da caminhada. Mas se você quiser, pode continuar intensificando gradativamente o exercício. Se, por outro lado, você caminhar menos do que os 30 minutos recomendados, você ainda assim promoverá melhoras na saúde, queimará gorduras e terá melhora em seu bem-estar. No entanto, a melhora no seu condicionamento físico será menor. Para a saúde, é muito melhor caminhar pouco do que não caminhar.

Procure inserir a caminhada no seu dia-a-dia. Toda vez que você puder substituir o carro ou ônibus por uma caminhada, mesmo que breve, você já estará beneficiando sua saúde. (do site: http://belezaesaude.dae.com.br/caminhada/)

Matéria: Professor lauro

Saúde

A caminhada é um exercício aeróbico muito eficaz para a saúde. Caminhar é uma atividade física perfeita: é fácil, leve, melhora o seu astral e é capaz de proporcionar saúde, beleza e boa forma. É um exercício que poder ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade e do condicionamento físico. A caminhada, além de tudo, ainda tem a vantagem de ser a mais segura de todas as atividades aeróbicas — tanto sob o ponto de vista cardiovascular como ortopédico. Mesmo executando-a com passos rápidos, dificilmente o coração será sobrecarregado. Além disso, diferentemente da corrida, o risco de lesões nas articulações em especial nos joelhos e tornozelos é bem menor.

Caminhar durante 30 minutos, 3 vezes por semana, pode ser tão eficiente no tratamento de depressão aguda quanto a utilização de medicamentos. Além disso, evita doenças e melhora a qualidade de vida. É importante ressaltar que havendo qualquer dúvida quanto a como caminhar, devemos procurar a orientação de um profissional da área de Educação Física. Além disso, antes de se iniciar qualquer atividade física, uma avaliação médica para afastar possíveis riscos à saúde é necessária.

  • Melhora a circulação sangüínea

  • Diminui os riscos de problemas cardíacos

  • Melhora a ansiedade e o estresse

  • Auxilia nas dietas de emagrecimento

  • Ajuda a tonificar e fortalecer os músculos

  • Reduz a pressão sanguínea e os níveis de colesterol no sangue

  • Evita o aparecimento da osteoporose

  • Combate o diabetes

  • Melhora o nível de condicionamento físico

  • Aumenta a imunidade do organismo


  • Matéria: Professor lauro

    A ultima morada

    Um trabalhador de Itacuruçá, desses que nunca tiveram diploma, mas formado na escola da vida, apontou inúmeros erros na construção da capela mortuária do cemitério de Itacuruçá. Vamos a elas e suas justificativas, ressalvando que não é culpa da atual administração, mas obra decidida e executada pela administração municipal anterior.

    1- A capela mortuária foi construída fora da área legal do cemitério. Comentário do observador: “No momento mais sofrido da vida de uma família, as pessoas choram e se desesperam em público, momento em que mereciam um espaço reservado. Custava colocar uma parede lateral que impedisse a visão total da capela?”.

    2- Os janelões, em vidros verdes, não asseguram nenhuma privacidade para as famílias. Comentário do observador: “Quem passa de ônibus ou automóvel tem a visão direta do quê está acontecendo no interior da capela. As pessoas desesperadas, chorando, inconformadas bem que mereciam ficar longe dos olhares curiosos”.

    3- Os bancos, para acomodar as pessoas presentes ao velório, também ficam na área externa, sem qualquer tipo de privacidade. Comentário do observador: “Os parentes e amigos do falecido, pesarosos e constrangidos com a passagem do “de cujus”, ficam expostos à passagem das pessoas que entram em Itacuruçá para viver um dia de alegria. Choram e se lamentam ao mesmo tempo em que automóveis tocando funk passam bem ao lado”.

