quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Queremos LUZ

A SAGA CONTINUA!!! Calçadão em Itacuruça as ESCURAS. De quem será a culpa agora? Será que vai ser da CEDAE?


Relato: Sr. José carlos simões

A saga continua

Pois é no site da Prefeitura de Mangaratiba www.mangaratiba.rj.gov.br , o Prefeito diz que esse foi o melhor carnaval de Mangaratiba e também esse é um novo conceito em evento e foi de muita paz e ele adorou..
E como vocês podem ver então ele adorou as mortes que teve, adorou a falta de policiamento, adorou a falta da guarda municipal, adorou a falta de organização, adorou a falta de fiscalização fazendária e os ambulantes fazendo o que quer, adorou os carros de som em todo o município tocado funk de apologia as drogas e ao sexo, adorou a falta d´água, adorou a falta da guarda municipal de transito para ordenar o transito na saída dos blocos, adorou as drogas rolando direto...ele adorou tudo isso, menos a população....temos que reverter isso em outubro minha gente, pois se não vamos sofrer mais 4 anos....



Relato: Cientista Dee Jey - Facebook

Resultado da enquete

Promovemos no final do carnaval de itacuruçá uma pequena enquete pra sabermos a opinião de alguns leitores desse blog e a pergunta foi a seguinte: ''Qual foi o balanço geral do carnaval desse ano em itacuruçá ? Tivemos 11 votos ao todo como:

9% - votaram como sendo um carnaval ótimo
18% - Votaram como sendo um carnaval ruim
73% - Votaram como sendo um carnaval péssimo

Ou seja eu queria saber se vamos continuar de braços cruzados ou vamos esperar o próximo governo entrar ? Aí fica a pergunta para os que lêem o nosso blog.


Obrigado a todos.

Pescar em itacuruçá

A pesca embarcada é uma das coisas que todos os seres humanos devem fazer pelo menos uma vez na vida. Isso mesmo: pelo menos uma vez. Para os pescadores já experientes na modalidade, não há nada mais gratificante do que “aquela” fisgada forte e repentina que faz a vara envergar. Depois, a “briga”, de preferência com o peixe “comendo linha”, até ser vencido pela habilidade do pescador e trazido ao barco. Sem esquecer, ao final do dia, aquela gostosa sensação de cansaço feliz, ao mostrar em casa o resultado do dia no mar. Você que gosta e sabe o quanto é bom pescar, venha para itacuruçá os robalos, corvinas, anchovas, pampos, espadas e badejos, entre outras espécies, que povoam nossa baía, esperam suas iscas.

Cedae

Até quando ?

Os fiscais

O que tem feito a assim chamada “Lei Seca” funcionar é a fiscalização permanente do estado, através de seus fiscais. Mais lá atrás, o que fez valer a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança nos automóveis, também foi a fiscalização. Todavia, os agentes só podem agir quando houver lei autorizando ou determinando a conduta, essa a razão da necessidade de, o primeiro passo precisar ser o de fazer constar do código de posturas do município as mudanças que esperamos conseguir. Todavia, isso, apenas, não adianta. Nossa nova, esperada e futura lei precisa “pegar”. Necessitaremos cobrar, do executivo municipal, que os servidores das equipes de fiscalização sejam efetivamente comprometidos com o trabalho; que sejam éticos e que cumpram a legislação de forma absolutamente igual para todos. (amanhã as diferenças entre servidores efetivos e contratados).


Matéria: Professor lauro

A itacuruçá que queremos - O passo seguinte

É costume dizer que, no Brasil, há leis que “pegam” e leis que “não pegam”. Folclore à parte, o que torna uma lei efetiva é a fiscalização do seu cumprimento. A essa fiscalização é dado o nome genérico de “poder de polícia” que no caso das leis municipais, é exercitado, no dia a dia pelos fiscais (fiscal de tributos, fiscal de obras, fiscal de posturas, fiscal do meio ambiente). Assim, para que aquelas mudanças que todos esperamos aconteçam já a partir de 2013, não basta apenas alterar o código de posturas, é preciso que ele seja observado e usado para coibir, de forma efetiva, aquilo que não queremos mais nas nossas ruas.


Matéria: Professor lauro

As manifestações continuam

Amarga brincadeira de um morador de Mangaratiba a respeito do município: “Mangaratiba é a cidade da latinha. Não as latinhas de alumínio que muitos catam para reciclar. É que em Mangaratiba, lá tinha praia boa, lá tinha sossego, lá tinha água, lá tinha segurança, lá tinha governo.”
“A recordação da alegria, não é alegria. A recordação da dor, ainda é dor”.  Mesmo assim, vamos lembrar, para o tempo não nos fazer esquecer, publicando, aqui na página principal, o comentário do leitor Marcos Schweizer.
“Estou estarrecido com tudo que leio sobre o carnaval em Mangaratiba. Como um apaixonado pela cidade e proprietário veranista na praia do Saco, já de outros carnavais descobri que não era possível usufruir deste local nestas temporadas festivas. Desta forma, mantenho minha casa fechada nestes dias, entretanto, nunca imaginei que a desordem chegasse ao que vem sendo relatado, inclusive com tiroteio e mortos. Já sabia ser impossível se banhar no mar de esgoto e sujeira em que se transforma a praia nestes dias festivos (tenho alertado que quando a poluição inviabilizar o uso da praia, Mangaratiba virará uma nova Sepetiba com fuga total de seus veranistas, os quais são grandes contribuintes municipais, pois pagam impostos e quase não usufruem dos serviços públicos). No “reveillon” o confronto de carros funkeiros também ultrapassou todo e qualquer limite tolerável. Já me decidi que no próximo, será melhor ficar em minha residência a comparecer ao “inferno”. A quem interessa esta desordem? Qual é o real retorno que este tipo de turistas moteleiros (chega, desarruma, deixa tudo sujo e vai embora sem qualquer compromisso com o local) interessa? Parece-me que, enquanto Itaguaí, Angra e Paraty se definiram quanto ao que desejam ser, Mangaratiba continuará a ser tão somente “Estacionamento de Ilha Grande” e anexo de Angra, quando citado seus resorts. Muriqui não sei se estou enganado, mas me parece já ter sido abandonado pelos que puderam ir para lugar melhor. Itacuruçá é tão visitada por turistas estrangeiros, inclusive, mas nada oferece que não o embarque para as ilhas, não usufruindo da presença deles no local, já Conceição … bem, este já é pagina virada. Por e-mail, tenho apresentado sugestões construtivas e desenvolvimentistas à administração municipal, mas sequer sei se são lidas. Por ora é como posso colaborar, além de pagar meus impostos.”


Matéria: Professor lauro

As balizas da lei

- O título pode até tirar o sono de um certo vereador, mas não é essa a intenção. O objetivo é deixar claro que, enquanto o cidadão comum pode fazer tudo o que não é proibido pela lei, o servidor público “só pode” fazer o que está previsto em lei.
- Assim trabalha um serviço público eficaz: “A Capitania dos Portos de Itacuruçá informou que já foi instaurado um inquérito administrativo para apurar as causas do acidente com uma lancha que pegou fogo por volta das 13h20, no domingo (26), enquanto abastecia em posto no distrito Conceição de Jacareí, em Mangaratiba.” (fonte Jornal Atual)
- Em todo o Brasil, os diabéticos têm o direito a receber, gratuitamente, insulina para o controle da doença. Em Mangaratiba, o “gratuito” acaba custando R$ 7,00 (sete reais), pelo menos para quem mora em Itacuruçá, Muriqui, Praia do Saco, Serra do Piloto, Conceição de Jacareí. Este é o custo da passagem de ida e volta até o único local onde o medicamento pode ser retirado, em Ibicuí. A propósito, além da rampa bastante inclinada, que precisa ser vencida a pé para chegar ao posto de distribuição, o beneficiado tem de ir pessoalmente buscar o remédio. É bom lembrar que quem tem diabetes do tipo II quase sempre são os idosos.
- Por falar em preço de passagens, há uma linha de ônibus que liga Mangaratiba à Ingaíba (Conceição de Jacareí) que não pertence à Expresso Mangaratiba. O custo da passagem para o percurso de cerca de 20 km é de R$ 4,00 (quatro reais). A surpresa é que o responsável pelo serviço é a SMTM que quer dizer “Secretaria Municipal de Transportes de Mangaratiba”.


Matéria: Professor lauro

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Expresso Mangaratiba

Os moradores do municipio de Mangaratiba (RJ) e usuarios da empresa de transporte publico EXPRESSO, vem através desse manifesto pedir providências aos constantes abusos praticado por essa empresa. Aumento abusivos de passagens, desconforto e constrangimento nos transportes, monopolio, ela é a unica empresa que presta serviço dentro de Mangaratiba ha mais de 40 anos, assim somos obrigados a pagar passagens carissimas e sem nenhum conforto, e constantemente temos acidentes com essa empresa. Por não nos assujeitarmos mais a esses abusos pedimos providencias urgentes aos autoridades competentes. BASTA DE MONOPOLIO E FALTA DE RESPEITO COM O USUARIO.


 

Defesa civil

Defesa Civil de Mangaratiba de casa nova.
A secretaria de Defesa Civil de Mangaratiba está de mudança. O órgão deixará em breve a Praia do Saco e terá sua sede numa casa localizada na Rua Santana, 618, em Muriqui, onde funcionava a antiga creche do distrito. O prédio passou por reformas e adaptações e já está em sua fase final de acabamento. Segundo o secretário Alexsandro Santos Fernandes, o motivo da mudança foi por causa de melhores condições de trabalho tanto na parte operacional quanto na estrutural.
A nova Defesa Civil do município, além de ganhar sede nova, está reestruturada. Virou secretaria e teve a criação dos setores técnico, administrativo e de ensino. “Estamos nos mudando para um local que nos dará mais estrutura para trabalhar. O ambiente será favorável em todos os aspectos. Temos o objetivo de buscar sempre a capacitação do nosso pessoal, e traremos cursos que serão ministrados na nova sala de ensino”, disse o secretário.
Dentre os motivos que levaram à mudança estão os dados estatísticos, que mostravam que a maior parte das ocorrências se concentrava em Itacuruçá e Muriqui, devido à densidade populacional. A logística de socorro também foi pesada, já que o Corpo de Bombeiros também fica localizado na Praia do Saco, ou seja, quando houver empecilhos como engarrafamentos e rodovia interditada, os dois órgãos estarão em locais estratégicos no município. Por fim a parte de alojamento e estrutura interna. O novo espaço fornece condições ideais para o exercício das principais fases do trabalho dos agentes: preventiva, socorro, assistencial e recuperativa. Boa parte das equipes administrativa e técnica já estão em Muriqui, que tem os telefones 2780-4635, 2780-4471 e 2780-4155, disponíveis para a população. Para a mudança definitiva, o secretário aguarda apenas a mudança do número 199 para o imóvel, o que deve acontecer já no início de março.
Hoje o órgão conta com o efetivo de 58 agentes e possui dois veículos terrestres, um furgão e uma caminhonete, e recebeu recentemente um barco para o reforço nas praias. O Grupamento Marítimo, localizado na orla da Praia do Saco, já começou a funcionar. Essa equipe trabalha na fiscalização das praias, vistoria de ilhas. “Fizemos uma reunião com a Capitania dos Portos para saber como poderíamos ajudar, além dos guarda-vidas, que estão desde janeiro nas praias em todos os distritos realizando trabalhos educativos, de salvamento, fiscalização e orientação”, destaca Alexsandro.
O órgão irá implantar em breve o sistema de alerta e alarme na cidade, com envio de mensagem por celular, o SMS. Para isso já começou o cadastramento das pessoas e líderes de comunidades que ficam localizadas em áreas de risco
Outra iniciativa inédita na cidade foi a instalação de pluviômetros (aparelho de meteorologia usado para recolher e medir quantidade de chuva em milímetros, que cai em determinado tempo e local). São 10 aparelhos espalhados por todo o município. Antes o volume de chuvas era medido por estimativa. Agora os dados serão acompanhados e catalogados pela Defesa Civil, 24 horas por dia e repassados simultaneamente para outros órgãos. “Com base nesses dados é que entraremos com o esquema de alerta e toda a logística necessária para evitar maiores acidentes. Nossa maior preocupação é a preservação da vida. Ações simples como o acionamento do alerta podem fazer a diferença”, conclui o secretário.
A Capitania dos Portos de Itacuruçá informou que já foi instaurado um inquérito administrativo para apurar as causas do acidente com uma lancha que pegou fogo por volta das 13h20, no domingo (26), enquanto abastecia em posto no distrito Conceição de Jacareí, em Mangaratiba. Estavam na embarcação, de nome Orion V, o marinheiro, um homem com sua mulher e seu filho. A mulher e a criança sofreram queimaduras e foram encaminhadas para o Posto de Saúde de Conceição de Jacareí, onde receberam os primeiros socorros.
De acordo com a Capitania dos Portos de Itacuruçá, logo após o socorro as vitimas a lancha foi rebocada para um local seguro no mar e por intermédio da embarcação do 10º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), foi realizado o combate ao incêndio, porém a embarcação não resistiu e logo em seguida afundou.
Em nota a Capitania dos Portos de Itacuruçá informou que não houve poluição hídrica e o local em que afundou a embarcação não causa risco à segurança da navegação. A investigação deverá ser concluída em 90 dias. Os nomes dos ocupantes da lancha não foram divulgados.


Matéria e foto: Welington Campos - Jornal atual

Reprodução de trechos da lei Orgânica

“Art. 69 – A iniciativa das Leis complementares e ordinárias cabe a qualquer Vereador, Comissão Permanente da Câmara, ao Prefeito e aos cidadãos, que a exercerão na forma desta Lei Orgânica. Art. 70 – As leis complementares somente serão aprovadas se obtiverem maioria absoluta dos votos dos membros da Câmara Municipal, observados os demais termos de votação das Leis Ordinárias. Parágrafo único – Serão leis complementares dentre outras previstas nesta Lei Orgânica: I – Código Tributário do Município; II – Código de Obras; III – Código de Posturas. Art. 77 – A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara Municipal de Projeto de Lei devidamente articulado e subscrito por, no mínimo, três por cento do total do número de eleitores do Município.”
Considerando que somos cerca de 25.000 eleitores, o patamar para a subscrição de um Projeto de Lei Complementar de iniciativa popular, é o apoio de cerca de oitocentos eleitores. Não parece ser uma mobilização complicada, uma vez que, em todos os distritos, o clamor público em relação ao que aconteceu nessa temporada de verão é intenso. Contudo, considerando se tratar de uma ação de emergência, e que há muitos outros pontos a discutir, o ideal será incluir, nesta proposta, a criação, pela Câmara de Vereadores, de um Grupo de Trabalho, com participação da sociedade civil, para a revisão integral do Código de Posturas do município, trabalho que demandará muito mais tempo. As assinaturas devem ser escritas em abaixo-assinado padrão. O formulário deve ser preenchido com nome, endereço, título de eleitor e assinatura. As listas podem ser organizadas por distritos. Como não são todos que carregam o título de eleitor, advogados recomendam pedir a data de nascimento e filiação. Assim, o número do título pode ser descoberto no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A propósito, a Lei da Ficha Limpa começou assim. Ali acima, na página denominada PROPOSTA (incluída hoje), apresentamos alguns pontos que podem constar das alterações do atual código. As esperadas sugestões dos leitores devem ser postadas lá na mesma página.


Matéria: Professor lauro

O que é possível de imediato

É verdade que não podemos esperar, sob o risco de a temporada de verão 2013 ser ainda pior que a deste ano. Mais ainda, sabendo que o desaparecido secretário de turismo e eventos está programando uma série de “forrós” no meio do ano, em todos os distritos (com cheiro de “invasão de praia”). Nesse sentido, talvez a única alternativa imediata, a primeira possível, seja a de uma MOBILIZAÇÃO POPULAR pela alteração do código de posturas municipais. O atual, em vigor desde 1977, tem 35 anos e foi definido num tempo em que, certamente, o município era bem mais tranquilo. A Lei Orgânica do Município de Mangaratiba prevê a possibilidade da iniciativa popular, para a apreciação, pela Câmara Municipal, de Lei Complementar e, entre essas, está o Código de Posturas.


Matéria: Professor lauro

Uma proposta e seus cuidados

Apesar da nossa ansiedade em ver resolvidos (ao menos em parte) todos esses problemas que afligem o município, de preferência de forma rápida, não podemos nos esquecer daquele ensinamento da “caminhada de mil quilômetros”: ainda estamos no “primeiro passo”. Também não podemos esquecer que, em ano eleitoral, muitos pré-candidatos estão, justamente, à espera (ou à espreita) de ideias para assumirem como “suas propostas de campanha”. Considerando que é sentimento generalizado no município a necessidade de mudar e melhorar urgentemente, esses possíveis aproveitadores enganarão a muitos. Depois de eleitos, será que cumprirão?


Matéria: Professor lauro

Culpas e desculpas

- Parece que o Ministério Público tomou conhecimento da cessão do campo de futebol (espaço público) para que um empresário pudesse ampliar a capacidade de estacionamento de veículos em seu negócio e, desse modo, potencializar seus ganhos. Assuntos assim são considerados, pelo MP, como investigação sobre improbidade administrativa, no caso, envolvendo o prefeito e o vereador Marquinhos da Ilha. Aguardemos os próximos movimentos.
- A propósito, o vereador Marquinhos da Ilha anda visitando todos os bares do distrito em busca da turma que gosta de “futebol com cerveja”, tentando explicar o inexplicável. Não parece estar tendo grande sucesso, já que um dos maiores orgulhos dos que utilizam o campo de futebol de Itacuruçá é, justamente, o gramado bem cuidado, que também foi usado como local para estacionamento de veículos. Segundo o vereador, ele apenas “sugeriu” a cessão, acrescentando que a permissão era comum em outras administrações municipais.
- Como faz falta um Bussunda na vida das cidades. “Fala sério, vereador”. Será que o prefeito cederia o espaço do campo (que já estava comprometido com o bloco do carvão) para o estacionamento de automóveis e barcos, com o propósito de um empresário “faturar” mais no carnaval apenas porque um vereador “sugeriu”? E mais, erros e falhas anteriores justificam a continuação da “bandalha”?