    4- Não há nenhuma segurança para o velório. Comentário do observador: “Se você passar pelo cemitério à noite, ou na madrugada, poderá ver, por exemplo, a triste cena de um caixão dentro da capela e, não raro, uma ou duas pessoas guardando a noite de reverência ao falecido”.


    Matéria: Professor lauro

    Iluminação

    O que estará acontecendo com a qualidade do material empregado pela empresa responsável pela manutenção da iluminação pública? Afinal, a principal característica das lâmpadas a vapor de sódio é sua durabilidade. Todavia, pelo menos em Itacuruçá, várias estão queimando com menos de três meses de uso, ou apresentando luminosidade bem abaixo do esperado. Ontem, 24 de abril, a impressão que se tinha, na rua Evelina, era a de se estar numa boate, em vista da fraquíssima iluminação pública (apesar das lâmpadas de vapor de sódio). O mesmo acontece no corredor de saída do distrito através da Brasilinha.

    Matéria: Professor lauro

    Será Verdade ?

    A informação corrente é que o novo (e desnecessário) ponto de ônibus situado na praça da igreja receberá, além de novos bancos, proteção nas laterais e nos fundos em vidro blindex. Você não leu errado não. Vidro blindex verde, daqueles que todo mundo sonha em colocar na varanda de casa, mas sempre acaba desistindo por conta do alto custo. (NR. Não teriam nenhuma outra prioridade no distrito?)

    Matéria: Professor lauro

    Efeito Orloff

    Frase do dia
    “Sic transit gloria mundi” (a glória do mundo é transitória)

    terça-feira, 24 de abril de 2012

    Solicitação por mais policiamento

    Os integrantes do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Mangaratiba se reuniram na quinta-feira (19), no Centro Cultural Cary Cavalcanti, em mais um encontro mensal, oportunidade em que ganharam destaque temas como segurança no trânsito, aumento de furtos e roubos a residências e veículos.
    A reunião foi presidida pelo professor Dimas Lindo e contou com a presença de autoridades como a titular da 165ªDP (Mangaratiba), delegada Valéria de Castro; do capitão Sidney Ferreira, do 33º BPM ( Angra dos Reis), além de membros que compõem a diretoria do conselho e integrantes da comunidade.
    Representantes das comunidades de Muriqui, Vale do Sahy, Junqueira e Conceição de Jacareí levantaram problemas como o abuso da velocidade por parte de pilotos de motos, principalmente na Fazenda Muriqui. Eles aproveitaram para solicitar maior fiscalização e a circulação mais intensa de viaturas da Polícia Militar pela localidade, conhecida como Fazendinha.
    A falta de educação no trânsito, roubos e furtos a residências e veículos também foram alguns dos temas abordados na reunião. Na oportunidade, o presidente Dimas Lindo enfatizou que todos os problemas apresentados pela comunidade seriam encaminhados às autoridades, das quais seriam cobradas providências. Ele também aproveitou para anunciar a próxima reunião, que acontecerá no dia 17 de maio, no Centro Cultural Cary Cavalcanti, no centro de Mangaratiba.

    Fonte: Jornal Atual

    Disputa e mobilização solidárias

    Há três anos os alunos da Escola Técnica do Rio de Janeiro (Eterj) de Itaguaí, participam de uma Gincana de Integração, que tem como uma das tarefas a arrecadação de alimentos não perecíveis para distribuição entre pessoas carentes. A novidade deste ano é que pela primeira vez a distribuição foi feita no próprio município, a pedido dos 428 alunos do ensino médio técnico, que participaram da atividade. “Antes, enviávamos os produtos arrecadados para unidade de Santíssimo. Só que os próprios alunos viram a necessidade das pessoas que moram no município, então resolvemos atender ao pedido deles”, diz Macário Viana de Oliveira, coordenador pedagógico e administrativo da unidade na parte de manhã. “Eles se empenharam bastante. Bolaram várias maneiras para conseguir os alimentos”, completa o coordenador.
    Ao todo os alunos montaram 220 cestas básicas e de limpeza. Além disso, colocaram à disposição das pessoas várias roupas e sapatos que ganharam através de doações. O evento foi realizado na última sexta-feira (20) às 14h, na própria Eterj. As pessoas beneficiadas receberam as senhas que foram distribuídas ao longo da gincana.