Matéria: Professor lauro

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Lancha pega fogo e deixa feridos em Conceição de Jacareí

Incêndio atingiu embarcação perto de Conceição de Jacareí, em Mangaratiba. Vítimas, uma delas em estado grave, foram levadas para hospital da região.
Uma lancha pegou fogo, na tarde de domingo (26), em Conceição do Jacareí - Mangaratiba, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, deixando mãe e filho feridos, um deles em estado grave. As informações são da Capitania dos Portos.
Três pessoas de uma mesma família estavam a bordo, além do piloto da embarcação. A Capitania dos Portos do Rio informou que abriu inquérito para apurar a causa do incêndio na lancha de 29 pés e a investigação deve ser concluída em 90 dias.
Segundo a capitania, houve uma explosão depois que a embarcação abasteceu e o motor foi ligado. A Capitania dos Portos enviou duas equipes das delegacias de Itacuruçá e Angra dos Reis e o Corpo de Bombeiros também esteve no local para ajudar a controlar o incêndio. A Marinha chegou a pedir apoio a empresas de rebocadores, mas a lancha acabou afundando.
Os feridos foram levados para um hospital da região.


Matéria e foto: Jornal atual

Um exemplo e um mal exemplo

Diz o código de posturas municipais de Florianópolis a respeito da venda de alimentos através de ambulantes que: Os vendedores ambulantes não podem estacionar nos logradouros públicos; devem usar uniforme; manter-se em rigoroso asseio; manter ao abrigo do sol, do pó e dos insetos os gêneros que conduzem; evitar o uso direto das mãos bem como impedir que os compradores o façam na escolha dos artigos; trazer rigorosamente limpos o vasilhame e demais utensílios usados; trazer o recipiente para coleta de detritos, cascas de frutas, papéis, etc. Os vendedores de gêneros alimentícios e assemelhados serão examinados duas vezes por ano, em fevereiro e julho, pelo Departamento de Saúde Pública. No caso de moléstia infecto-contagiosa, a autoridade competente lhe cassará a licença. Enquanto isso, aqui em Itacuruçá, citamos um exemplo (entre mais de vinte). Há mais de vinte dias, essa barraca vende pizzas, panquecas e saladas de fruta nas proximidades do calçadão do Axixá. Terão cumprindo exigências ao menos parecidas com essas de Floripa? (amanhã nossa primeira proposta)


Matéria e foto: Professor lauro

No nosso caso

Qual a situação atual do nosso Código de Posturas? Quem o conhece, além dos fiscais que têm o dever de ofício de conhecer e aplicar? Quem são esses fiscais, servidores efetivos ou contratados? Quem os supervisiona e garante a aplicação (justa) da lei? Um olhar sobre a nossa realidade revela uma porção da cidade produzida na ilegalidade, como, por exemplo, o parcelamento irregular do solo para a construção de quitinetes, ou esses que acabamos de ver alugando casas para o carnaval e colocando, na porta, uma “banquinha” para vender refrigerantes, cervejas, etc., ou ainda, as barracas armadas em pontos fixos, concorrendo com o comércio local. O nosso código de posturas está atualizado? Seu cumprimento é impessoal, como manda a Constituição Federal, ou “depende” de injunções políticas, de “pedidos” ou de “favores”, que serão cobrados mais adiante em eleições futuras? E a atuação dos servidores da fiscalização, está de acordo com as leis e a ética? Ou “rola” aquele jeitinho da propina? Que tratamento tem sido dado às denúncias de corrupção? Quantas sindicâncias administrativas foram abertas por causa dessas denúncias? Quantos servidores foram afastados ou punidos?


Matéria: Professor lauro

O instrumento

Para a maioria daqueles problemas listados na postagem “A Itacuruçá que temos”, o caminho para a solução é o código de posturas municipais. É ele quem regula as medidas de polícia administrativa, de higiene, ordem pública, comércio, indústria, prestadores de serviço, comércio eventual e ambulante. Refere-se às relações com a vizinhança, horários para a coleta de lixo, manutenção do espaço público, utilização e uso das áreas públicas, estética urbana, ruídos urbanos e sossego público, execução de obras em logradouros, higiene das habitações e terrenos, acessibilidade, proteção ambiental, regras e usos das praias, entre outros.


Matéria: Professor lauro

A itacuruçá que queremos II

A ideia que se tem é que os vereadores são meros intermediários entre os pedidos (a maioria interesses pessoais) da população e quem pode atendê-los, o executivo municipal. Alguns (e isso não é privilégio de Mangaratiba) passam todo o mandato apresentando “indicações” ao prefeito para “consertar buracos na rua X”, “para dar o nome de fulano à escola Y”, etc. Esquecem que a função de “fazer”, “executar”, não lhes pertence, mas à Prefeitura. Deixam, assim, de realizar a principal missão para a qual foram eleitos, a ordenação da vida do município.


Matéria: Professor lauro

Fim de fevereiro

O mais curto mês do calendário acabará daqui a três dias. Para muitos de nós, durou uma eternidade. Para quem foi embora, com a intenção de só voltar em novos dias de sol, os problemas que ficam não são deles.
Finalmente a casa está habitada (claro que depois dos engarrafamentos do carnaval). Resta saber qual a função dos guardas municipais no local.


Matéria e foto: Professor lauro

Bom dia itacuruçá

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Começa o ano.





Pra muitos amanhã é que começa o ano, trabalho, aulas, fim de férias, novos pensamentos, novas conquistas, vitórias, novo amor e por aí vaiiiiiiii...

Encontro de motociclistas em Mangaratiba

O primeiro passo

Feita essa escolha inicial, é preciso planejar o como e quando as coisas devem acontecer, e o primeiro passo é a escolha dos nossos governantes municipais e a cobrança permanente de seus compromissos com a população. Daqui a pouco mais de sete meses, teremos eleições para escolher 11 vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito. Alguns pré-candidatos já se movimentam, uns de forma ética, difundindo suas propostas. Outros, com as velhas práticas da “compra de votos” ou do chamado “ilusionismo” político, prometendo aquilo que sabem que não poderão cumprir. De qualquer forma, o poder de mudar, melhorar, ficar como está ou piorar está nas nossas próprias mãos, com o VOTO e, depois do voto, com a consciência de que os eleitos não se tornam “poderosos chefes”, mas “empregados da população”, a quem devem prestar contas de seus atos. (continua amanhã)


Matéria: Professor lauro

O alvo

A Itacuruçá que queremos é uma cidade onde os moradores possam dispor de “qualidade de vida” em todos os aspectos: saúde, segurança, educação, habitação, meio-ambiente, saneamento básico, serviços (públicos e privados) de qualidade. Aí sim, estaremos em condições de nos apresentarmos como polo turístico.


Matéria: Professor lauro

As opções

Se optarmos por ser cidade de apoio à nova legião de trabalhadores do porto de Itaguaí, é preciso pensar meios e modos para que não venham aqui apenas para dormir. Se a escolha é pela valorização do turista que vem para o passeio das “ilhas virgens”, há que desenvolver mecanismos para que participem da vida econômica do distrito e não, apenas, cruzem a distância entre os ônibus e os saveiros. Se a intenção é valorizar o turismo de um dia, é necessário pensar (e repensar) nas vantagens e desvantagens que esse grupo traz ao distrito e promover ações que valorizem a relação custo x benefício e, ao mesmo tempo, reprimir com seriedade e rigor aqueles que pensam no “aqui se pode fazer de tudo e ir embora”. E se queremos todas as alternativas, é preciso haver um planejamento abrangente, capaz de delimitar o espaço para cada um desses segmentos.


Matéria: Professor lauro

Pensando no futuro

O primeiro passo desta longa caminhada é a definição do tipo de cidade que queremos. Seremos cidade-dormitório dos empreendimentos do porto de Itaguaí? Queremos ser destino turístico do tipo “paraíso das ilhas virgens” visitado por turistas que desembarcam diretamente dos ônibus com ar condicionado para os saveiros? Pretendemos nos tornar (sem preconceitos) a “capital do turismo de baixa renda”? Consideramos possível mesclar esses interesses distintos e ainda assim manter uma qualidade de vida adequada? Itaguaí, por exemplo, se assumiu “cidade do porto”, e cresce sem parar. Nossas vizinhas, Angra e Paraty já se definiram há muito tempo. Uma pelo turismo das celebridades. A outra, pelo turismo histórico cultural. Assim, atraem seu tipo preferido de turista durante todo o ano e esses visitantes não se importam em enfrentar longas horas de engarrafamento na Rio x Santos para chegar lá.


Matéria: Professor lauro

A itacuruçá que queremos

Apresentada a lista de problemas sob o tema “A Itacuruçá que temos” (certamente faltando ainda alguns), é muito provável que qualquer observador externo dissesse, sem pestanejar: “Mude-se. Esse lugar é irrecuperável”. Sendo assim, só temos duas opções: ou aceitamos o “conselho” do observador, ou nós mesmos recuperamos a nossa bela e maltratada Itacuruçá.


Matéria: Professor lauro

Notas curtas

- Parte da orla continua sem iluminação. Se fosse responsabilidade da AMPLA (com todos os seus defeitos) já seria assunto resolvido.
- Ainda sobre iluminação pública. Moradores da Brasilinha reclamam que, na avenida Décio Nogueira, foram trocadas três ou quatro lâmpadas antigas pelas amarelas, mas deixaram vários espaços na penumbra da luz branca. Uma moradora pergunta se o IPTU dela vale menos do que o dos demais ou se ela precisará ir ao gabinete do prefeito reclamar? (NR. Se alguém da prefeitura tomar ciência desta nota, recomendamos atender à reclamante. Ela mesma diz que é capaz de fazer um “furduncio” na ante-sala do prefeito.)
- Será que nem as placas provisórias de orientação do trânsito vão ser recolocadas?
- Até quando vai a permissão para as improvisadas “barracas de festa junina” nas ruas?
- A matemática e as opções. A pergunta é simples. Quanto custa uma incubadora neonatal e quanto custa um show do Revelação ou do Tchakabum? Se você fosse um administrador público municipal, qual escolheria? Os shows passaram (e nada acrescentaram) mas, neste momento, há uma grávida de 7 meses precisando ser removida para Itaguaí ou para o Rio de Janeiro porque o hospital de Mangaratiba não tem uma incubadora neonatal.
- A propósito, inconfidência de um motorista de ambulância que esteve lotado no PS de Itacuruçá até há pouco tempo: “Não sou médico, mas quando o caso era grave e me mandavam levar o paciente para Mangaratiba, assim que passava do viaduto eu perguntava ao acompanhante se ele não preferia ir direto para o Rio de Janeiro.”


Matéria: Professor lauro

O futuro

Evidentemente, todos nós temos posições político partidárias. Contudo, como está dito ali do lado nas informações sobre o blog, “Notícias de Itacuruçá” pretende ser um espaço de informação sobre o que acontece no distrito e no município. Até hoje, todos os comentários eram publicados diretamente, assim que postados pelos leitores. Considerando o ano de eleições municipais e que os assuntos relacionados à situação atual do município podem ensejar comentários partidários, ou de candidaturas específicas, a partir de hoje faremos a chamada “moderação”. Não é censura. Os comentários que se referirem diretamente a candidaturas, projetos políticos pessoais, elogios ou críticas, que possam ser classificados como de objetivo eleitoral, não serão publicados. Continuam bem vindos aqueles que sejam ideias e sugestões capazes de melhorar a qualidade de vida no nosso distrito. A propósito, os pré-candidatos (de qualquer partido) podem “copiar” as ideias, desde que sinceramente dispostos a assumi-las como propostas de trabalho e, claro, citando a fonte. Também não há nenhum problema em partir daqui qualquer forma de mobilização política reivindicatória, basta que os leitores interessados se organizem nesse sentido. Se não houver viés político partidário, podem contar com o apoio do blog.


Matéria: Professor lauro

Bom dia itacuruçá

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Paixão que vem de criança.

Plymouth, um clássico da década de 30, com motor de muita potencia e que chama a atenção por onde passa até os dias de hoje.
Um clássico da década de 30, e que chama a atenção quando passa pelas ruas da cidade. Assim é considerado a Plymouth, um carro de época e com características luxuosas. Uma verdadeira raridade nos dias de hoje. Sua fabricação, norte-americana, começou em 7 de julho de 1928 pela Chrysler Corporation e pela Daimler Chrysler que na época entrou no mercado automobilística fabricando carros de baixo custo, para competir com os carros da Chevrolet e Ford.
No final da década de 60 e começo da década de 70, a Plymouth já fabricava carros marcantes para a história automobilística. Com baixa escala de produção, cerca de 38 mil carros em 87 anos, hoje a Plymouth é considerada o top para os amantes de carros antigos.
Em Itaguaí, o ATUAL encontrou um apaixonado pelos modelos automobilísticos que marcaram época, e proprietário de uma Plymouth que conserva todas as características originais. O fã nº01 desse clássico é Amauri de Paula Silva que desde os 12 anos de idade cativa a paixão por carros antigos.
Amauri possui a Plymouth há 2 anos e meio, mas a espera para conseguir essa relíquia foi longa. “Na época, fui em busca de um Opala, mas quando vi a Plymouth foi paixão a primeira vista, mas ela não estava a venda. Voltei pra casa com a promessa que o carro seria meu. Dez anos se passaram, e o proprietário me ligou, dizendo que iria me vender o carro. Vendi um carro que tinha para comprar a Plymouth, mas para minha surpresa, quando cheguei lá, ele fez por um preço simbólico. Quatro mil reais. Cheguei a chorar de emoção”, contou Amauri.
Hoje a Plymouth de Amauri é destaque nos eventos que reúnem carros antigos. A procura também é grande por noivas e debutantes que alugam o carro quando querem chegar em alto estilo na igreja.
Para quem quiser conferir de pertinho essa beldade, ela se encontra todos segundos domingos dos meses em exposição, das 9h as 13h em frente a Prefeitura de Itaguaí e nos terceiros domingos dos meses no Museu do Exército em São Cristóvão, Rio de Janeiro.


Matéria e fotos: Jornal atual - Renata cristina

Hoje termina o horário de verão...

O horário de verão, que começou em 16 de outubro de 2011, termina neste domingo (26). Por causa da mudança, moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal e Bahia, terão que atrasar os relógios em uma hora à meia-noite deste sábado (25). Assim, o sábado terá uma hora a mais.

Folia sem água

O tempo bom levou muita gente procurar as praias da Costa Verde durante o Carnaval. Em Mangaratiba, moradores calculam que mais 100 mil pessoas frequentaram o município durante os quatro dias de folia. Mas, a alegria só foi mesmo para quem curtia as praias e blocos. Os moradores e veranistas de Muriqui, Itacuruçá e Centro reclamaram da falta d’água.

Matéria: Jornal atual

Solução para falta d´água

Um convênio entre a prefeitura e Cedae para melhorar o abastecimento de água e tratamento de esgoto do município foi enviado pelo Executivo para Câmara Municipal, e acabou sendo o tema mais discutido na sessão do dia (15). Após receberem uma cópia do convênio e minuciosamente analisada, os vereadores Gustavo Busse e José Carlos Simões solicitaram a realização de uma audiência pública com representantes da Cedae para mais esclarecimentos sobre o contrato que se assinado, terá validade de 30 anos. Segundo o convênio, serão beneficiados o distrito de Muriqui e o Centro de Mangaratiba.
Para o vereador Gustavo Busse, esse convênio com a Cedae é a oportunidade que hoje a população tem de discutir o problema do abastecimento de água e o tratamento de esgoto, que outros municípios gostariam de ter e não tem. “Fiz um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para discutir os problemas em conjunto com a sociedade civil”, disse o parlamentar ressaltando que no contrato existem vários pontos que deverão ser melhorados. “Não considero hoje que o município tenha capacidade de assumir de imediato o abastecimento de água da cidade, mas também não podemos dá o filé mignon para uma pessoa e roer o osso da costela que vai ser deixado para gente. Ou seja, a gente não pode deixar a Cedae explorar e cobrar todo manancial hídrico que nós temos, e simplesmente manifestar uma intenção de tratar o esgoto somente da sede do município”.
Outra questão levantada pelo vereador José Carlos Simões, foi exclusão do distrito de Itacuruçá no contrato. “Itacuruçá está crescendo numa proporção muito grande e se quer vai receber benefício em relação à água há não ser, uma suposta adutora que já existe. Nesse contrato fica bem claro que o tratamento de esgoto ficará a cargo do município, porém, a Cedae cobra por esse serviço. Então, estamos solicitando uma audiência pública para que a gente depois possa votar num contrato que venha atender realmente a população”, declarou.
O presidente da Câmara, Edison Ramos, também achou viável a realização de uma audiência pública para que a Cedae esclareça a população sobre o convênio. “Agora, nós temos sim, urgência de abastecimento de água na cidade. Sou a favor de chamar um representante da Cedae para que compareça na próxima sessão e esclareça esse convênio para que tenhamos uma solução em prazo menor”, concluiu.