    Fonte: Jornal Atual

    Homem tem mão decepada por trem

    Na tarde desta segunda-feira (23), por volta das 14h30, uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada para socorrer um homem que estava caído próximo à linha do trem, no Condomínio Frontal das Ilhas, no bairro de Coroa Grande, em Itaguaí. Segundo os bombeiros, o homem, identificado como Leandro Ferreira, de 27 anos, teve a mão direita decepada por uma das locomotivas que circulam por aquele ramal. Segundo testemunhas, o rapaz aparentava sinais de embriaguez e estava caído com a mão sobre o trilho da linha férrea, o que tornou o acidente inevitável. Pela gravidade dos ferimentos, a equipe de resgate acionou o helicóptero da corporação, que levou a vítima para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, Zona do Sul do Rio.

    Fonte: Jornal Atual

    Capitania dos Portos de Itacuruçá esclarece

    A Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá divulgou nota comentando a reportagem intitulada “Navegar legal é preciso”, veiculada na edição 796 de 18 de abril, esclarecendo que os pescadores e barqueiros flagrados durante as atividades de inspeção naval ficam sujeitos à legislação vigente quando são verificadas quaisquer irregularidades por parte de aquaviários ou amadores. Segundo a capitania, eles são orientados por parte da delegacia, a fim de serem sanadas as discrepâncias, sem necessariamente sofrerem punições administrativas.

    Em relação à regularização de embarcações, a delegacia diz que, diferentemente do veiculado, somente as embarcações miúdas de pesca artesanal, mediante apresentação da correta documentação, fazem jus à regularização sem custo para o proprietário, conforme ofício enviado recentemente pela delegacia às colônias de pesca da jurisdição, em cumprimento a determinação da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro e em atendimento à solicitação do Ministério da Pesca e Aquicultura.

    Em relação à mudança de categoria da carteira de habilitação, denominada Carteira de Inscrição e Registro, que é o documento de habilitação, identificação e registro de dados do pessoal aquaviário, o requerente deverá solicitar à Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, via Delegacia em Itacuruçá, diretamente no atendimento ao público, sem ônus, desde que no mesmo nível de equivalência. Nos casos referentes a equivalências distintas o requerente ficará sujeito ao processo seletivo mediante inscrição, atualmente no valor de R$ 8 pago via Guia de Recolhimento da União.

    Para maiores esclarecimentos, dúvidas ou sugestões, nos colocamos à disposição: Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá atende pelo telefones (21) 2680-7303 e 2680-7420.

    Fonte: Jornal Atual

    Enquanto isso

    Para que o leitor Hélio Dias não precise repetir, “enquanto isso” os tachões irregulares e que contrariam resoluções do CONTRAN, continuam firmes nas esquinas.

    Matéria: Professor lauro

    Estacionamento regular para idosos

    A Superintendência de Trânsito de Mangaratiba está fazendo o cadastramento e a entrega dos cartões de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência da cidade. A iniciativa é pioneira no município e o cartão é válido em todo território nacional. Para o cadastramento, os interessados devem procurar a superintendência de Trânsito da prefeitura que fica localizada na Avenida Célio Lopes, número 89, no centro de Mangaratiba, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. É necessária a apresentação de cópia da identidade, CPF e do comprovante de residência. A ação cumpre as resoluções número 303 e 304 de 2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que trata da regulamentação das vagas de estacionamento de veículos destinadas ao uso exclusivo de pessoas idosas e pessoas com deficiência com dificuldade de locomoção. (Fonte: www.angranews.com.br)

    Matéria: Professor lauro

    A Propósito

    O tal “trem dos mares” é esse da foto publicada no Atual? Aqueles vagões velhos do “trem elétrico” que faziam a tortura dos passageiros do trecho Santa Cruz x Central, com seus bancos laterais do tipo “cara-dura” e alças de “se segura” pra quem ficou de pé? Fala sériooooooooo. Tirando as cores “engana trouxa” da fotografia, não resta dúvidas que o trem é aquele mesmo. (fonte das matérias e foto: Jornal Atual em www.jornalatual.com.br)

    Matéria: Professor lauro

    Cadê o bussunda ???