Matéria e foto: Jornal atual

Os serviços

A falta de qualificação profissional obriga comerciantes e empresários a “importar” mão-de-obra de Itaguaí. Não temos agências bancárias, nem posto avançado de atendimento, nem lotéricas; só duas unidades de caixas eletrônicos. O transporte público é ineficiente, caro, irregular, precário, inseguro e com linhas que só atendem aos interesses da empresa, e não aos da população. Os moradores das ilhas não contam com alternativa de transporte público; ou cada um tem seu barquinho, ou paga-se caríssimo pela travessia. Composições, com mais de cento e trinta vagões carregados de minério, cruzam a cidade várias vezes ao dia, em muitos pontos trafegando a meio metro de distância de residências. E, finalmente, é muito mais fácil e prático resolver problemas cotidianos no município vizinho do que na sede do nosso. (amanhã, uma visão geral da Itacuruçá que queremos)

Matéria: Professor lauro

O meio ambiente

Os melhores locais para ir à praia estão nas ilhas e já começam a sentir os efeitos da poluição. Não há nenhuma infraestrutura nas praias das ilhas. Os rios estão degradados pelo lixo e falta de tratamento de esgotos. Boa parte do mangue foi invadida pela especulação imobiliária. A ocupação irregular das encostas é ameaça constante de desastres.


Matéria: Professor lauro

O turismo

Não contamos com nenhuma outra atração turística, fora da temporada, além das belezas naturais. Uma parte importante do distrito e do município, a Marambaia, está amputada do convívio social em função de resquícios autoritários da Marinha. A sinalização de trânsito, de áreas seguras para o banho de mar, ou de orientação turística é inexistente. A água do mar, em toda a extensão da orla, vive imprópria para o banho, já que o esgoto é jogado diretamente no mar, sem tratamento. Não contamos com salva-vidas permanentes. Os passeios e pescarias dos visitantes custam “os olhos da cara”, em negociações que dependem muito da “cara do freguês”. As poucas atividades de esporte e cultura são ocasionais e nem sempre conectadas aos desejos e expectativas da população local. Apesar da exuberância da mata atlântica da região, não há nenhuma atividade de ecoturismo.


Matéria: Professor lauro

A infraestrutura

Temos um posto de saúde que mal e mal atende às necessidades da população residente. Contamos com um comércio local insuficiente (e caro) para a realidade econômica em que vivemos a maior parte do ano. Nossos hotéis e pousadas estão no limite da capacidade de hospedagem, em função dos novos empreendimentos na Costa Verde. No quesito segurança, mesmo em dias frios ou chuvosos, a reclamação quanto ao atendimento imediato às ocorrências é preocupante. Os guardas municipais são ciosos de suas responsabilidades quando a cidade está vazia e simplesmente desaparecem, quando a população triplica. Não há chuveiros, nem banheiros públicos, nem áreas de estacionamento para visitantes. Boas imagens, na recepção de televisão, dependem da instalação de parabólica ou TV a cabo. Em Santa Cruz, a 25 km de distância, a internet chega a dez mbps, aqui, não passamos dos 600 kbps. O fornecimento de energia elétrica melhorou muito nos últimos anos, mas ainda não é confiável. As cachoeiras eternas estão bem ali, mas, basta aumentar o fluxo de pessoas para faltar água. Ter certeza da qualidade da água que bebemos, só comprando garrafões de água mineral. Não há qualquer cuidado específico com a acessibilidade de portadores de necessidades especiais, como calçadas planas e livres.


Matéria: Professor lauro

A itacuruçá que temos

Dizem os mais sábios, que uma caminhada de mil quilômetros começa com um primeiro passo. Ensina a Bíblia, que é tolo o general que vai à batalha sem saber das forças que dispõe. Considerando esses princípios: qual a realidade de Itacuruçá neste início de ano de 2012? Somos cerca de seis mil moradores permanentes e, talvez, mais uns dois mil que poderiam ser classificados como temporários com vínculo permanente (veranistas, donos de barcos no Iate e na Marina, trabalhadores no porto de Itaguaí, etc.). Nos dias “cheios”, a população salta para trinta ou quarenta mil habitantes “flutuantes”. Em sua maioria, chegam e voltam no mesmo dia, oriundos da zona oeste ou da baixada fluminense.


Matéria: Professor lauro

Voltando à rotina

Ontem, 24 de fevereiro, o blog “Notícias de Itacuruçá”, nos 55 dias decorridos deste ano de 2012, ultrapassou o número total de visitas da soma dos anos de 2010 e 2011, com uma média de mais de 500 acessos diários de leitores em busca de informações sobre o que acontece no distrito. Agradecemos, e sabemos que, com isso, nossa responsabilidade aumenta. Afirmamos, a todos os que nos prestigiam, que aqui não se “planta” notícia, nem há espaço para divulgar aquilo que beira a fofoca. Todas as notas são fruto da observação direta ou testemunho ocular do redator do blog, ou são informações oriundas de fontes confiáveis. Assim, passado o carnaval, e considerando que este é ano de eleições municipais, cremos ser hora de começar a pensar na “ITACURUÇÁ QUE TEMOS E A ITACURUÇÁ QUE QUEREMOS”. Esta frase foi inspirada nas observações de vários comentaristas, em especial da leitora Cristina, do Frederico Kede, do José Carlos Simões, da Carla Correia, do Helio Dias. O sentimento de todos eles pode ser resumido na convicção de que quem ama Itacuruçá não pode ficar de braços cruzados. A antiga música já dizia: “Quem sabe, faz a hora, não espera acontecer”.


Matéria: Professor lauro

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Acidente Km 400

Um grande susto levou o motorista de uma carreta que trafegava pela Rodovia Rio-Santos, na altura do Km 400, por volta das 16 horas desta sexta-feira (24), quando ao tentar desviar de um veículo uma das rodas teria travado, fazendo com que ela se chocasse violentamente contra a mureta que divide as pistas, ficando inteiramente destruída. O motorista, que estava sozinho na boléia, não sofreu ferimentos graves, mas mesmo assim recebeu no local cuidados da equipe do Corpo de Bombeiros, que depois o levou para o Hospital Municipal São Francisco Xavier. Homens da Polícia Rodoviária Federal estiveram no local para tentar regularizar o trânsito, já que, como é de costume, um grande engarrafamento se seguiu ao acidente. Veja a cobertura completa na edição impressa do ATUAL, nesta terça-feira (28). Imagem Carlos Roberto.

80 anos de conquistas

Hoje, (24 de fevereiro) é uma data histórica na luta pelos direitos civis das mulheres brasileiras, uma vez que a data marca os 80 anos da conquista do direito de poderem votar.

Não deixe para a ultima hora...Ligue

Passeios

Foto do saveiro ESTRELA DO AMANHÃ IV Passeio em Paraty capacidade para 175 pessoas o maior saveiro da Costa Verde e acomodações de luxo. Abadas já vendas

5º Passeio

5º PASSEIO
em Angra dos Reis no dia 29 de Abril
Valor R$ 150,00
Incluso : Onibus(especial c/ ar), Passeio de SAVEIRO(ESCUNA), nas ilhas de Ilha Grande, bebidas e almoço.
Contato : 9670-7178 ou pelo facebook (subliside)
 

Equem disse que acabou ?

Amanhã, sábado, cinco blocos estarão nas ruas de Muriqui. Lamentamos pela sorte dos moradores do distrito vizinho e já estamos providenciando barreiras na RJ 14 para evitar que algum melian.. ops.. folião, escape e venha parar aqui.


Matéria: Professor lauro

Vale o registro

“Estamos revivendo os tempos áureos do município, resgatando o carnaval de rua e o que é melhor, tudo muito seguro e tranquilo. A população e os turistas estão de parabéns pelo comportamento que apresentaram”. Palavras do prefeito Evandro Capixaba sobre o carnaval, publicada no Diário do Vale. Comparando o discurso com a realidade, parece que ele foi mesmo para Salvador-BA.


Matéria: Professor lauro

Com licença da leila

“A Secretaria de Turismo, treinou muito para nos agraciar com este show de vergonha turística. Durante o ano de 2011, tivemos festas, festas e mais festas…todas simplesmente do mesmo nível do carnaval, mas em pequenas doses e com público menor. Festas, invasões de praia que se encarregaram de transmitir a “boa” nova do turismo de Mangaratiba. Assim, como a boa propaganda alavanca o turismo de qualidade, a má, alavanca o turismo devastador, predatório e deturpado que se intensificou neste ano. Não podemos esquecer que os grandes centros turísticos, tiveram e ainda tem como o maior propagandista, seus frequentadores. E repetindo uma postagem que fiz no facebook, o princípio básico do turismo, é a arte de bem receber. E neste ponto, estamos longe de sermos bons anfitriões… sem infraestrutura, sem que a sociedade esteja plenamente envolvida, sem que regras estejam estabelecidas, sem segurança, sem fiscalizações eficientes e éticas, sem que ao menos tenham um planejamento para o evento, continuaremos a ser um município privilegiado pela natureza que é saqueado e devastado pelo homem.”
Em tempo: Enquanto sofríamos aqui, o secretário de turismo e eventos, junto com o segundo na pasta, o diretor de turismo, estava mesmo na Marquês de Sapucaí, com crachá de área vip e tudo. Repetiram o comportamento do capitão do navio que naufragou há alguns dias na Itália. Enquanto naufragávamos aqui, eles se divertiam num camarote cheio de quitutes. O certo seria o prefeito ligar pra ele e dizer: “VADA A BORDO, CAZZO”. Como não disse, deveria, agora, dizer-lhe em português mesmo: “Está demitido”.(foto do blog da Leila)

Últimos ecos de carnaval

Apesar do regulamento, a prefeitura decidiu dividir o prêmio de animação do Carnamar entre o saveiro “Experimenta”, com 180 foliões e uma traineira com não mais de 40 pessoas. O detalhe é que a traineira era comandada por um vereador do município.
- De uma internauta numa das redes sociais: “Estou revoltada com a falta de respeito da única empresa de ônibus em colocar essas sucatas lotadas para atender a população. Estou revoltada com a prática de retalharem terrenos para construção de kitnets para abrigo de 30 pessoas onde cabem cinco. Estou revoltada em pagar um IPTU caro para ter que conviver com quem vem sujar, quebrar e faltar com respeito à população. O problema não é de governo é de praticas erradas mantidas por eles. SOCORRO!!!”
- Segunda-feira faltou água e luz em Muriqui (a cidade das cachoeiras). Em Itacuruçá, continuamos com o “banho de canequinha”, também conhecido como “banho tcheco”, não por causa do país que deixou de existir, mas pelo barulhinho do tcheco-tcheco.
- Vamos precisar de UPP no município? Vários relatos falam de servidores públicos impondo sua autoridade de fiscalização armados. Quem pode andar armado é policial, e não fiscal.
- “Eita, essa cidade não tem placas de trânsito?” Exclamou um motorista, ao perceber que andava na contramão indo em direção ao Iate e dar de frente com um caminhão de lixo. Cadê a sinalização das ruas? Onde estão os cavaletes de indicação do sentido do fluxo?
Exemplo
O município de Rio Claro, interior de São Paulo contou com 300 policiais (inclusive cavalaria) para garantir a segurança de cerca de 4.000 foliões. (Polícia 24 horas – Rede Bandeirantes de Televisão – 5a feira 22 horas)


Matéria: Professor lauro

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Segurança em todos os sentidos

Meus pais me ensinaram a amar Mangaratiba, e a cidade vem sendo dizimada a cada verão! Concordo com tudo que o Sr. Carlos Ferreira postou e ainda completo: Aonde estava a fiscalização da Guarda Costeira nas praias. Cheguei aqui no final do Carnaval, e o que vi foi absurdo. Num momento onde a sociedade é chamada a refletir sobre os perigos das embarcações. Jet-skis desfilavam ao bel prazer na Orla da praia da Ribeira, Junqueira e não tinham a menor preocupação com a distância determinada por lei! Cadê a fiscalização ? Um banhista ainda chamou a atenção de uma pessoa que pilotava um dos Jet Skis e teve que ouvir, tá reclamando porque é pobre...Não, não somos pobres, somos CIDADÃOS, querendo apenas que nossos DIREITOS sejam garantidos e resguardados...Vamos esperar que uma criança morra atropelada por um Jet Ski  como em Bertioga.. aí depois vamos aceitar o assassino vir a público dizer: "Desculpa foi sem querer"...Acorda povo, este ano tem eleição... SEGURANÇA EM TODOS OS SENTIDOS..!!!
 
Relato: Sra. verônica Braz moradora de mangaratiba

Depoimento

Carnaval 2012 - Os distritos
Depoimentos: Conceição de Jacareí - Sheyla Saad - a Linda cigana de Mangaratiba

Que isso meu que isso....
Moradores de conceição de jacareí indignados com o carnaval deste ano:

* Muito funk proibidão ( pornô) dia e noite em carros com a tampa da mala levantada para fazer o pancadão ficar bem alto.

* Falta de autoridade ( Não de pessoal e sim de autoridade) ao receberem as denúncias diziam: Não adianta a gente pede para parar e eles recomeçam quando viramos as costas.

Porém graças a Deus apareceram 3 anjos: Duas agentes municipais que em seus plantões conseguiam 
segurar um pouco a patifaria do povo e um senhor com um cargo na prefeitura que conseguia tirar
os carros do calçadão com o apoio das duas agentes.

Fazer o que? escutar palavrões e descrição de uma trepadinha básica, o dia todo e bem alto em nossos ouvidos.

Ahhhh Afinal para que ter palanque oficial e para que gastar dinheiro pagando músicos se não
 podemos ouvir .???? Os carros dos Funkeiros não deixam você ouvir outra coisa a não ser
 pornografia e principalmente sobre as mulheres.

 E a ampla???? Aqui faltou luz todos os dias, a falta de ontem (Domingo levou quase 24 horas).
Ahhhh Coitadinho do meu frezzer, meus camarões, meus peixes, vão para o lixo. E quem paga o meu prejuízo?

ÉÉÉÉÉÉ está difícil...
Bem , pode ser também que eu seja muito radical, ou que está minha visão seja surreal afinal
 já fui abduzida e depois disto surtei. VERDADE !!!!!!

Já estou acreditando...
1- QUE AS AUTORIDADES ESTÃO CERTAS EM SEREM TÃO POUCO ATUANTES
2- QUE OS FUKS SÃO A OITAVA MARAVILHA DO MUNDO
3- QUE A DESORDEM QUE AQUI REINA É A MELHOR FORMA DE SE VIVER.....
4- QUE FAZER XIXI NA RUA É UM PADRÃO EXCELENTE DE EDUCAÇÃO PARA O NOSSO POVO.
5- QUE CARGOS PÚBLICOS SÃO PARA TER ESTATUS, UM DINHEIRINHO NO FINAL DO MÊS E QUE SERVEM PARA ALIMENTAR O EGO DE PESSOAS SEM GRANDES APTIDÕES PARA TRABALHAR.

A DESCULPA DE QUE É CARNAVAL NÃO JUSTIFICA.

O ÚLTIMO A SAIR DE CONCEIÇÃO DE JACAREÍ POR FAVOR NÃO ESQUEÇA DE APAGAR A LUZ. ATÉ PORQUE A AMPLA VAI DEIXAR MESMO TODOS SEM LUZ.

 Depoimentos: Praia do Saco

Foram vários comentários no facebook, lamentando principalmente a morte de um rapaz.
Comentaram muito sobre o mundo de gente espalhada, brigando e a venda de mercadorias sem fiscalização alguma. Bebidas consumidas por menores e muito coma alcoólico, necesitando de ambulâncias a todo instante.

Depoimentos: Itacuruçá
Sugiro darem uma olhada no blog Notícias de Itacuruçá

Em Muriqui, repetiu-se toda a desordem dos demais distritos, com pancadaria e invasão da cabine da Guarda Municipal, onde o quebra quebra foi geral.
De Segunda para Terça, os tiros rolaram na orla. De tal maneira que as pessoas corriam feito loucas com crianças no colo, outros caindo e sendo pisoteados. Alguns buscavam abrigo nas portarias dos edifícios.

O mijódromo em frente ao palanque armado, bem em frente ao quiosque do secretário de turismo, fedia dia e noite....ali mesmo eram vendidas as drogas, as bebidas e o maldito funk rolava de tal forma a afastar qualquer possibilidade de caminhar por ali.

O engarrafamento na orla durou horas nos dois primeiros dias. Somente na Segunda-feira tiveram a feliz ideia de proibir a passagem de carros pela cancela, porém os "turistas" que estavam dormindo em seus carros e os que já tinham dominado a área, embalaram com seus sons as noites de Muriqui.

Segunda-feira, ficamos sem água e luz.

Infelizmente não publicarão as mazelas, não nos informarão quantos atendimentos ocorreram, não saberemos quantas ocorrências policiais foram realizadas, nunca saberemos quantos enriqueceram com esta desordem, nunca saberemos se eles tem vergonha na cara....
 

Estamos em outro planeta.

MATÉRIA PUBLICADA PELO JORNAL ATUAL SOBRE O CARNAVAL.
A entrada do Túnel de Muriqui apresentou fluxo intenso na tarde de ontem (22), no sentido Rio de Janeiro, devido ao estreitamento da pista dupla. Muitos motoristas resolveram voltar para casa mais cedo para evitar congestionamento no trânsito que é típico após um feriado prolongado como o de Carnaval. Mesmo com algumas pessoas antecipando a saída da região da Costa Verde, as praias permaneciam lotadas por volta das 14h, quando a temperatura máxima marcava 35ºC, segundo o Clima Tempo.
Nas praias de Muriqui e Praia Grande, por exemplo, muitos banhistas disputavam espaço nas areias e se refrescavam no mar, como fez a família de Lidiane Rodrigues de Cosmos – Campo Grande. “Estamos aproveitando mais um pouquinho do sol, até o trânsito normalizar”, diz à moça que veio para região passar o Carnaval na Praia Grande em Mangaratiba.
Já os parentes de Anderson de Paula, que tem casa na região, pretendem estender a permanência até a madrugada de hoje (23) à noite, para usufruírem mais dos últimos dias de folga. “O tempo colaborou bastante e o Carnaval da cidade é sempre muito bom”, diz Anderson, que é de Madureira, e que se refugia na Praia Grande junto a sua parentela todo final de semana. “O ano começa mesmo na próxima segunda-feira (27), então vamos emendar e curtir ao máximo”, diz o empresário.