    Outra notícia publicada no Jornal Atual merece comentários. Em resumo: ” O presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, Antonio Pastori, esteve em Mangaratiba esta semana para uma inspeção nas estruturas e condições da cidade para receber o “Trem dos Mares da Costa Verde”. Junto com o secretário de Turismo e Eventos de Mangaratiba, percorreram a linha férrea.Os dois caminharam a pé pela linha férrea da estação de Itacuruçá até a enseada da praia de Santo Antonio, trajeto que o trem fará, para um estudo de viabilidade, conferir locais de paradas, manobras e desvios.” Como diria um outro humorista: “Eu só acredito vendo”. Primeiro porque não mais existe a trilha ao lado da linha férrea que permitia o trajeto entre Itacuruçá e Muriqui (mesmo assim era obrigatório seguir pela linha nos trechos dos “cortes”). Segundo porque o percurso em questão tem cerca de 25 quilômetros. Andar 25 km sobre trilhos e dormentes é tarefa pra quem está muito acostumado e, mesmo assim, levaria entre cinco e seis horas. Terceiro, nas fotos publicadas, um dos “andarilhos” calça sandálias. Será que conseguiu andar 25 km sobre pedras e dormentes sem chutar uma pedrinha sequer?

    Matéria: Professor lauro

    A Propósito

    Boa, a iniciativa da Fundação Mário Peixoto em divulgar a existência da biblioteca em suas dependências. No entanto, só pelas fotografias publicadas no Jornal Atual, dá pra perceber que precisam, urgentemente, renovar o acervo de livros, sob pena de não interessar a ninguém. Numa das fotos, é possível ver que em uma das prateleiras está um livro do Leon Eliachar, um obscuro jornalista egípcio que fez algum sucesso nos anos setenta com seus quatro ou cinco livros de humor. Pelo jeito, os duzentos livros doados diretamente ao público pela Associação de Moradores da Brasilinha tinham muito mais peso literário do que o acervo permanente da biblioteca. Se aceitarem a “dica”, o Ministério da Cultura fornece, gratuitamente, um “kit biblioteca”, com cerca de 2.000 livros (classicos e atualizados segundo o interesse dos estudantes) para a formação do acervo de bibliotecas públicas municipais.

    Matéria: Professor lauro

    Telecurso

    Quem acorda muito cedo, certamente já iniciou as tarefas do dia deixando a televisão ligada no “telecurso” da globo. Em determinado momento, após apresentar um cálculo qualquer, o apresentador diz: “vamos pensar um pouco?” Pois essa expressão cabe feito luva com relação à notícia divulgada pela prefeitura a respeito do Centro Cultural de Itacuruçá. Publicada no Jornal Atual, diz a nota que o CEFET funciona de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 16:00 horas. Muito bem. Em Roma, o Coliseu funciona de terça a domingo, das 08:00 às 18:00. Em Paris, a torre Eiffel funciona todos os dias, ininterruptamente. Em Madri, o Museu do Prado só não funciona para o público às segundas-feiras. Do mesmo modo, em Nova York, o MoMa abre todos os dias (inclusive feriados). O Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, só não abre às segundas-feiras. Então, como diz o apresentador do telecurso: “Vamos pensar um pouco?” Como é que pode um local que se pretende dedicado ao turismo e à cultura estar fechado justamente nos dias em que os turistas nos visitam?