PARECE QUE NÓS PASSAMOS O CARNAVAL EM OUTRO MUNDO, OU ELES QUE PASSARAM?

Só o que se fala na cidade hoje...

Ufa, em fim A PAZ, ainda estamos vendo uma filinha aqui (jornal) e outra ali (padaria e mercado) mais nada comparado com o CARNIBAL (mistura de carnaval com canibal) de Mangaratiba, hoje fui comprar jornal e o papo era esse. “meu Desu nunca vi tamanha desordem em Itacuruça'', drogas, brigas, orgias, funk e até tiros, o Município esta totalmente sem comando, foi um horror esse carnaval, ano que vem vou fechar a minha casa e alugar uma na região serrana.” Mais uma familia de bem que vai abandonar o nosso Municpio por causa dos DURISTAS que o Prefeito e o Secretario de turismo chamam de turista.''


Relato: Sr. José carlos simões - vereador

Cadê o secretário de turismo aí genteeeee...

O maior propagandista do turismo é o boca a boca dos que frequentam o ano inteiro nossa cidade. A secretaria de turismo se preparou para este tipo de acontecimento ? visto que fizeram festas e mais festas com péssima qualidade, invasões de praia desordenadas e tantos outros eventos que atraiu os "turistas" que tem como padrão de lazer estes eventos. Se encontram desorganização, se encontram vale tudo, terra de ninguém, só podem se comportar da maneira como foi este carnaval. Amigos, sem infraestrutura, sem planejamento, sem dedicação e qualificação, só poderia dar nisto.


Relato: Sra. Leila castro

Que governo é esse...

Faço minhas as palavras de Douglas Carriço.
Venho por intermédio dessa nota expressar minha insatisfação absoluta com o carnaval em nossa cidade, apesar da tentativa de revitalizar o carnaval no centro da cidade, que não ocorria a anos, essa iniciativa foi frustada por figurões boicotando blocos, cortando carros de som entre outros problemas.
Mas como não bastasse isso, tivemos o pouco caso da cedae com Mangaratiba, onde passamos o carnaval inteiro, e até o momento que escrevo essa nota, sem água, como um carnaval pode ocorrer sem água, principalmente numa época de calor extremo?
A polícia voltou de greve, menos em Mangaratiba! Pois só foram vistos policiais de plantão no ultimo dia, o que gerou mortes, cujo um corpo ainda permanecia atrás do clube náutico enquanto a festa ocorria.
Falta de organização de transito, a Praia do Saco cada ano se torna mais caótica, com a permissão de entrada de carros durante a festa de rua, transformando a festa em um baile funk insuportável e intransitável, não está em pauta meu gosto musical, e sim uma questão de bom senso, pois lá existem familias que querem levar seus filhos para passear.
Se continuar nesse ritimo, Mangaratiba vai continuar sendo taxada de estacionamento para Ilha Grande e nada mais... O carnaval aqui esse ano podia ter sido bom, se não fosse esse falso moralismo e essa falta de organização que tomou conta.
E complemento: Nunca vi em Mangaratiba tanto despreparo em organizar um carnaval como vi neste ano. Fiquei sabendo através de um guarda municipal do trânsito, que até na quinta feira 17, ainda não tinha qualquer tipo de planejamento para o trânsito. Segurança ? A população foi abandonada a própria sorte, com um morto na Praia do Saco e 2 baleados, sem contar o tanto de gente fumando maconha e cheirando cocaína de noite na praia. Ah ! Quem foi o IDIOTA que resolveu colocar todos os banheiros químicos juntos próximo ao palco ? A areia da praia virou um grande mictório a céu aberto, já que os banheiro estavam distantes da maioria da população. CARNAVAL EM MANGARATIBA, UMA VERDADEIRA BADERNA.

Relato: Sr. Carlos ferreira morador de mangaratiba

Cedae na berlinda




Absurdo


Um absurdo nos dias atuais esse tipo de coisa acontecer com pessoas que pagam seus impostos em dia, vamos tomar providências para que isso não venha a acontecer mais.


Matéria: Sr. José carlos simões - vereador

Tranquilidade

Não sou moradora de itacuruçá, mais conheço a cidade desde 2010 e foi amor a primeira vista, amo essa tranquilidade da cidade, aqui podemos desfrutar o canto de um pássaro, podemos desfrutar de alguns minutos de paz, o encanto do MRS cruzando pela cidade, todas as vezes que fui na cidade sempre fui muito bem recebida, as pessoas são simples de um coração acolhedor.

Desejo que essa tranquilidade impere por todo ano, os ultimos acontecimentos ''invasão de praia'' e o ''carnaval'' terão que ser revisto pelos governantes, NÃO é admissível que moradores fiquem preços dentro de casa, enquanto os vandalos destroem a cidade, precisamos combater esse tipo de absurdo.

Queremos nossa cidade assim TRANQUILA.

De volta para o futuro

Enquanto as cobranças ao governo municipal se multiplicam, por conta do abandono do distrito no período de carnaval, já que o prefeito anda sumido, o secretário de turismo foi visto na Marquês de Sapucaí, e que não se tem notícia do Sub-prefeito Nicolau, nem do Supervisor de Trânsito João Luiz, a Deputada Estadual Andréia Busatto foi lembrada (e aplaudida) pelo menos em dois momentos da folia: no Carnamar e no Bloco do Carvão.


Matéria: Professor lauro

A César o que é de César

Uma olhadinha no retrovisor sempre é importante. Qual a grande diferença entre o assustador carnaval 2012 no município e o de 2011? Ambos foram comandados pela mesma administração Capixaba, é verdade. A diferença é que o do ano passado aconteceu uma semana depois da posse da atual administração, após a eleição suplementar ocorrida em fevereiro. A conclusão lógica e inquestionável é que o carnaval 2011 foi totalmente preparado pela equipe do então prefeito interino, vereador Edison Ramos. Já o deste ano…..


Matéria: Professor lauro

Ampliando a visão - notas

- Ao que parece, não foi apenas em Itacuruçá que o carnaval viveu momentos de descalabro total. Há informações que, na Praia do Saco, em Mangaratiba, dois morreram e um, baleado, foi levado ao hospital, em consequência de troca de tiros entre foliões.
- Uma briga generalizada redundou na invasão e destruição total da cabine da Guarda Municipal, em Muriqui.
- Os tiros disparados na praça da estação de Itacuruçá, ao que parece, foram causados pelo desentendimento entre guardas municipais e um folião que, agredido pelos GM’s, sacou uma pistola e descarregou para o ar. Segundo consta, o atirador era um policial.
- Um jovem de cerca de dezenove anos, morreu atropelado pelo trem de minério, na altura do Axixá. As informações dizem que ele estava embriagado e tentando se pendurar no cargueiro. De nada adiantou a campanha preventiva da MRS-Logística, dias antes do carnaval, nem os insistentes e desesperados apitos dos maquinistas a cada passagem das composições.
- Perfeito, o trabalho realizado pela Marinha na supervisão do Carnamar. Desde os embarques, às dez da manhã, até o desembarque do último folião, no fim da tarde, todos os saveiros, escunas, lanchas e iates de recreio foram acompanhados pelas equipes de fiscalização da Capitania dos Portos, por mar e pelo ar.
- O espaço (público) de apoio ao turista, na ponte de embarque da praça da igreja também foi cedido para um empreendimento comercial. Os turistas não puderam usar os banheiros, mas podiam comprar acarajés.
- Até o início da noite da quarta-feira de cinzas, os ônibus da Expresso Mangaratiba continuavam fazendo seu ponto final nas proximidades do condomínio Solar de Itacuruçá (fazendinha). Os ônibus da viação Costa Verde e as Vans já voltaram a seus roteiros normais. Quem teve de andar a pé, carregando as “tralhas” da família, foi obrigado a fazer o mesmo percurso, de quase dois quilômetros, na volta do feriado. Cadê o Sr. João Luiz, supervisor de trânsito?
- Frase dita por uma moradora de Itacuruçá que resume o sentimento da população local nessa quarta-feira de cinzas: “Sobrevivemos”.
- Frase de um leitor do blog: “O inferno teve endereço nesse carnaval”.
- Comentário de um morador não muito adepto do carnaval e que teve de passar quatro dias trancado em casa: “Sempre sonhei em me aposentar e morar em Itacuruçá. Depois de vinte anos como veranista, me aposentei no ano passado e mudei pra cá. Mas, depois da “invasão de praia” e desse carnaval descontrolado, acho que vou vender minha casa e procurar outro lugar ”.
Novos jogadores?