    Matéria: Professor lauro

    Saúde

    Atendendo à ótima sugestão do Frederico, incluímos uma página (guia lá em cima) dedicada à saúde. Na medida das possibilidades incluiremos matérias semanais sobre o tema.

    Matéria: Professor lauro

    Nota do moderador


    Como diz o comentarista de arbitragem de futebol, ” a regra é clara”. Assim, o moderador do blog, levando em conta o que já estava definido a respeito de proselitismo político, está excluindo dos comentários do blog, tanto a manifestação do vereador José Carlos Simões em relação às cocadeiras, quando o comentário do leitor Fernando Ribeiro.


    segunda-feira, 23 de abril de 2012

    Choque de ordem

    Vamos esperar

    COCADEIRAS.

    Já protocolei uma INDICAÇÃO ATRAVÉS DO MEU GABINETE PARLAMENTAR nesse sentido, de cadastra, organizar e padronizar as devidas Barracas.

    OBS: SEGUE EM ENEXO DOCUMENTO.
    Mandato participativo: Vereador Dr. Simões PROTOCOLA na Secretaria da Câmara de Vereadores de Mangaratiba, INDICAÇÃO AO PODER EXECUTIVO, para que seja acolhida a sugestão de melhorias proposta, que seja promovido melhorias das Barracas que comercializam produtos alimentícios, localizadas a margem da Rodovia Governador Mario Covas( antiga Rio Santos), no trecho que compreender o Município de Mangaratiba.

    INDICAÇÃO N.º 104/ 2012.
    Tenho a honra de indicar ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, a seguinte medida:
    Que seja providenciada perante as Secretarias competentes a PADROZINAÇÃO DE TODAS AS BARRACAS QUE COMERCIALIZAM COCADAS E OUTROS DEVIVADOS NO TRECHO DA RODOVIA RIO SANTOS, QUE COMPREENDER O MUNICÍPIO DE MANGARATIBA.

    JUSTIFICATIVA:
    Tal medida se faz necessária devido ao estado em que se encontram as barracas já existentes, e os produtos que são comercializados são na sua maioria de alimentos, logo dando um ar de qualidade dos serviços oferecidos.

    Sala das Sessões, 25 de abril de 2012.
    Dr. Simões-Vereador-autor
    OBS: Protocolada no dia 20/04/2012

    Desabafo

    Mangaratiba tem uma fábrica de boatos no fundo de seu quintal! Produz incessantemente estes boatos de forma artesanal, que é iniciada nos botecos, nas esquinas, mas que recebe a matéria prima para esta fabricação, diretamente do quintal dos que deveriam resgardar a sociedade deste atraso cultural.

    Já falei sobre boatos antes, já comentei sobre este ardil doentio que é utilizado pelos fracotes e maricas, que sem condições de enfrentamento com pessoas mais absurdamente normais (como ousam ser assim?), se valem desta coisinha mesquinha e babaca que é o lançamento de boatos sobre as pessoas.

    A nova onda é corrida eleitoral... e alguns partidos estão na mira dos maricas. Um destes maricas, até poderia ser um cara que faria a diferença na política, mas é um pobre infeliz cheio de frustrações que a todo instante se deixa levar pelas amarguras de sua auto-estima baixa. Como uma criança mimada, não pode ser contrariado, nem pode ser criticado. Ah! Quando isto acontece, até chuta portas de carro, grita com sua vozinha mansa, cheia de ironia, mas também cheia de furor que acaba não conseguindo esconder como deve ser cheio de complexos. Não sei se os complexos são de ordem familiar ou se são por sua fragilidade física, mas algo não funciona no caráter dele.

    Bom, o cara sempre caindo no colo do errado, pois não acredita nele mesmo. E olhem que de fato, teria condições de fazer a coisa certa, já que tem muito preparo para isso. Assim, lá vai ele tentando dominar com artimanhas, aquilo que poderia conquistar com capacidade e ética. Sempre gosta de armar ciladas e vende uma imagem de bom menino. Volto a afirmar, poderia mesmo ser um bom menino!