Excelente matéria: Professor lauro

Itacuruçá fede

Finalmente, nessa quarta-feira de cinzas, Itacuruçá foi devolvida a seus moradores permanentes. Os vendedores ambulantes desmancharam suas barracas. A turma do “isopor” voltou para suas casas lá na baixada e na zona oeste. Aqueles que pensam que todos adoram funk, desligaram seus “trio elétricos” montados em automóveis. Pelo que diz a previsão do tempo para os próximos dias, claro que ainda haverá um ou outro final de semana de “casa cheia”, mas, certamente, nenhum capaz de superar os descalabros do verão 2012. Nossas ruas, literalmente, fedem, a xixi. O pessoal da limpeza pública sua em bicas, para remover todo o lixo acumulado. Vários moradores tentam ajudar, varrendo as calçadas. Quem não tem cisterna, nem poço artesiano, espera que a redução de habitantes traga de volta a água às suas torneiras. Mas, vamos sobreviver a essa catastrófica “temporada de verão”, onde o governo local simplesmente desapareceu. A propósito, cabe repetir a promessa feita pelo secretário de turismo dias antes do carnaval, publicada na imprensa (e registrada aqui no blog na ocasião). “A secretaria de Turismo e Eventos anunciou que 73 blocos carnavalescos estarão nas ruas do município neste carnaval. Segundo o órgão, foram realizados diversos encontros com cada uma das agremiações, com o objetivo de evitar transtornos nas principais vias e ruas da cidade e que a prefeitura vai atender aos foliões com camisas, segurança, carro de som e apoio de agentes de trânsito e que serão instalados banheiros químicos nas ruas onde ocorrerão os desfiles”. ALGUÉM VIU ISSO ???????


Matéria e fotos: Professor lauro

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Eleições em outubro vamos mudar isso.


Moro em Campo Grande e nunca havia entrado em Itacuruçá, esse ano decidi passar o carnaval na casa de amigos aí na Ilha...Mas não aguentei ficar até o final, na noite de domingo retornei para casa, pois a falta de água, a aglomeração de... pessoas, os carros empurrando por goela abaixo o pior tipo de música possível "FUNK", com um nível de me assustar, imagino o quanto vcs moradores não sofrem nessa época, os mijões mal-educados fazendo uso das calçadas para resolverem suas necessidades, pessoas usando palavras de baixo calão sem o menor problema ao seu lado, sinceramente é de nos deixar pasmos...Pelo visto nem choque de ordem resolveria a situação...Na verdade eles deveriam construir uma entrada com portões e guarita e delimitar a quantidade de carros e pedestres que não fossem moradores da Ilha, para tentar evitar que essa invasão se repetisse.
Relato: Sra. Claudia teixeira veio passar o carnaval em itacuruçá pela primeira vez e não aguentou foi embora.

Ilha de itacuruçá

Mais um CARNAVAL se foi graças a Deus, a Ilha de Itacuruçá foi invadida, sem uma infraestrutura para suportar tanta gente seus moradores foram castigados sem dó, tivemos 4 dias de pura seca, sem uma gota de água se quer, e a venda de terrenos continua, construção de loteamentos a todo vapor, a cara de pau é saneamento básico e água em abundância, nossa que loucura.
NÃO TEMOS ÁGUA, NÃO TEMOS SANEAMENTO BÁSICO, NÃO TEMOS INFRAESTRUTURA, NÃO AGUENTAMOS MAIS ESSA DESTRUIÇÃO EM NOSSA ILHA, MATA SENDO DEVASTADA, CADE, NOSSOS REPRESENTANTES PRA RESOLVEREM ESSES EMPASSES. NÃO DA MAIS PRA CONSTUIR CASA NESSE LUGAR, A ILHA ESTA CONDENADA A ACABAR.


Relato: Facebook ''Ilha de itacuruçá''

Unidos da tijuca é a grande campeã do carnaval 2012.

A Unidos da Tijuca repete o feito de 2010 e se consagra a grande campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro desse Carnaval. Penúltima escola a atravessar o sambódromo no segundo dia de desfiles, a azul, amarela e branca da zona norte carioca emocionou o público com seu enredo O dia em que toda realeza desembarcou na avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão. O presidente da escola, Fernando Horta, disse que foram compradas 5.000 caixas de cerveja para comemorar o título na quadra da escola. A escola venceu com 299,9, uma diferença de dois décimos da segunda colocada, a acadêmicos Salgueiro. Em terceiro lugar ficou a Vila Isabel, que era a favorita, com quatro décimos de diferença da campeã.

Pior carnaval de todos os tempos

Houve um baleado na segunda na praia do saco e dois baleados e mortos no centro, em itacuruçá tiros todo dia, na praia do saco não havia guarda municipal e nem policiamento pois haviam carros com som estridentes tocando funk o dia e noite na orla,também na praia do saco o diretor de eventos sr. badeco lalau tirou o palco de frente do ciep e colocou na boca da barra pois cobrou R$ 150,00 por dia aos comerciantes de lá para colocar o palco lá e mais a orla quase toda escura, perdi a conta de tanta briga que saiu, não tinha nenhuma fiscalização fazendária e bilhões de ambulantes em todo o município e a cidade ficou entregue aos turistas vândalos, os blocos não havia guarda para ordenar o transito, só na praia do saco 12 carros roubados e em muriqui 10 em itacuruçá 5 carros ( fonte delegacia) ...aonde vamos parar...votem no capixaba de novo, pois vão sofrer mais 4 anos...e agora os secretários vão fazer o relatório do carnaval dizendo que tudo ocorreu uma beleza.. enquanto nós sofriamos aqui o prefeito estava viajando...o secretário de turismo estava ma marquez de sapucaí.


Relato: Sr. josé carlos simões - morador de itacuruçá e vereador

A Indignação de uma moradora.

E pra fechar com chave de ouro, está começando um belo temporal pra lavar a cidade imunda deste cheiro de mijo e amônia que tá por todos os muros, postes e paredes da cidade. Já que aqui não existe, como no RIO, um caminhão pipa que lave toda a cidade após os eventos realizados, pelo menos a natureza se encarrega disso.

Relato: Sra. Fatima Cristina (Fatinha) - Moradora de itacuruçá

O que se fala hoje na cidade de itacuruçá

Obrigado Senhor por ter sobrevivido eu e minha familia a esse bando de animais que lotaram, sujaram, invadiram, mijaram, emporcalharam, e desrespeitaram leis, regras e bons costumes. Realmente o Iraque da Costa Verde é aqui. Espero que em 2013 as autoridades tomem serias providencias quanto a segurança, a lotação na cidade, aos estacionamentos em qualquer lugar, ao bloco do carvão que terá que sair com cordão de isolamento igual aos trios em Salvador e principalmente a CEDAE que todo ano é essa sacanagem de faltar água. Eu adoro carnaval, vou morrer gostando, mas essa invasão imunda na cidade eu odeio. A cidade é de todos, mas o respeito tem que prevalecer, esses carros que tocam funk o dia inteiro, alto e não tem ninguém pra tomar providência. CADÊ A SEGURANÇA, A LIMPEZA, O TRÂNSITO, FISCALIZAÇÃO FAZENDARIA, CHOQUE DE ORDEM E POLICIAMENTO? Aqui é terra de ninguém por isso que não respeitam. Se não temos quem zele por nós, lembrem-se: as eleições estão chegando, não jogue seu voto na latrina.


Relato: Fatima critina (Fatinha) moradora de itacuruçá

Hoje em itacuruçá

Hoje a cidade de itacuruçá tudo volta ao normal graças a Deus.


Foto: Sr. josé carlos simões

Fim de carnaval

Bom acabou o carnaval e agora sim o ano começa para a maioria dos brasileiros, que daqui pra frente seja bem melhor para todos nos, dizem que 2012 é o ANO, então vamos fazer com que ele seja próspero.
Um pouquinho de música ao nossos ouvidos pra levantar o astral dos que passaram esse carnaval trancados em casa com medo dos vandalos.

Mais castigo

Na terça-feira de carnaval, o trânsito fluiu razoavelmente bem nas ruas de Itacuruçá. E por quê não retornaram o ponto final dos ônibus para a rua Cecília, ao lado do colégio? Será falta de comando? De competência? Ou simples descaso com as pessoas que precisam de transporte coletivo? Cadê o Prefeito? Cadê o Nicolau? Cadê o supervisor de trânsito? A infindável “procissão” de famílias atravessando a Brasilinha em direção ao ponto final dos ônibus lá na entrada do condomínio, carregando filhos e pertences, é inadmissível.


Matéria e fotos: Professor lauro

Bom dia itacuruçá

Choque de ''ORDEM'' UM SUCESSO
... Ontem a noite teve uma confusão causada pelo choque de ordem em itacuruça que ocasionou vários tumultos inclusive um tiroteio intenso ao agredir um suposto pm a paisana , O paisana atirou com intenção de matar porem no meio do tumulto não acertou ninguém , o pior de tudo é que o mesmo esta rodado todos os distritos desdas 00;00 com um Citroen C4 Pallas Preto sem placa e rodados todos os postos da guarda municipal com uma pistola na cintura e ameaçando a seguranças dos mesmo. E ai ''Comandante" o que vc vai fazer pra resolver esse pepino ? Provavelmente o que tem feito né, modulando o radio de dentro de casa que e mais seguro ...., não saindo em ronda .... não aparecendo na delegacia nas ocorrências..... Muito bem parabéns bato palma para seus ''subordinados'' pois aceitar ordens absurdas que vc da , saber de tudo isso que relatei aqui e os caras continuar te seguindo sinceramente vc está de parabéns


Relato: Sr. josé carlos simões