    O alvo agora é o domínio eleitoral em Muriqui e Itacuruçá, suas bases eleitorais que já sentiram que o menino faz xixi na calça quando o negócio é se posicionar pela população que o elegeu. Diante desta percepção, o menino resolveu dar uma de "articulador" e vem propondo negociatas para os pré-candidatos que estão crescendo nestas duas bases eleitorais. Diante da recusa, ele parte para a boataria e deixa que o vento leve as ruas, aquilo que sussurra para alguns.... Mas, este mesmo vento, também entra em nossas casas e nos conta tudo isso...

    Bom, quanto aos demais partidos, não tenho condições de dar minha opinião, mas no PSB Mangaratiba continuam firmes, continuam com sua nominata e principalmente continuam com seu grupo bem firme. Claro, sempre pode haver alguma baixa, afinal as negociatas são tentadoras para aqueles que não tem firmeza de caráter ou que sucumbirão as artimanhas de se ganhar fácil o dinheiro da população. Mas, é um número pequeno e insignificante em relação ao potencial dos demais. E sempre existe a possibilidade de coligação, com partidos que estão sendo "partidos" por esta turma de maricas.

    Agora, espalhar que o vice presidente do PSB já caiu nesta malha, é uma baita idiotice que só mostra como são "pequenos" e estão desesperados em relação a eleição de Outubro! E assim, lá vão eles combatendo a política nojenta, distorcida e inescrupulosa de Mangaratiba que esquece da força do vento Vieira.

    Ele devasta, mas também remexe e leva verdades para a população!
     
    Blog: peixecombanana

    2ª Corrida e Caminhada do Trabalhador

    Inscrições para a 2ª Corrida e Caminhada do Trabalhador de Mangaratiba já estão abertas.

    A secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Mangaratiba abriu esta semana as inscrições para a 2ª Corrida e Caminhada do Trabalhador da cidade, que será realizada na manhã do dia primeiro de maio, feriado nacional. Atletas profissionais e amadores percorrerão uma distância de seis quilômetros, com largada às 9 horas no Centro de Mangaratiba, passando pela Praia do Saco e retornando ao Centro. Entre os prêmios estão TVs de LCD, notebooks, bicicletas e máquinas digitais. Esse ano um diferencial é a premiação especial para os moradores da cidade.
    As inscrições poderão ser feitas até uma hora antes do início do evento. Os interessados devem comparecer à sede da secretaria, no Centro da cidade, para retirada do regulamento e da ficha de inscrição, ou no estande que será montado na Praça Robert Simões no dia da corrida. A taxa é de um quilo de alimento não perecível. No ato da inscrição o atleta deverá preencher todos os dados solicitados na ficha, identificando sua categoria e faixa etária, sendo apto e com boa saúde após concordar com o termo de responsabilidade, além de apresentar documentos oficiais de identidade. No caso de competir na categoria para moradores, é exigida a apresentação de cópia de comprovante de residência.

    Orquestra Municipal

    Orquestra Municipal de Mangaratiba se apresenta na cidade.
    A Fundação Mário Peixoto realiza mais evento musical na cidade. Desta vez a apresentação será com a Orquestra Municipal de Mangaratiba na Praça Prefeito Sebastião Queiroz de Almeida, Centro (estacionamento), dia 26, às 19h.

    Uma grande tenda e cadeiras garantirão o conforto dos moradores e visitante durante a apresentação da orquestra. A entrada é franca. A FMP (órgão cultural da Prefeitura) já apresentou este ano as bandas de música do 32º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército de Petrópolis e da Sinfônica da Aman.
     
    Fonte: Site da prefeitura

    Não deixe de fazer sua inscrição

    Salve Jorge

    Acordando cedo

    Que tal se aposentar, mudar para uma cidadezinha tranquila para viver no ritmo da natureza? Esse é o sonho que muitos realizaram e escolheram Itacuruçá como destino. No entanto, em algumas ruas da Brasilinha, tornou-se comum o estacionamento noturno de alguns ônibus que fazem o transporte de trabalhadores do porto de Itaguaí e que aqui residem. O grande problema é que, em torno das seis e meia, sete da manhã, começa a movimentação e, não poucas vezes, o motorista deixa o motor ligado vários minutos, fazendo tremer as camas da vizinhança.

    www.itacrio.wordpress.com

    PSB e expresso mangaratiba


    Em ação com conteúdo político, mas também de interesse da cidadania, a Juventude do Partido Socialista Brasileiro, PSB, promoveu, nesse domingo, 22/04, um torneio de futebol, no campo do Figueirão, em Muriqui, para lançar o “Movimento contra os desrespeitos da empresa de ônibus Expresso Mangaratiba”.

    Matéria : Professor lauro

    A propósito


    Há rumores de que a próxima obra “desnecessária” será a derrubada e reconstrução da banca de jornais que fica em frente ao cais turístico.

    Matéria: Professor lauro

    Padronização estética


    A explicação oficial para a troca dos tijolinhos amarelos pelos vermelhos é a de fazer uma padronização visual das ruas e calçadas do município. Assim, todos os quebra-molas passarão a ser vermelhos com faixas centrais brancas; os recuos para estacionamento de veículos em tijolos vermelhos; as calçadas em tijolos cinza com faixas vermelhas e amarelas nos cantos. Já a explicação de um observador, considerando algumas obras desnecessárias já feitas, em andamento ou planejadas, é que o prefeito pretenderia “apagar” todas as possíveis marcas da administração anterior.

    Matéria: Professor lauro

    Festa do 1º de maio

    Pelo jeito, continua a parceria da prefeitura com aquela rádio FM responsável pela Invasão de Praia (de triste memória para os moradores). Para comemorar o dia do trabalho, estão programando shows com o grupo “Pixote” e com o recém lançado cantor “Mumuzinho”, filho do falecido Mussum.

    www.itacrio.wordpress.com

    domingo, 22 de abril de 2012

    Que tal uma torta hoje com café ?

    Igrejas Caça-níqueis

    A justiça condenou o Instituto Adventista a devolver o dízimo de uma ex-empregada. Isso porque o valor era descontado direto do salário dela sob a justificativa de “cumprimento de voto religioso”, que não encontra amparo legal. A decisão é do TRT-10ª Região que determinou a devolução dos descontos feitos nos salários, mesmo diante de um documento assinado pela ex-empregada, onde autorizava o pagamento. O relator do processo, desembargador Brasilino Santos Ramos, considerou ilícitos os descontos porque ao empregador só é permitido descontar do salário, com autorização prévia e por escrito do empregado, pagamentos a planos de assistência médico-odontológica, seguro, previdência privada ou entidade cooperativa, cultural ou recreativo-associativa dos trabalhadores. “O contrato de trabalho e a convicção religiosa não se misturam”, afirmou o relator em seu voto. (Da coluna do Cláudio Humberto)

    www.itacrio.wordpress.com

    Cidadania

    Acreditar na pessoas é o primeiro passo para a realização do ideal de vida em sociedade. Todos conhecemos histórias da honestidade do povo em outros países onde, por exemplo, a pessoa usa uma moeda para pagar pelo jornal e quando o equipamento se abre, retira, apenas, seu exemplar. Muitos diriam que isso nunca daria certo no Brasil. Engano. Em algumas estações do metrô de São Paulo livros são vendidos na base do “pague o quanto você acha que vale”. Veja na foto, tirada sexta-feira 20/04 na estação Sé, do metrô paulistano.

    Matéria: Professor lauro

    A propósito

    Quem sabe a secretaria de promoção social possa organizar esses trabalhadores em cooperativa? Entrar em entendimentos com o DNIT e criar, num terreno às margens da rodovia algo do tipo “parada da cocada de Muriqui”, com boxes limpos e organizados, área de estacionamento, agregando ao produto “cocada” outros como água de coco, caldo de cana, água mineral, etc. Isto sim seria promoção social, e não apenas cestas básicas e bolsa família.

    Matéria: Professor lauro

    Cocadeiras

    A poluição visual às margens da rodovia Rio x Santos, no trecho do município de Mangaratiba não se resume à ausência da visão do mar, por conta do mato alto. Em Muriqui, há uma agressão visual bastante evidente, as toscas barracas dos vendedores de cocadas às margens da rodovia. São, pelo menos, umas cinquenta construções “mambebes” dispostas ao longo da via oferecendo as cocadas (aliás deliciosas) de Muriqui. Será que nenhum gestor municipal se preocupa com a situação social daqueles que tentam sobreviver com a venda das cocadas? Será que, pelo menos, nunca consideraram a possibilidade de (ao menos) padronizar e regularizar as construções improvisadas?

    Matéria: Professor lauro

    Filas para transferência

    Termina, no próximo dia 9 de maio, o prazo para regularização dos títulos eleitorais e de transferência de domicílio ou local de votação para as eleições de outubro próximo. Para quem está “deixando para amanhã”, é bom se apressar, já começa a haver formação de filas no Cartório Eleitoral, no centro de Mangaratiba.

    Matéria: Professor lauro

    Teleinfo

    Afinal, o quê falta para os postos comunitários de acesso à internet, chamados de TeleInfo, começarem a funcionar? O de Muriqui, bem no meio da praça principal do distrito, está com aparência de pronto há mais de dez meses. O de Itacuruçá, no calçadão inaugurado há alguns meses com “pompa e circunstância”, é o único dos novos equipamentos urbanos ali instalados que está fechado.


    sábado, 21 de abril de 2012

    Cirurgias Plásticas

    Mangaratiba realiza as primeiras cirurgias plásticas reparadoras

    De Prefeitura Municipal de Mangaratiba

    Novidade na saúde da cidade conta com equipe de médicos com grande experiência na área
    ...
    Desde sexta-feira, dia 2, o Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB) realiza cirurgias plásticas reparadoras. A secretaria de Saúde da Prefeitura de Mangaratiba oferece o serviço a cada 15 dias - sempre as sextas-feiras – para os moradores da cidade. A novidade garante conforto ao paciente e o serviço fica mais barato para o município, pois não gasta com logística e acompanhamento fora da cidade. O paciente também evita as filas de espera, que geralmente são longas nestes casos de procedimentos cirúrgicos.

    Campeonato de futebol master 2012

    A equipe do Real Mangaratiba estreia neste domingo (22), contra a equipe do Kakareko, no Campeonato de Futebol Master. A partida será realizada no estádio de Itacuruçá, às 9h. Segundo o presidente da equipe, Jorge Vaz, o Real realizou alguns amistosos de preparação visando uma boa participação no campeonato. “Realizamos apenas dois amistosos, que foram muito importantes para a armação da equipe para o campeonato, amistosos que exigiram muito de nossa equipe que se comportou muito bem. Espero que possamos fazer uma boa estreia e sair com os 3 pontos”, ressaltou.
    Ainda segundo o presidente, a equipe, para esse campeonato, tem os retornos do meia Odair, do atacante Valério, dos volantes Totta, Kikito e Dilsinho, além do
    goleiro Luiz Fábio que chegam para reforçar a equipe.
    O Real Mangaratiba depois desse confronto contra o Kakareko enfrenta no dia
    (29), o Muriqui na Praia do Saco às 11 horas.

    Fonte: Jornal Atual